Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã - um processo de inspiração catecumenal.

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Transcrição da apresentação:

Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã - um processo de inspiração catecumenal

Outros documentos importantes Catequese Renovada Diretório Nacional de Catequese Evangelii Gaudium Evangelii Nuntiandi

Jesus, catequista e centro da catequese. Aí podemos destacar a ação de Jesus Com os pobres Com os pecadores Com os enfermos Com as mulheres Com as crianças Com os adversários

Devemos observar também Jesus e os milagres, que adquirem significado somente em relação à sua missão e à explicitação do mistério da sua pessoa. São sinais da proximidade do Reino.

Outros gestos de Jesus mostram que A salvação não vem pela Lei, mas pela fé em Jesus e seu projeto. A salvação culmina na experiência de relação com a Trindade.

O núcleo da catequese é educação e maturação da fé em Jesus Ela se faz com: Anúncio de Jesus Oração e ação sacramental Serviço aos necessitados Comunhão com Deus e com os irmãos Testemunho

Catecumenato ontem e hoje Começou no fim do século II. É um aperfeiçoamento da conversão, com vários ritos e etapas. Na noite de Páscoa se fazia o Batismo, a Crisma e a Primeira Eucaristia. Em 1972 foi publicado o RICA.

Mudança de época e novos desafios Características dos novos tempos: Individualismo Hedonismo Indiferentismo Cultura midiática É necessária a passagem de uma “pastoral de manutenção” para um projeto catequético missionário.

João Paulo II falou sobre a catequese no contexto atual Não se trata de um “programa novo”. O programa já existe: concentra-se no próprio Cristo, que temos que conhecer, amar, imitar para n`Ele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história.

Francisco diz na Evangelii Gaudium A Sagrada Escritura é fonte da evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra. A Igreja não evangeliza se não se deixa continuamente evangelizar. É indispensável que a Palavra de Deus se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial.

Francisco quer evidenciar 2 características Catequese querigmática e Catequese mistagógica Isso requer mediação eclesial, dentro de uma comunidade. A Igreja é sacramento do Reino de Deus para a sociedade.

Catequese como sinal eficaz de salvação Ela se apresenta não como aquela que diz que Deus salva, mas como sinal em atos da própria salvação de Deus: uma ação catequética não se separa da diaconia.

Catequese a serviço da iniciação à vida cristã Centralizada na pessoa de Jesus Capaz de chegar ao coração dos catequizandos: crianças, adolescentes, jovens e adultos

A catequese está a serviço da vida cristã no seu conjunto Prepara para os sacramentos, mas isso não é a meta final. Necessita do envolvimento da comunidade.Tem um itinerário celebrativo. Está aberta ao diálogo intraeclesial, ecumênico e inter-religioso.

Inspiração catecumenal de toda a catequese Nem sempre podemos aplicar totalmente o RICA. Falamos então em “inspiração catecumenal”, uma renovação que inclui: Conhecimento Celebração Vida comunitária Serviço à sociedade Tempos progressivos

Algumas questões devem ser resolvidas na catequese Falta de formação continuada Carência da dimensão celebrativa Pouco relacionamento com a comunidade Separação da dimensão missionária Falta de compreensão do sentido de unidade dos sacramentos de iniciação

A unidade dos sacramentos de iniciação Os 3 sacramentos não são realidades isoladas. Eles não são conclusão de um caminho de fé. O processo catequético bebe da prática sacramental e, ao mesmo tempo a alimenta.

O Batismo e a Eucaristia O batismo inicia o que a Eucaristia completa e plenifica. Não nascemos cristãos. O Batismo é a porta de entrada. O batizado renasce dentro de uma comunidade. A vida eucarística se inicia, não termina, com a primeira comunhão.

A Crisma é Confirmação de algo que já se iniciou O Espírito Santo já foi concedido no Batismo, na Eucaristia e na educação cristã. A Crisma é o sacramento da maturidade da vida espiritual, da plena responsabilidade e testemunho.

A iniciação forma discípulos missionários É um dinamismo de crescimento da maturidade pessoal como membro da comunidade eclesial, que prepara para o testemunho no mundo, a serviço do projeto de Jesus.

Isso vai acontecendo progressivamente No pré-catecumenato: o simpatizante que vai receber o 1 o anúncio No catecumenato: o catecúmeno, que vai fazer a experiência da proposta cristã Na iluminação: o eleito se percebe como escolhido, chamado ao serviço Na mistagogia: o neófito começa a viver como Igreja o seu discipulado missionário

Uma transformação pessoal A transmissão da fé cristã tem que passar da “convenção” (Batismo social) à “convicção”. O grande desafio será a conscientização dos adultos, jovens, adolescentes e crianças (cada um a seu modo) da força do compromisso batismal.