Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Tradução e Diferença Cristina Carneiro Rodrigues
Mario Raul de Moraes Andrade
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
Modernismo no Brasil *Marco de uma nova visão artístico-filosófica do século XX, a partir da Semana da Arte Moderna de 1922; *1922 – Fundação do Partido.
SEMANA DE ARTE MODERNA.
Como surgiu o Modernismo?
Oswald de Andrade.
Modernismo no Brasil.
MODERNISMO – 1ª Fase ( ) Literatura Brasileira - Profª Graziani França.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
Luiza Monteiro.
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
Semana de Arte Moderna Objetivo: Combater a arte tradicional.
Leitura e seus segredos I
Primeira Geração do Modernismo
ABAPORU (1928) Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Modernismos – 1ª Fase ( ) “LEITOR: ESTÁ FUNDADO O DESVAIRISMO.” (Mário de Andrade)
FUTURISMO MOVIMENTOS DA VANGUARDA EUROPÉIA EXPRESSIONISMO CUBISMO
MARIO DE ANDRADE • Foi um dos principais responsáveis pela Semana de Arte Moderna. • Dedicou-se ao estudo de literatura, música, artes plástica e folclore.
1ª fase (1922 – 1930): Geração de 22 – destruidora &Heroica
A SEMANA DE ARTE MODERNA
Pré-Modernismo.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
13, 15 e 17 de Fevereiro MODERNISMO NO BRASIL 13, 15 e 17 de Fevereiro
MODERNISMO B R A S I L PRIMEIRA GERAÇÃO.
Língua Portuguesa MODERNISMO Características
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
Movimento Antropofágico
Movimento Antropofágico Alunos: Bruno Trentini Tiago Belletti Filipe Belletti Alessandro Crupsacky Turma T61.
Aulas Multimídias – Santa Cecília – 2º. ano Profº André Araújo.
 Prof. Florêncio Caldas.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Semana da Arte Moderna  1900 a 1920 caldeirão cultural (Realismo-Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Vanguardas)  Vanguardas: Ruptura.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
CONTEXTO HISTÓRICO Com o desgaste da politica do café com leite, que caracterizou a Primeira Republica, os conflitos gerados pelas insurreições militares,
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
Primeira Fase Modernista e Semana de Arte Moderna
FUTURISMO MOVIMENTOS DA VANGUARDA EUROPÉIA EXPRESSIONISMO CUBISMO
Modernismo no Brasil FEVEREIRO DE 1922.
Pré-modernismo 1900 até 1920.
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio A língua, seus signos e a gramática
Aula 01 Português Professor: Ulisses Coelho
ESTÉTICA TRAJETÓRIA NACIONAL.
ANTOLOGIA : Paulo Leminski
O que foi? Onde aconteceu?
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: Sthefanie Aparecida.
A Missão Francesa no Brasil
humor, brevidade e crítica
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
Modernismo no Brasil.
A Realização da Semana de Arte Moderna.. “Pela primeira vez na cidade de São Paulo as conversas no salões, nos cafés e nos jornais deixaram de girar em.
DISCIPLINA: LITERATURA CONTEÚDO: TEXTO LITERÁRIO EXERCÍCIOS PROF: HILDALENE PINHEIRO TEMA GERADOR: PAZ NA ESCOLA DATA: 26/02/2018.
LITERATURA – LINGUAGEM
A Semana da Arte Moderna
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
O QUE FOI A SEMANA DE ARTE MODERNA? Manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal em São Paulo durante os dias 11 a 18 de fevereiro de.
Notícia ANGÉLICA AMÂNCIO.
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Modernismo no Brasil. Contexto Histórico - Fim da escravidão (1888) Brasil República: - Política do café-com-leite ( ) Imigração Industrialização.
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo

Modernismo Semana de arte moderna e a 1ª geração

Contexto histórico Surto de industrialização e transformação das principais cidades Aumento no número de imigrantes Fortalecimento dos barões do café com a chamada política do “Café-com-leite”. Surgimento do movimento operário, as primeiras greves em São Paulo e os ideais anarquistas Integralismo Tenentismo Revolução de 1930

Acontece em São Paulo com a participação de artistas paulistas e cariocas. Conferência de Abertura de Graça Aranha. Reuniu a manifestação não só de literatura modernistas como as artes em geral: pintura, escultura, música etc. É a reunião de várias tendências de renovação que visavam combater a arte tradicional e que já ocorriam antes de 22. Aproxima diversos artistas modernistas que estavam dispersos e permite que esses formem grupos que seguiram aprofundado a arte moderna.

Caráter anárquico e destruidor: Rompimento com todas as estruturas do passado. Nacionalismo moderno e original: Volta às origens Pesquisas de fontes quinhentistas Busca por uma língua brasileira Paródias Valorização do verdadeiro índio Nacionalismo crítico x Nacionalismo ufanista Revistas e Manifestos que trariam as bases para a produção literária deste primeiro momento

 Manifesto da Poesia Pau-Brasil:. Comandado por Oswald, defendia a criação de uma poesia de exportação. Literatura que faz uma revisão crítica da história brasileira e divulga aceitação cultural. Tecnicamente, previa a criação da língua brasileira. “A língua sem arcaísmos (...) Como falamos. Como somos.”  Verde Amarelismo e Anta: Reação ao nacionalismo de Oswald. Defende o nacionalismo ufanista inclinando-se para o nazi-fascismo. Tomam como símbolos a Anta e o índio Tupi.  Antropafagia: Criado por Tarsila, Oswald e Raul Bopp, é o mais radical dos movimentos. É uma nova etapa do Pau-Brasil. Propõe a assimilação dos valores – o que há de bom – e o vômito do que não convém. “ Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. (...) Tupi, or not tupi that is the question.(…) Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.”

Autores principais Oswald de Andrade Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Me dá um cigarro

Manuel Bandeira Poema Tirado de uma Notícia de Jornal João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

Mario de Andrade Prefácio Interessantíssimo Leitor: Está fundado o Desvairismo. Este prefácio, apesar de interessante, inútil. (...) Um pouco de teoria? Acredito que o lirismo, nascido no subconsciente, acrisolado num pensamento claro ou confuso, cria frases que são versos inteiros, sem prejuízo de medir tantas sílabas, com acentuação determinada. (...) Belo da arte: arbitrário, convencional, transitório - questão de moda. Belo da natureza: imutável, objetivo, natural - tem a eternidade que a natureza tiver. Arte não consegue reproduzir a natureza, nem este é seu fim. (...) E está acabada a escola poética "Desvairismo". Próximo livro fundarei outra. E não quero discípulos. Em arte: escola=imbecilidade de muitos para vaidade dum só.