ETAR Ciências da Natureza 8º ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Advertisements

PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Curso sobre Pós-tratamento de Efluentes Anaeróbios
SISTEMAS DE TRATAMENTO
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Saneamento Básico Aula 5
Chuvas Ácidas Ciências da Natureza 8.º Ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
A Água na Terra Geologia 10.º Ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Centrais Hidroelétricas Física 10.º Ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
A água, o ar, as rochas e o solo A distribuição da água e o seu ciclo Ciências da Natureza 5º Ano A Água na Escola Portuguesa.
Poluição e Degradação de Recursos Biologia 12.º Ano A Água na Escola Portuguesa.
Energias Renováveis 3º ciclo A Água na Escola Portuguesa.
Água da torneira? Sim! Água na Escola Portuguesa.
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO (FACET) Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente Professor: Kleber de oliveira Fernandes.
Tratamento de águas residuais Geografia 9º ano A Água na Escola Portuguesa.
A Á GUA  Ciclo da água  A Água na Natureza  A Água e os seres vivos  Tipos  Purificação  Contaminação  Conservação.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15
O que é uma composteira?.
Saneamento Básico Aula 9
Saneamento Básico Revisão das Aulas 6 à 10
Poluição dos solos na Área metropolitana do Porto
1 ECOLOGIA E DS.
Produção de Energia a partir de Resíduos Sólidos
A Água na Escola Portuguesa
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Ciências da Natureza 5º Ano
Poluição no Ar e Poluição do Solo
POLUIÇãO DA ÁGUA.
Esgotos Planeta Água: poluição
Fatores do ambiente e Ciclo da água
ESTADO ACTUAL E PERFIL DE SAÍDA NA ÁREA DAS ENGENHARIAS
INTRODUÇÃO / OBJETIVOS
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências da Natureza 8º ano
Extração Líquido-Líquido
Península Ibérica Principais Rios
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º MAT2110 Cálculo I para Química (6T)
Estação de Tratamento de água Prof. Arilson Prata.
Correção das atividades
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
Ciências da Natureza 8.º ano
Energias alternativas: Regulação do Biogás e Biometano
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
NÍVEIS DE TRATAMENTO DE ESGOTO Docente: Ricardo Teixeira Setembro, 2010 INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA Campus Colorado do Oeste.
Tratamento de Resíduos- ZEA 0966
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Ciclos Biogeoquímicos Carlota Ribeiro; Carlota Fernandes; Inês Rocha; Joana Sousa 8ºA.
Arquitetura Sustentável
Arquitetura Sustentável
Água e Esgoto “Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento.
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
Conceitos básicos da ecologia
Poluição da água.
Transferência de energia
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
Ecologia.
Adaptação de um método de extração de alumínio, Aℓ, na forma de óxido de alumínio, Aℓ2O3, de lodo de Estação de Tratamento de Água – ETA – e avaliação.
BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL -DIGESTÃO ANAERÓBIA- JANAÍNA BRUM, PATRICIA COSTA 23 DE JUNHO DE 2016.
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
Transferência de energia
“ É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde”
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Disciplina : Engenharia de Rec. Hídricos Professor : Tarciso Cabral da Silva Aluna : Isabel de Araújo Meneses PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL.
ESTUDOS PRELIMINARES 1- CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS GERADOS EM BITURUNA – PR   2- BALANÇO DE MASSA E REINTEGRAÇÃO AMBIENTAL.
Transcrição da apresentação:

ETAR Ciências da Natureza 8º ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema

O que é uma ETAR? ETAR é uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (esgotos) provenientes de atividades urbanas, industriais e agrícolas, incluindo as águas lixiviantes geradas nos aterros. 2 cna Figura 1 - ETAR de Vilamoura (Fonte:

Processo Depois de utilizarmos a água no nosso dia a dia para diversas atividades (exemplo: cozinhar, limpar, tomar banho, etc.) a mesma transforma-se em água residual e necessita de ser tratada para poder ser reutilizada. A ETAR tem como principal função receber e tratar as águas residuais, de forma a serem devolvidas ao meio ambiente, em condições ambientalmente seguras. 3 cna

Processo O tratamento de águas residuais inclui processos: 4 cna Físicos Operações físicas de filtração de partículas sólidas Químicos Utilização de produtos químicos Biológicos Utilização de microrganismos Sabias que… … o tratamento mecânico e físico- químico remove 35% dos poluentes existentes na água. Já o tratamento biológico remove entre 80% a 90% dos restantes poluentes.

Etapas de tratamento A ETAR pode integrar quatro fases de tratamento: Após este tratamento a água deve apresentar uma qualidade compatível com as Diretivas Comunitárias e, posteriormente poderá ser reutilizada. No entanto, geralmente, a água é lançada nos rios e nos mares em condições ambientalmente seguras. 5 cna Tratamento Preliminar Nesta fase as águas residuais, produzidas pela população ou pelas indústrias que chegam à ETAR são filtradas e separados os resíduos de maior dimensão. Tratamento Primário De seguida, as águas residuais passam pela Decantação Primária, onde as partículas sólidas em suspensão são eliminadas por ação da gravidade. Tratamento Secundário Verifica-se o Tratamento Biológico, com bactérias que digerem a matéria orgânica existente. A seguir ocorre a Decantação Secundária, que permite o depósito das lamas resultantes da ação das bactérias. Tratamento Terciário Nesta etapa, as águas residuais são submetidas a uma desinfeção e remoção de nutrientes. Removem-se as bactérias, os sólidos em suspensão, os nutrientes em excesso e os compostos tóxicos específicos, tornando-as mais puras.

Etapas de tratamento 6 cna Figura 2 – Funcionamento de uma ETAR (Fonte: Águas Publicas do Alentejo)

Etapas de tratamento 7 cna Sabias que… … existem ETARs que não procedem ao tratamento terciário, visto o efluente já apresentar qualidade suficiente para ser descarregado no meio ambiente, após o tratamento biológico.

Exercício 8 cna Faz a legenda das diferentes fases de tratamento existentes numa ETAR. Figura 3 – Esquema do funcionamento de uma ETAR (Fonte:

As informações presentes neste documento tiveram como base o Manual de Ciências da Natureza de 8.º Ano: Antunes, C., Bispo, M., Guindeira, P. “Descobrir a terra” Ciências da Natureza do 8º ano. Areal Editores, Lisboa. Todas as informações de outra autoria encontram-se devidamente identificadas. 9 cna