Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Advertisements

CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Abordagens metodológicas em pesquisas de Administração Gilberto de Andrade Martins, 1997.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Avaliação Longitudinal das Consequências Sócio-Ambientais do Acidente da Cataguases Papel sobre duas Comunidades de Pescadores no Vale Inferior do Rio.
IV Simpósio Nacional de Gerenciamento de Cidades
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
UM ESTUDO SOBRE AS VIAS DE ITUIUTABA-MG Fausto Amador Alves Neto
Marcos Antonio do Carmo Mestrando, UNINOVE, Brasil  
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Desenvolvimento sustentável via ecoturismo desportivo
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
(título) TEMPLATE DE APRESENTAÇÃO ORAL NO CICLO CIENTÍFICO
Programa de Orientação, Disciplinar de Esporte e Recreação – PODER
FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E ENGENHARIA– FEBRACE
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
USOS PORTUÁRIOS OU CORRELATOS NA ÁREA URBANA DE PARANAGUÁ-PR
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Prof. Dr. Everson Araujo Nauroski – UNINTER
Cronograma de execução:
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
IV Simpósio Nacional de Gerenciamento de Cidades
Informações importantes
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
Educação Ambiental frente à Reforma do Ensino Médio no Brasil
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS LABORAIS NA UFC
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO.
CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BÁSICAS
MINICURSO DE PRODUÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS UTILIZANDO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Título do Trabalho (Book Antiqua 66) Universidade Estadual Paulista – UNESP/IBILCE Autor ( ) Book Antiqua 50 Docente Responsável Introdução Resultados.
Orientador: Mario Cesar dos Santos de Carvalho
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Disciplina CAF Revisão Sistemática e Meta–Análise em Atividade Física, Lazer e Esporte Nome do(a) Apresentador(a): Referência Bibliográfica: Número.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS Tópicos em Biologia Integrantes: -Paloma Capato -Sérgio Augusto -Milton Costa Profª Cristina de Oliveira Maia.
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
Grupos isolados que pesquisam EaD
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
24 de Fevereiro de 2018 Vila Velha - ES
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Camila Floro e Silva¹ Etiene Nunes Ferreira². Adriana C. Omena Santos³
Estudo sobre a Avenida Minas Gerais em Ituiutaba (MG)
COLEGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Badminton na UFS
Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio.
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
COLEGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
Força em Rede: Rede de Comunicação Online para Pacientes Oncológicos
ADICIONAR TÍTULO EIXO: COLOQUE A ÁREA TEMÁTICA DO SEU TRABALHO
Ciências Naturais – 8.º ano
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Zilma do Pilar Silvério Fonseca
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) Fábio Reis Venceslau Aluno especial do PPGEP, UFU/FACIP Carlos Roberto Loboda Docente do PPGEP, UFU/FACIP. O PARQUE DO GOIABAL: LAZER, ESPORTE, EDUCAÇÃO E POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NA CIDADE DE ITUIUTABA-MG

O lazer é uma forma de elevar a qualidade de vida das pessoas, aliviar o stress diário, e contribuir para a saúde física e mental. Assim, dentre outras formas, parques urbanos são equipamentos que contribuem ou deveriam contribuir para essas atividades.

A recreação aparece como o modo de ocupar os momentos de lazer, este que já consta da Declaração Universal dos Direitos Humanos desde 1948: ‘Artigo XXIV - Todo homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas. (NUCCI, 2008, p. 36).

OBJETIVOS O presente trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de implantação de atividades esportivas praticadas como forma de recreação e lazer no Parque do Goiabal, além da possibilidade de desenvolvimento do Ecoturismo, bem como a prática da Educação Ambiental.

ÁREA DE PESQUISA

Parque Municipal do Goiabal Silva (2015)

METODOLOGIA - Revisão Bibliográfica (Parques urbanos, ecoturismo e esportes na natureza, como: corrida de orientação, arborismo e trilhas ecológicas, além de Educação Ambiental); - Trabalho de Campo (através do qual foram feitos registros fotográficos e análises na estrutura do local)

Resultados

Guzzo (1999) Tais áreas possuem funções como: estéticas, ecológicas e sociais. Em nossa abordagem tratamos diretamente da última dessas funções, considerando o potencial do Parque do Goiabal para o lazer da população. Embora, temos claro que as áreas verdes precisam ser pensadas a partir da articulação de suas funções.

Corrida de Orientação Função Social: lazer, interação de estudantes e esportistas com a natureza Silva (2015)

Possibilidade do Arborismo Função Social: lazer, esportistas, e contemplação natural Silva (2015)

Arborismo orismo_5.jpg

Trilhas Ecológicas Função Social e Ecológica: lazer, contemplação natural (fauna e flora), refúgio Silva (2015)

Considerações Finais

- O parque tem plenas condições de implantar atividades voltadas a natureza como: a Corrida de Orientação, as Trilhas Ecológicas e o Arborismo, aliados a Educação Ambiental. - Elaboração de um Plano de Manejo - Quanto ao Ecoturismo, todas as atividades citadas, podem se enquadrar como oferta aos futuros turistas, visto que o parque traz as características inerentes a este tipo de turismo como as atividades praticadas na natureza, assim, cabe aos órgãos específicos buscar as alternativas necessárias para que o parque se torne parte integrante de um Ecoturismo.

Referências  Corrida de Orientação. Disponível em:. Acesso em 15 maio  COSTA, Rildo Aparecido. Análise biogeográfica do parque municipal do goiabal em Ituiutaba-MG. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n.33, v.1, p.68-83, Jan./Jul  GUZZO, P. Estudos dos espaços livres de uso público e da cobertura vegetal em área urbana da cidade de Ribeirão Preto-SP, com detalhamento da cobertura vegetal e áreas verdes públicas de dois setores urbanos f. Dissertação (mestrado em Geociências) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro,  LOBODA, C. R.; DE ANGELIS, B. L. D. Áreas verdes públicas urbanas: conceitos, usos e funções. In: Ambiência, v. 1, n. 1, p  NUCCI, João Carlos. Qualidade ambiental e adensamento urbano: um estudo de ecologia e planejamento da paisagem aplicado ao distrito de Santa Cecília (MSP). Curitiba: O Autor, 2008, p. 36.

Agradecimentos: