Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
Advertisements

Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
Metas DIAS DE FEIRA +300 EVENTOS DE CAPACITAÇÃO +20 MIL VAGAS OFERTADAS 17 MIL VISITANTES DURANTE TODO O EVENTO +100 TEMAS DIFERENTES.
Fundação Social do Trabalho FUNSAT. MISSÃO Promover geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda, melhorando a distribuição de riquezas e contribuindo.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
Visões de Desenvolvimento para o Brasil e Amazônia: apontamentos para discussão Prof. Mário Vasconcellos Sobrinho.
Agências de Fomento Não podem captar depósitos à vista (não tem correntistas) São instituições estaduais com fins específicos. São Sociedades Anônimas.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Turismo Rural nos Municípios Brasileiros Turismo e a sua distribuição Rural Distribuição de Municípios Turísticos com Predominância Rural por Região.
GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
Projeto de Extensão Unisul
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Roteiro Integrado: Rota das Emoções
Obstáculos Baixa Competitividade Concorrência Predatória Alto Custo de Formalização Alta Mortalidade Empreendorismo por Necessidade Elevada Informalidade.
BDMG Atualizado em 28/06/2017.
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
CIDADES INTELIGENTES E IOT
Diretor Regional: Gustavo Oliveira
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
Rio Grande, 05 de novembro de 2014
Projeto Cadeia de Valor da Construção Civil
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Cooperativa: uma plataforma para o Brasil
Porquê Reflexão sobre Género e Qualidade no Ensino Superior?
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
Estratégia Mercadológica
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
INÍCIO DO MOVIMENTO EMPRESÁRIO SUPERMERCADISTA PARTICIPANTE DA COMUNIDADE FORÇA DE TRABALHO NO PROJETO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Economia forte por um Brasil melhor
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
O QUE É O PEDAGOGO.
MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL PIB EM CARMO “ Elevar o Risco na tentativa de chamar a atenção das pessoas para a Fé em Cristo” “ Repensar como treinamos pessoas.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Territórios da Cidadania
Financiamento para projetos de eficiência energética: o papel das agências de fomento.
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DO PARANÁ Áreas de atuação
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
Realizar Formação Continuada
CREDIBAHIA Seminário Microcrédito na Bahia: Ações e Perspectivas.
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Proposta de Constituição de um Fundo Interamericano de Fomento ao Trabalho Decente Referência a experiência européia de constituição de um Fundo Social.
ÁREA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS “AVEIRO NORTE”
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Seminário – Judicialização da Saúde
Transcrição da apresentação:

Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae

Problema TEMAS ESTRUTURANTES Lei Geral Estadual da Micro e Pequena Empresa Estrutura de Apoio e Governança Fórum Estadual da Micro e da Pequena Empresa Desburocratização e Orientação Tratamento Tributário e Fiscal Microempreendedor Individual Compras Governamentais Crédito e Fomento Inovação e Assistência Técnica Encadeamento Produtivo e Desenvolvimento Regional Educação Empreendedora e Profissional Acesso a mercados Promover a competitividade sistêmica, criando ambiência através do poder público para geração de oportunidades de negócios, trabalho e renda devido a uma estratégia o desenvolvimento das diversas regiões e territórios sul-mato- grossenses sendo o foco o aumento da competitividade e o potencial dinamizador que os pequenos negócios podem transbordar para as economias locais.

Como este eixo foi trabalhado e contribuiu para o êxito da iniciativa? Consultorias Capacitações Acesso a Mercados PROPEQ Adensa COMPETIVIDADE EMPRESARIAL ROTA DO DESENVOLVIMENTO COMPETIVIDADE ESTRUTURAL COMPETIVIDADE SISTÊMICA

Evento PROPEQ – Junho de 2015 Rota do Desenvolvimento Região Pantanal – março de 2016 Rota do Desenvolviment o Região Sudeste julho de 2015 Rodada de Negócios – PROPEQ Adensa em Três Lagoas – agosto de 2016 Assinatura do Convênio – PROPEQ Adensa – julho de 2016 Mapas de Oportunidades e Lei Geral nos Municípios do MS

Quais foram os parceiros envolvidos e qual foi o papel de cada um? É inédito no MS a implementação de uma política pública específica para os pequenos negócios Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEMADE Sistema S

Como a prática pode ser incorporada e contribuir para a atuação do SEBRAE? Ambiência para os micro e pequenas empresas no Estado; Pequenos negócios tornando-os presentes e prioritários no plano de governo do Estado; Reconhecimento da necessidade de se buscar alternativas que induzam de forma consistente e permanente o processo de crescimento da economia estadual, criando-se assim, condições para se reduzir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as diversas regiões do Estado e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Quais os ensinamentos que o Sistema pode tirar da experiência? A estratégia foi realizada a partir da carteira de projetos de políticas públicas; Para cada projeto, há uma relação dos potenciais parceiros para colaborar com a execução das ações propostas; O Governo do MS entendeu que os Pequenos Negócios podem se tornar importantes instrumentos de promoção do desenvolvimento; Os pequenos negócios podem se constituir em motores dinâmicos das economias locais, especialmente as de regiões menos favorecidas social e economicamente, tornando-se fontes de geração de oportunidades de emprego e renda. Promover o aumento da competitividade dos pequenos negócios torna-se uma alternativa para a redução das desigualdades socioeconômicas presentes nas diversas regiões do Estado ao permitir que ocorra um processo gradual mas que gera transbordamentos positivos significativos de inclusão produtiva.

Obrigada! Maristela de Oliveira França Diretora Superintendente em exercício Sebrae MS (67)