Fundamentos de Aritmética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora de Matemática Elisabete Lima Professora de Matemática Elisabete Lima Definição: Determinante é um número real associado a uma matriz quadrada.
Advertisements

Sistemas Lógicos 2 O MAPA DE KARNAUGH. Um mapa de Karnaugh provê um método sistemático para simplificação de expressões Booleanas e, se usado adequadamente,
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
Definição de função afim Chama-se de Função Afim ou Função do 1º grau toda a função da forma: PROFESSOR VALDEMIR
Aritmética – Progressões aritméticas e geométricas.
Aritmética dos restos e divisibilidade.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
Geometria 3° encontro.
Geometria Aula 3, ciclo 1.
MMC e MDC.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “OBMEP NA ESCOLA”
Conheça-os: CONJUNTOS NUMÉRICOS
Aritmética – Progressões aritméticas e geométricas.
Análise de Estruturas.
Paridade Uma das estruturas mais básicas do conjunto dos números naturais é a sua divisão em números pares e ímpares. A paridade, isto é, a qualidade de.
Estatística 2. Estatística indutiva
MdC e MMC Aula 1, ciclo 3.
Fundamentos de Aritmética
Paridade 1° Encontro.
Exercícios.
Barão de Cocais, 26 de Fevereiro de 2016 – Pólo: Barão de Cocais
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Fundamentos de Ge metr a
Contagem: Princípios multiplicativo e aditivo.
Aritmética: Divisão Euclidiana – Múltiplos e Divisores RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Áreas e perímetros de polígonos
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Contagem – Probabilidade
Critérios de divisibilidade
O número de divisores naturais de um número natural é igual ao produto dos expoentes dos seus fatores primos aumentado, cada expoente, do número.
Critérios de divisibilidade
PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA AULA 01
Fundamentos de Aritmética
PARIDADE Dizemos que dois números inteiros têm mesma paridade, quando são ambos pares ou ambos ímpares.
Semelhança de triângulos
Exercícios.
Geometria – Teorema de Pitágoras
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Exercícios.
FM CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1.
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Fatoração, MMC e MDC usando Números Primos.
Terceiro Ciclo Aritmética.
APRENDENDO TABUADA DA MULTIPLICAÇÃO
Existe um número natural que não é par nem ímpar?
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Introdução à análise combinatória
Aula 2: Representação de dados
Algoritmos e Programação I
Considere as situações: 1ª situação: Observe as dimensões da figura a seguir. Qual a expressão que representa a sua área? X x2 ou.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Semelhança de triângulos
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Ângulos Triângulos Aplica Aplica
Professor : Neilton Satel
Função Profª. Carla S. Moreno Battaglioli
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Prof Silvano Oliveira Introdução a Algoritmos Apresentação Carga Horária: 80h
Divisibilidade.
Frações e porcentagens
O que você deve saber sobre
Observe as seqüências numéricas:
MATRIZES.
Uso do xadrez como ferramenta didática
Divisibilidade Divisores e Múltiplos Profº: Rafael Chaves.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Aritmética RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA - 2016

Paridade Uma das estruturas mais básicas do conjunto dos números naturais é a sua divisão em números pares e ímpares. A paridade, isto é, a qualidade de ser par ou ímpar, da soma de dois números só depende da paridade de cada um dos números e não dos números em si.

Exemplo: Onze engrenagens estão colocadas em um plano, arrumadas em uma cadeia como está ilustrado na figura a seguir. Todas as engrenagens podem rodar simultaneamente?

Propriedades: A soma de dois números pares é par. A soma de dois números ímpares é par. A soma de um número par com um número ímpar é ímpar. O produto de dois números pares é par. O produto de um número par por um número ímpar é par. O produto de dois números ímpares é ímpar. Apesar disto ser muito simples, a análise da paridade dos números pode ser utilizada na solução de vários problemas.

Exercício 1: Você pode encontrar cinco números ímpares cuja soma seja 100? Exercício 2: Escrevemos abaixo os números naturais de 1 a 10. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Antes de cada um deles, coloque sinais “+” ou “–” . É possível que o resultado seja zero?

Exercício 3: A) Existem dois números pares consecutivos? B) Existem dois números ímpares consecutivos? C) Existe um número natural que não é par nem ímpar? D) Escreva dois números pares. Agora some estes dois números. O resultado obtido é par ou ímpar? Repetindo este experimento com outros números, você poderá obter uma soma par ou uma soma ímpar? Justifique a sua conclusão. E) O que podemos dizer da soma de dois números ímpares? O resultado é par ou ímpar? F) E a soma de um número par com um números ímpar? G) E se somarmos uma quantidade par de números ímpares? H) E a soma de uma quantidade ímpar de números ímpares, é par ou ímpar?

Exercício 4: Escrevemos abaixo os números naturais de 1 a 11. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Antes de cada um deles, coloque sinais “+” ou “–” . É possível que o resultado seja zero? Sempre que a soma dos números de 1 até n é par, então é possível separar os números de 1 até n em dois subgrupos de números de igual soma.

Exercício 6: Qual é o valor da soma 1 + 2 + 3 + ··· + 2014? Esta soma é par ou é ímpar? Exercício 7: Qual é a soma dos múltiplos de 3 entre 1 e 301? Exercício 8: Um gafanhoto pula ao longo de uma linha. No seu primeiro pulo, ele anda 1 cm, no segundo 2 cm, no terceiro 3 cm, e assim sucessivamente. Cada pulo o leva para a direita ou para a esquerda. Mostre que após 1985 pulos, o gafanhoto não pode retornar a sua posição inicial.

Exercício 6: Qual é o valor da soma 1 + 2 + 3 + ··· + 2014? Esta soma é par ou é ímpar? Exercício 7: Qual é a soma dos múltiplos de 3 entre 1 e 301? Exercício 8: Um gafanhoto pula ao longo de uma linha. No seu primeiro pulo, ele anda 1 cm, no segundo 2 cm, no terceiro 3 cm, e assim sucessivamente. Cada pulo o leva para a direita ou para a esquerda. Mostre que após 1985 pulos, o gafanhoto não pode retornar a sua posição inicial.

CAVALO NO XADREZ: Em tabuleiro de xadrez um cavalo sai do quadrado A1 e retorna para a mesma posição depois de vários movimentos. Mostre que o cavalo fez um número par de movimentos.

JOGO DE DOMINÓ: 1) Um tabuleiro 5 × 5 pode ser coberto por dominós 1 × 2? 2) Quando são retiradas do tabuleiro duas casas diagonalmente opostas, é possível cobri-lo com 31 peças de dominó?

Um pouco além... Atribuindo o símbolo 0 aos números pares e o símbolo 1 aos números ímpares, as observações acima nos fornecem as seguintes tabelas que regem a paridade das somas e produtos dos números inteiros. Por exemplo, se quisermos saber a paridade do número:

O que fazemos é substituir na expressão acima o número 20 por 0, por ser par; e os números 11 e 21 por 1, por serem ímpares. Obtemos, assim, a expressão: que operada segundo as tabelas nos dá 1 como resultado. Portanto, o número dado é ímpar. Esse método foi idealizado pelo matemático alemão Carl Friedrich Gauss (1777-1855), considerado o maior matemático de todos os tempos, quando tinha perto de 17 anos.

Problemas: 01- Mostre que o dobro de um número ímpar é par mas nunca múltiplo de 4. 02- Determine a paridade do seguinte número:

OBMEP – 2ª FASE 2011 1) Começando com qualquer número natural não nulo é sempre possível formar uma sequência de números que termina em 1, seguindo repetidamente as instruções abaixo: se o número for ímpar, soma-se 1; se o número for par, divide-se por 2. Por exemplo, começando com o número 21, forma-se a seguinte sequência: 21→22→11→12→6→3→4→2→1 Nessa sequência aparecem nove números; por isso, dizemos que ela tem comprimento 9. Além disso, como ela começa com um número ímpar, dizemos que ela é uma sequência ímpar

A) Escreva a sequência que começa com 37. B) Existem três sequências de comprimento 5, sendo duas pares e uma ímpar. Escreva essas sequências. C) Quantas são as sequências pares e quantas são as sequências ímpares de comprimento 6? E de comprimento 7?

OBMEP – 2ª FASE 2007 2) Fernando e Isaura inventaram um jogo diferente, cujas regras são as seguintes: eles começam uma partida com 128 palitos cada um; em cada jogada, eles tiram par ou ímpar; se sai par, Fernando dá metade dos palitos que tem para Isaura e, se sai ímpar, Isaura dá a metade dos palitos que tem para Fernando. eles repetem o procedimento da regra 2 até que um deles fique com um número ímpar de palitos, quando a partida acaba. Ganha quem ficar com maior número de palitos.

Veja o que acontece em uma partida onde a sequência das três primeiras jogadas é par, ímpar, par: A) Complete o esquema com o número de palitos de Fernando e Isaura, de acordo com as jogadas indicadas.

OBMEP – 2ª FASE 2006 3) Correndo na medida certa A figura abaixo representa o traçado de uma pista de corrida. Os postos A, B, C e D são usados para partidas e chegadas de todas as corridas. As distâncias entre postos vizinhos, em quilômetros, estão indicadas na figura e as corridas são realizadas no sentido indicado pela flecha. Por exemplo, uma corrida de 17 quilômetros pode ser realizada com partida em D e chegada em A. a) Quais são os postos de partida e chegada de uma corrida de 14 quilômetros?   b) E para uma corrida de 100 quilômetros, quais são esses postos? c) Mostre que e possível realizar corridas com extensão igual a qualquer numero inteiro de quilômetros.