Poema Poema é um texto que expressa sentimentos ou suas impressões sobre o mundo, o poeta cria imagens, atribuindo novos sentidos para as palavras. Revela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes
Advertisements

LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Enda Carmem.
O texto poético.
Texto Poético.
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
Elementos Estruturais da Poesia
O texto literário: O texto poético
O TEXTO POÉTICO.
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
Métrica – é a quantidade de sílabas poéticas.
Texto poético.
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
O gênero lírico.
O fazer literário Prosa e poesia.
LITERATURA Capítulo 4.
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
DIZ-ME, ANTÓNIO.
TEXTO POÉTICO Algumas noções
8º C – COLÉGIO MARIA MONTESSORI Prof. JAILSON DANTAS
O TEXTO POÉTICO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Jéssica Gravino.
LITERATURA. VERSO – PROSA PROSA FORÇA DO HÁBITO Um dia o meu cavalo voltará sozinho e, assumindo sem querer a minha própria imagem e semelhança, virá.
Professor Marcel Matias
Agrupamento Gil Vicente Português
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
HUMANISMO.
Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
REVISÃO DE CONTEÚDOS 8as séries. PROSA E POESIA a- Prosa: as linhas ocupam toda a extensão horizontal da página, excetuando as margens convencionais.
Unicamp MARCAPASSO NATURAL  Uma alternativa menos invasiva pode substituir o implante do marcapasso eletrônico [...]. Cientistas do Hospital John.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
Conjunções Coordenativas, Subordinativas e locuções conjuntivas.
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
Profa Giovana Uggioni Silveira
Síntese da unidade 4.
Endechas a Bárbara.
gênero textual _ poesia
Texto Lírico – Poesia.
Ensino Médio GRAMÁTICA E TEXTO Figuras de linguagem Aula 2.
Outros recursos da linguagem Barroca
O mundo sitiado: a poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial
Atividades com bases de sistemas de numeração
Noções de versificação
O Texto PoÉtICO.
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
ISABEL GUERRA SÉRIE ARTE/REFLEXÃO TEXTOS: Mulheres Famosas
POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Classificação das estrofes
FENG SHUI.
Agrupamento de Escolas de Santo André Escola Básica da Quinta da Lomba Disciplina de Português Apresentação do poema “Maria Lisboa” de David Mourão Ferreira.
Tem tudo a ver A poesia tem tudo a ver com tua dor e alegrias, com as cores, as formas, os cheiros, os sabores e a música do mundo.
Gêneros Lírico ou Poético
Prof.ª Simone – ARTE – 9.º Ano
Tipos de texto Banda Desenhada.
FENG SHUI.
Função Poética Exercícios e um exemplo atual.
LITERATURA.
Luís Vaz de Camões Poeta.
Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;
26 Tipos de figuras de linguagem. Figuras de linguagem são palavras que criam novos significados para um texto, dando mais expressividade a ele.
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
Prof.a Karla Christine Leite Machado
Transcrição da apresentação:

Poema Poema é um texto que expressa sentimentos ou suas impressões sobre o mundo, o poeta cria imagens, atribuindo novos sentidos para as palavras. Revela emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes; explora a sonoridade e o ritmo das palavras; pode apresentar rimas; frequentemente emprega imagens e explora impressões sensoriais.

Figuras de Linguagem Uma das figuras de linguagem com as quais se criam imagens é a comparação. Ela aproxima, de forma subjetiva, dois elementos de universos diferentes. Na comparação, há sempre um termo que estabelece a relação entre as palavras comparadas, e o mais frequente é como. Existem outros, por exemplo: tão quanto, assim como, tão como, além dos verbos parecer, sugerir.

A metáfora é outra figura de linguagem destinada a criar imagens poéticas. Ela consiste no emprego de uma palavra ou expressão com sentido e em contexto não usuais, em razão de uma semelhança observada entre a palavra empregada e aquela a que se relaciona. Assim, por exemplo, os olhos de uma pessoa podem ser equiparados a esmeraldas em função de um traço que lhes é comum: verde brilhante. Dessa forma, pode dizer “ seus olhos são duas esmeraldas”

A metonímia também é uma figura utilizada na elaboração de imagens poéticas. Veja alguns exemplos: Tomar parte pelo todo: Ex. A mulher procurava um teto para seus filhos. Tomar o autor pela obra: Ex. Gosto de ler Monteiro Lobato. Tomar o concreto pelo abstrato: Ex. As histórias infantis estão cheias de madrastas sem coração. Etc...

A rima poética não se baseia exclusivamente na correspondência exata dos sons finais de dois ou mais versos. A musicalidade de um poema, também, se dá pela coincidência entre a última vogal tônica ou entre as últimas vogais. São os exemplos de assonância. Exemplo: telepáticas, cálidas, hereditária, inválida

Verso: é uma sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica, corresponde em geral a uma linha do poema. Estrofe: é um agrupamento de versos.

Stalingrado. Poema de Drummond Depois de Madri e de Londres, ainda há grandes cidades! O mundo não acabou, pois que entre as ruínas outros homens surgem, a face negra de pó e de pólvora, e o hálito selvagem da liberdade dilata os seus peitos, Stalingrado, seus peitos que estalam e caem, enquanto outros, vingadores, se elevam. A poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais. Os telegramas de Moscou repetem Homero. Mas Homero é velho. Os telegramas cantam um mundo novo que nós, na escuridão, ignorávamos. Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída, na paz de tuas ruas mortas mas não conformadas, no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas, na tua fria vontade de resistir.[...]

Veja como se chamam as estrofes, de acordo com o número de versos que apresentam: d í stico: dois versos; terceto: três versos; quadra ou quarteto: quatro versos; quintilha: cinco versos; sexteto ou sextilha: seis versos; sé tima ou septilha: sete versos; oitava: oito versos; nona: nove versos; d é cima: dez versos.

Ritmo Ao ouvirmos uma melodia, percebemos que ela foi composta em determinado ritmo. Um poema também tem ritmo, que lhe é dado pela alternância de sílabas acentuadas e não acentuadas, isto é, sílabas que apresentam maior ou menor intensidade quando pronunciadas. Ex: Mercado de peixe, mercado da aurora: Cantigas, apelos, pregões e risadas

Rima A rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora de palavras no final dos versos (rima externa) e, às vezes, no interior de versos (rima interna). Ex: Que dança que não se dança? Que trança não se destrança? O grito que voou mais alto Foi um grito de criança. Observe que nesse trecho do poema de Mário Quintana, há rima no final de versos(externa) e rima no interior dos versos (interna).

As rimas externa classificam-se como interpoladas, alternadas e emparelhadas, segundo sua organização em esquemas ABBA (interpoladas), ABAB(alternadas) e AABB (emparelhadas). Ex: Aquilo que ouso (A) Não é o que quero (B) Eu quero o repouso (A) Do que não espero. (B) (Trecho de Obra po é tica de, Vin í cius de Morais)

A voz do poema A voz que fala num poema nem sempre é a do poeta. Assim, chamamos de eu lírico ( ou eu poético ou sujeito) ao ser abstrato cuja voz fala no poema. Esse ser abstrato tanto pode consistir em uma invenção do poeta quanto representar o poeta, sendo a expressão do que ele pensa ou sente. Professora Cíntia