Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
Foi o marco da modernidade e da renovação da linguagem; Apresentou novas idéias e conceitos artísticos: Poesia através de declamação, música através de concerto, e artes plásticas através de telas, esculturas e maquetes com desenhos arrojados e modernos. Semana da Arte Moderna
Origens Ocorreu em um período de turbulências políticas, sociais e econômicas e culturais; Não foi bem aceita e nem entendida quando passada;
MODERNISMO Antropofagia – Tarsila do Amaral
Modernismo Surgiu a partir da Semana da Arte Moderna; Era dividido em três fases: 1ª fase – 1922 a ª fase – 1930 a ª fase – 1945 a 1960(?)
Referências Históricas O burguês era comportado e tranquilo e contando seu lucro, capitalismo monetário; Industrialização e Neocolonialismo; Greves e turbulências sociais; 1ª Guerra Mundial e Revolução Russa;
1ª Fase (1922 – 1930) Tentava definir e marcar posições; Um mês depois da “SAM” a política vivia dois momentos importantes: a eleição presidencial e o congresso para a fundação do Partido Comunista; Fase mais radical por precisar romper de vez os laços com o passado.
Busca do moderno, original e polêmico; Nacionalismo crítico, ou seja, consciente de denúncia da realidade e identificado politicamente pelas esquerdas; Nacionalismo Ufanista, ou seja, utópico, exagerado, identificado com as correntes de extrema direita; 1ª Fase - Características
Volta ás origens e valorização do índio verdadeiramente brasileira; “língua brasileira”, falada pelo povo nas ruas; Paródias, tentativa de repensar a história e a literatura brasileiras 1ª Fase - Características
Mário de Andrade (1893 – 1945) Oswald de Andrade ( ) Manuel Bandeira (1886 – 1968) Cassiano Ricardo (1895 – 1974) Guilherme de Almeida (1890 – 1969) 1ª Fase - Autores
Revista Klaxon – Mensário da Arte Moderna (1922 – 1923) Manifesto da Poesia Pau Brasil (1924 – 1925) A Revista (1925 – 1926) Verde-Amarelismo (1926 – 1929) Manifesto Regionalismo de 1926 Revista Antropofagia (1928 – 1929) E outros 1ª Fase – Manifestos e Revistas
2ª Fase (1930 – 1945) Período rico da produção poética e da prosa; Poesia prossegue a tarefa de purificação de meios e formas iniciadas antes
Repensar a história nacional com ironia e humor; Verso livre e poesia sintética: “Stop A vida parou Ou foi o automóvel?” Carlos Drummond 2ª Fase - Características
Questionavam mais a realidade e a si mesmo como indivíduos; Tentavam interpretar o “Estar-no-mundo” e seu papel de poeta; Literatura mais construtiva e mais politizada; 2ª Fase - Características
Corrente mais voltada para o espiritualismo e o intimismo; Aprofundamento das relações e consciência da fragilidade do eu com o mundo; Perspectiva única para enfrentar os tempos difíceis é a união, as soluções coletivas. 2ª Fase - Características
Carlos Drummond de Andrade ( ) Murilo Mendes ( ) Jorge de Lima ( ) Vinícius de Moraes ( ) Cecília Meireles ( ) 2ª Fase – Autores Poesia
Rachel de Queiroz ( ) José Lins do Rego ( ) Graciliano Ramos ( ) Jorge Amado ( ) Érico Veríssimo ( ) 2ª Fase – Autores Prosa
Macunaíma – Mário de Andrade; Memórias Sentimentais de João Miramar – Oswald de Andrade; Capitães da Areia – Jorge Amado; Dona Flor e Seus Dois Maridos – Jorge Amado. 2ª Fase – Obras
Passa por modificações; Poesia, prosa e contos procuram uma literatura intimista; Regionalismo mais sertanejo; 3ª Fase ( ?)
Fim da 2ª Guerra Mundial; Início da era atômica (Hiroxima e Nagasaki); Fim da Era Vargas. 3ª Fase ( ?)
Guimarães Rosa ( ) Clarice Lispector ( ) João Cabral de Melo Neto ( ) 3ª Fase - Autores
Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa; A Hora da Estrela – Clarice Lispector; Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto. 3ª Fase - Obras
Prof. Altair Aguilar Prof. Altair Aguilar