DIVERSAS FORMAS DE CORRUPÇÃO E O ENFRENTAMENTO DO VÍCIO SOCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AÇÃO 06 Elaborar Anteprojeto de Lei para inserção, no ordenamento jurídico brasileiro, de tipos penais previstos em Tratados e Convenções Internacionais.
Advertisements

A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
Dos crimes praticados por particulares: Art
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
JEITINHO BRASILEIRO : REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE AS INTERFACES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO.
Curso EFA Escolar B3 – Turma 1 Carvalhos, 12 de Março de 2008.
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 4
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 2
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
DROGAS NAS ESCOLAS AS DROGAS NAS ESCOLAS AULA 2.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
CAEL. POR QUE DISCUTIR POLÍTICA? CAEL Política é saúde, escolas, estradas, assistência a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiências etc.
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. Abnt – pra que serve?! A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – é uma entidade sem fins lucrativos,
Caracterização da insalubridade Para caracterizar a insalubridade basta que o trabalhador esteja exposto a agente ambiental (nocivo à saúde) e que tal.
PL 4.850/2016 e Lei /2016 CND. PL 4.850/2016  Proposto pelo Ministério Público, apresentado no Congresso por Antonio Carlos Mendes Thame - PV/SP,
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Interpretação do fato FATO Objetiva: definir a realidade Mundo do SER: o fato aconteceu ou não? SIGNIFICAÇÃO REAL Subjetiva: juízo de valor Mundo do DEVER.
Desvio Social Crime e controle Alunos: Jonatas; Fernanda Andrade; Raiahny Assis; Karina Oliveira.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
TRIBUNAIS DE CONTAS E OS DESVIOS DE CONDUTA
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Lavagem de dinheiro e Lava Jato
Fundamentos das Ciências Sociais
Seminário AMURC Novos Gestores
Professor: Sergio Lopes
PROFESSOR: THIAGO LIED ALUNOS: ALANA BRUNO CELSO DAIANE DIEGO MARQUES
Sociologia Política Prof. Dr. André Zanetic
Nacionalidade Prof. ª Bruna Vieira.
Cyberbullying Power Point PESQUISA
IDENTIDADE NACIONAL PROF. GABRIEL D’AVILA.
CORRUPÇÃO DE ALTOS VALORES
CRIME CONTINUADO Art. 71 do Código Penal.
13/05/2018.
SEMINÁRIO “REPATRIAÇÃO DE RECURSOS”
Profa. Ms. Daniela Schlogel
Cuidado: A Internet não esquece!
IPGM INTITUTO PAULISTA DE GESTÃO MUNICIPAL
Direitos Fundamentais
Origem da palavra CORRUPÇÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A DIVERSIDADE CULTURAL
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES
CURSO DE DIREITO TRABALHISTA.
Nomadismo X Sedentarismo.
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
REABILITAÇÃO Artigos 93 a 95, Código Penal;
CONFLITOS ÉTICOS.
Rebest – Rede Brasileira de Pesquisa sobre Internet, Estado e Sociedade A Controladoria-Geral da União: os desafios do acesso à informação pública e o.
Origem da palavra CORRUPÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL
COMEÇOU A ENVIÁ-LOS DOIS A DOIS. 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Título do gnt ONE COMUNICAÇÃO GNT DE RESPONSABILIDADE CIVIL E SEGURO
Tráfico Internacional de Pessoa para fim de Exploração Sexual
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Dever de obediência ao direito
CONFLITOS ÉTICOS.
SISTEMA PARA Pousadas, HOTÉIS, RESTAURANTES e EVENTOS:
Código Penal Brasileiro Art Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante.
Período Moderno Módulo 03 Maquiavel e Descartes
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
Cibercrime é o nome dados aos crimes cibernéticos que envolvam qualquer atividade ou prática ilícita na rede. Essas práticas podem envolver invasões de.
Ética e Moral.
O PAPEL DO ADVOGADO: Art.133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestação no exercício da profissão,
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS NAS REGIÕES BRASILEIRAS EM FACE A ATUAÇÃO DO ESTADO NA GARANTIA AO DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA PÚBLICA Mario.
Pós - Graduação Penal e Processo Penal
Pós - Graduação Penal e Processo Penal
Transcrição da apresentação:

DIVERSAS FORMAS DE CORRUPÇÃO E O ENFRENTAMENTO DO VÍCIO SOCIAL

Em um sentido amplo, corrupção pode ser definida como o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra 1. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, p. ISBN

A forma ativa do crime de corrupção está prevista no artigo 333 do Código Penal: “Art Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício: Pena - reclusão, de 1 (um) ano a 8 (oito) anos, e multa. Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº , de )”

O Código Penal, em seu artigo 317, define o crime de corrupção passiva como: “Art Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa. Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº , de )”

A distinção existente no Código Penal nos faz lembrar de um fato muito importante sobre a corrupção, é um crime que, para ser consumado, envolve necessariamente duas partes.

Projetos da Controladoria Geral da União (CGU) visando transparência e controle das contas públicas PL nº 6826/2010, que propõe responsabilizar empresas que pratiquem atos de corrupção, para combater as fraudes em licitações públicas. PL nº 6616/2009, que torna a corrupção crime hediondo. PL nº 5586/2005, que criminaliza enriquecimento ilícito de agente público. PL nº 75281/2006, impede que funcionários públicos de alto escalão deixem os cargos para prestar assessorias a empresas. PL nº 5228/2009, que garante o acesso pleno, imediato e gratuito a informações públicas e estabelece critérios para proteção das informações pessoais e sigilosas. Em 2013 foi votada a Lei , que estabeleceu punições a atos de corrupção envolvendo empresas e funcionários do setor público.

Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção Desde 1996 a ONU vêm elaborando documentos efetivos para combate da corrupção. A atual Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção conta com 71 artigos divididos entre: prevenção, penalização, recuperação de ativos e cooperação internacional.

Mas diante das diversas formas de combate a corrupção que existem por que ela ainda assombra nossa sociedade?

A corrupção está presente em atitudes do nosso dia a dia, como desviar dinheiro do condomínio, burlar um imposto, pagar um valor extra para ter um serviço feito antes do tempo legal, subornar um guarda de trânsito para evitar uma multa ou pagar por um lugar melhor na fila do restaurante.

Para muitos, a corrupção é um fator moral e cultural. Como descreveu o antropólogo Sérgio Buarque Holanda no livro Raízes do Brasil 1, o brasileiro (segundo ele, um indivíduo cordial, que pensa com a emoção) teria desenvolvido uma histórica propensão à informalidade, o que se refletiria nas suas relações com outros indivíduos, instituições, leis e a política. HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Nessa predisposição à informalidade, entre o que pode e o que não pode por meios legais, a malandragem, o "jeitinho" e frases como "você sabe com quem está falando?", surgem como formas de se obter vantagens e burlar regras seja no âmbito do poder os nas nossas relações do dia a dia.

O combate aos pequenos atos de corrupção cotidiana podem ser a chave para uma mudança vertical no cenário social. A consciência do homem pode mudar o curso da história.

A Corrupção, em certo sentido, é produto da forma de vida de uma sociedade aquisitiva, onde domina o dinheiro e onde as pessoas são julgadas pelo que possuem e não pelo que são Odegard

REFERÊNCIAS MAUSS, Marcel. Contrato e Troca. In: Ensaios de Sociologia. São Paulo, Perspectiva FILGUEIRAS, Fernando. Corrupção, democracia e legitimidade. Belo Horizonte, Editora UFMG FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, p. ISBN HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.