Proteção Individual e Coletiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
Advertisements

Sejam bem vindos! MÓDULO 2 - Escavação, Fundação e Desmonte de Rochas CAMPANHA EDUCACIONAL DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
EPI Os equipamentos de proteção ao trabalhador exposto diretamente a riscos não controlados são chamados de EPI’s. Equipamentos de uso estritamente pessoal.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Conceito  Várias medidas tomadas para evitar que doenças contagiosas conhecidas sejam transmitidas de um paciente para outro paciente,profissionais de.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
Alunos :.  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH  Estrutura da CCIH  Membros consultores - equipe multidisciplinar representada pelos serviços.
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. Lavagem das mãos Resultados.
ACIDENTE DE TRABALHO PROFESSORA ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL DISCIPLINA: PROMOÇÃO.
ROTULAGEM E ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS
Agrupamento Escolas da Trofa
ELETRICISTA.
Centro de Memória CEP CEP.
Proteção Individual e Coletiva
Normas regulamentadoras.
Higiene como fator de Segurança
RISCOS PROFISSIONAIS E ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
Biossegurança na Enfermagem
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Noções Básicas de Eletricidade
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
Formações Falécio Lda..
“ Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas.
MARTELETE PNEUMÁTICO.
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Equipamento De Proteção Individual – EPI TREINAMENTO Curso: Segurança do Trabalho Disciplina: Higiene do Trabalho Professor: Sidinei Ferreira Oliveira.
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA
ENTRADA EM AMBIENTES CONFINADOS
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Equipamento de Proteção Individual EPI
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Ergonomia - E.P.I
Ergonomia - Mapa de Risco
Equipamentos de Proteção Profº Adonias Paulo da Silva.
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
SITUAÇÃO PROBLEMA MICROBIOLOGIA. Em setembro de 2015, João foi admitido no setor de indivíduos HIV positivo, apresentando lesões altamente pruriginosas.
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho DINAMAR FERREIRA Administradora, Tec. de Segurança do Trabalho e Docente.
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
Considerações Especiais com a Pele do RN
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
AGENTE FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
SEGURANÇA DO TRABALHADOR Docente: Andréa de Souza SENAC/RO.
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.
Professor: Daniel Paiva Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Técnico em Edificações e Eletrotécnica Campus: Pesqueira-PE.
AULA DE BIOSEGURANÇA EM RADIOLOGIA PROFESSOR JEOMILSON MORAES.
Trabalho e Resgate em Altura e Espaço Confinado NR33 Elton Fagundes – N3 Membro da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
CAUSAS DE ACIDENTES NA INDUSTRIA DA COSTRUÇÃO CIVÍL.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

Proteção Individual e Coletiva AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA 2016/2017 Proteção Individual e Coletiva Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Componente de Formação Técnica: Higiene, Segurança e Cuidados Gerais M2/UFCD: 6572 Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, no setor da saúde

Índice Introdução; Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva; Tipos de EPIs; Utilização de EPIs; Cuidados que um TAS deve apresentar na sua aparência pessoal e estado de saúde; Higienização das mãos; Colocação e remoção dos EPIs; Utilização de EPCs; Tipos de EPCs; Atitudes preventivas na utilização de EPIs e EPCs; Conclusão; Bibliografia.

Introdução O presente trabalho tem como tema a Proteção Individual e Coletiva, no setor da saúde. São objetivos gerais deste trabalho: Definir e dar exemplos de diferentes tipos de equipamentos de proteção individual e coletiva, em saúde; Reconhecer a importância da utilização de EPIs; Dar a conhecer a tipologia de cada EPI; Enunciar os diversos cuidados que um TAS deve apresentar na sua aparência pessoal e estado de saúde; Explicar os procedimentos a adotar na higienização das mãos e reconhecer a sua importância; Explicar os procedimentos a adotar na colocação e remoção dos EPIs; Explicar os procedimentos a adotar na utilização de EPCs; Referir atitudes preventivas na utilização de EPIs e EPCs. É realizado no âmbito da disciplina de HSCG e está estruturado de forma a possibilitar um fácil acesso e compreensão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns apontamentos da disciplina fornecidos pela professora e pesquisa em vários sites específicos para a mesma.

Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva em Saúde Os profissionais de saúde estão expostos a diversos riscos ocupacionais. Existem dispositivos/materiais que eliminam ou minimizam esses riscos e a exposição associada à atividade profissional na área da saúde, seja de forma individual ou coletiva. EPI- Equipamento de Proteção Individual EPC- Equipamento de Proteção Coletiva Fig.1- Auxiliar com EPIs

Tipos de EPIs Os EPIs dividem-se em: Proteção da cabeça; Proteção auditiva; Proteção respiratória; Proteção visual; Proteção de membros; Proteção contra quedas. Fig.2- Auxiliar com EPIs

Proteção da cabeça A touca é também uma barreira de proteção contra microrganismos do cabelo e do couro cabeludo. Esta deve ter um tamanho adequado para a cobertura total do cabelo e deve estar em bom estado de preservação. As toucas cirúrgicas são um dos acessórios indispensáveis no bloco operatório. O capacete tem como finalidade proteger a cabeça contra os ferimentos causados pela queda de objetos pesados e volumosos. Prevenir lesões decorrentes na cabeça contra objetos fixos e contra eventuais descargas elétricas. Fig.3- Touca Fig.4- Capacete de proteção

Proteção auditiva A perda de audição é uma das doenças profissionais mais comuns, mas para a qual os trabalhadores estão menos sensibilizados, pois o ruído não causa dor e os efeitos nocivos não são imediatos. Durante o tempo de trabalho, o trabalhador é exposto a vários níveis de ruído. Em determinadas atividades profissionais, essa exposição é constante e excessiva, podendo provocar a perda irreversível e permanente da audição. No entanto, o uso dos protetores auditivos, que devem ser fornecidos pela empresa, protege o trabalhador desse risco. Fig.5- Abafador de ruído Fig.6- Protetor de silicone Fig.7- Protetor moldável

Proteção respiratória A proteção respiratória é uma das medidas universais de segurança e visa formar uma barreira de proteção ao trabalhador, a fim de reduzir a exposição da pele e das membranas mucosas a agentes de risco de quaisquer naturezas. É, portanto, um equipamento de proteção individual. Existem vários tipos de proteção respiratória: Fig.9- Máscara descartável Fig.8- Protetor de fumos e gases Fig.10- Respirador sem válvula Fig.11- Proteção Respiratória

Proteção visual A utilização de óculos de segurança para proteção visual é recomendada a qualquer trabalhador que exerça alguma atividade que possa causar danos à visão. Cerca de 80% dos trabalhadores nos dias de hoje sofrem acidentes relacionados com os olhos, devido ao impacto com partículas frontais ou multidirecionais. Além da proteção contra partículas frontais ou multidirecionais, a proteção visual inclui proteção contra os raios solares e agentes químicos. Fig.15- Óculos Ampla Visão Fig.12- Protetor facial Fig.13- Óculos de proteção Fig.14- Máscara de Soldar

Proteção de membros superiores (mãos e braços) Os ferimentos nas mãos são os mais frequentes por serem as partes mais vulneráveis do corpo, pois são elas que manipulam os objetos, utilizam equipamentos e contactam com produtos agressivos. A proteção das mãos é efetuada através do uso de luvas, existindo no mercado diversos tipos, em função do fim a que se destinam. Podem ser constituídas de diferentes materiais nomeadamente, de couro, de tecido, de borracha natural ou sintética e ainda de malhas metálicas. Existem assim luvas para diferentes tipos de agressões. Fig.16- Luvas descartáveis Fig.19- Proteção do calor Fig.20- Proteção de químicos Fig.17- Luvas de PVC Fig.18- Proteção do frio

Proteção de membros inferiores (pés e pernas) Os membros inferiores, por estarem fora do alcance do campo de visão, são suscetíveis a acidentes causados, fundamentalmente, por riscos de origem mecânica, química, elétrica e de queda por escorregamento. Destes riscos podem surgir diferentes danos, desde esmagamento a fraturas, bem como queimaduras, perfurações e eletrocussão. Para garantir a proteção dos membros inferiores, deve-se garantir a utilização de calçado confortável, eficaz e resistente, tendo em consideração as condições particulares de uso. Fig.23- Proteção das pernas Fig.24- Bota com biqueira de aço Fig.21- Pro-pé Fig.22- Calçado Hospitalar

Proteção contra quedas São muitas as funções em que um trabalhador necessita ficar numa altura elevada em diversas áreas da indústria, construção civil, entre outras. É muito importante que o trabalhador que exerce as suas atividades e que esteja sujeito a queda, utilize um EPI adequado a este elevado risco. Fig.25- Cinto Paraquedista Fig.26- Trava-quedas corda

Utilização de EPIs O uso adequado dos EPIs visa proteger os profissionais de saúde e os doentes do contacto com agentes transmissíveis. Ao utilizarmos os EPIs, nomeadamente as luvas e as máscaras, estamos a prevenir a infeção direta e ao substituirmos estes EPIs entre utentes ou procedimentos estamos a prevenir a infeção cruzada, pois desta forma limitamos a propagação dos agentes biológicos. Definição de infeção/definição de infeção cruzada Fig.27- Equipa de Auxiliares de Saúde

Cuidados que um TAS deve apresentar na sua aparência pessoal e estado de saúde Fig.29 Fig.30 Fig.28 Fig.31 Fig.32 Fig.33

Fig.35 Fig.34 Fig.37 Fig.36

Higienização das mãos Remoção da sujidade, suor, oleosidade e pêlos; Interrupção da transmissão de infeções;  Prevenção e redução das infeções causadas pelas transmissões cruzadas. Fig.38- Higienização das mãos

O que utilizar? As mãos dos profissionais que atuam nos serviços de saúde podem ser higienizadas utilizando: Água e sabão; Preparação alcoólica; Antisséptico. Fig.39 Fig.40 Fig.41

Procedimentos a adotar na higienização das mãos Fig.42

Colocação e remoção dos EPIs Fig.43- Bata Fig.45-Touca Fig.46- Máscara descartável Fig.44- Luvas descartáveis

Utilização dos EPCs Tal como os EPIs, os EPCs servem para preservar a saúde e a integridade física do trabalhador. Estão diretamente ligados ao aumento de produtividade e lucros para a empresa, através da minimização dos acidentes e doenças do trabalho e suas consequências. Existem diversos tipos de EPCs: Cones/placas de Sinalização; Detetores de Tensão; Exaustores (Hottes); Extintores; Recipientes de recolha de agulhas e material contaminado; Caixas de primeiros socorros. Fig.47- Exemplos de EPCs

Cones/Placas de Sinalização O seu objetivo é alertar sobre a existência de vários perigos, desde obras a acidentes. Fig.48- Cones de sinalização Fig.49- Placa de sinalização

Detetores de Tensão Têm a finalidade de comprovar a ausência de tensão elétrica na área a ser trabalhada. Fig.50 e 51- Detetores de Tensão

Exaustores (Hottes) Existem vários exaustores que permitem a filtração do ar e facilitam a circulação deste. O ar é renovado quando existem filtros que podem controlar a qualidade do ar e a sua propagação. Fig.52- Exaustor

Extintores Os extintores são aparelhos que contêm agentes extintores que podem ser projetados e dirigidos sobre um incêndio pela ação de uma pressão interna. É utilizado como meio de primeira intervenção no combate ainda em fase inicial. Fig.53- Extintor

Recipientes de recolha de agulhas e material contaminado Como o próprio nome indica, são recipientes que servem para recolher agulhas e material contaminado, ou seja, resíduos hospitalares. Fig.54- Recipientes de recolha de resíduos hospitalares

Caixas de primeiros socorros Esta caixa possui alguns objetos que podem ser necessários em situações de socorro diversas. A caixa deve ser mantida sempre num lugar de fácil acesso, e estar bem sinalizada. Geralmente não se incluem medicamentos. A caixa deve conter pelo menos os objetos seguintes: fitas adesivas; algodão; compressas; faixa elástica (para entorses no tornozelo) e faixa triangular (para entorse no tornozelo ou lesões do braço); frasco de água oxigenada; frasco de soro fisiológico; frasco de álcool; cotonetes; termómetro; bolsa para água quente… Fig.55- Caixa de primeiros socorros

Atitudes preventivas na utilização de EPIs e EPCs Dar formação aos novos utilizadores dos espaços; Fazer simulacros com utilização de EPIs e EPCs; Verificar regularmente a integridade e a validade dos EPIs e EPCs; Fazer a vistoria aleatória à devida utilização dos EPIs e EPCs; Fomentar a intervenção dos trabalhadores na identificação de falhas de segurança (estado de alerta elevado para o risco/perigo); Fazer propostas de melhoria na área de segurança e prevenção.

Conclusão E para finalizar este trabalho, podemos concluir que a prevenção apresenta muitas vantagens, tais como: a diminuição dos acidentes de trabalho e doenças profissionais, maior produtividade, melhor imagem da entidade/estabelecimento e os profissionais de saúde ficam com mais formação. As conclusões retiradas deste trabalho são também o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação, aumentando assim o conhecimento e sucesso dos elementos do grupo de trabalho.

Bibliografia http://www.epi-tuiuti.com.br/blog/a-importancia-do-epi-de-qualidade-na-enfermagem http://www.vestmedic.com/5a498/touca-medica-cirurgica-cores-variadas http://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/seguranca/epira-equipamentos-de- seguranca/produtos/seguranca-e-protecao/capacetes-de-protecao http://www.aplequipamentos.com.br/a-necessidade-de-usar-protetores-auditivos http://www.superepi.com.br/protetor-auricular-silicone-s52 http://www.superepi.com.br/protetor-auricular-espuma-s135 http://www.lagrotta.com.br/descartaveis/mascaras/mascara_elastico.asp http://qualyvida.net.br/produtos/descartaveis/mascara-azul-contra-po http://www.fibracirurgica.com.br/mascara-respirador-n95-media-1860b-3m-701411/p http://www.casaraio.com.br/lista/epi/protetor-facial http://www.vicsa.com.br/ http://www.aguado.com.br/produtos/mostra/16/99/mascara-de-solda

http://www.ep4.com.br/catalog/oculos-ampla-visao#all http://www.superepi.com.br/luva-de-latex-descartavel-talge-com-po-cx-100-unidades-p234/ http://www.pericom.com.br/index.php?route=product/product&product_id=168 http://www.superepi.com.br/luva-riscos-quimicos-s63/ http://www.superepi.com.br/prope-sapatilha-branco-30g-caixa-500-1000-unidades-p245 http://catalogohospitalar.com.br/tamanco-hospitalar-cauzioneh.html http://www.epiprotecao.com.br/produtos/9 http://www.lojasksi.com.br/produto/2154930/Cinto-Paraquedista-com-Protetor-Lombar- Carbografite-CA-34612 http://www.leal.com.br/epi/protecao-contra-queda/trava-queda/trava-queda-para-corda- le-3000tq http://www.blogsnc.com.br/2013/01/epis-sao-fundamentais-para-prevencao-de.html http://www.masterd.pt/noticias/a-profissao-de-auxiliar-de-saude/ http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2015/05/entenda-por-que- lavar-as-maos-e-tao-importante-para-evitar-doencas-4754267.html http://www.superepi.com.br/protecao-respiratoria-s105/ http://www.eshoje.jor.br/_conteudo/2013/10/noticias/saude/10772-lavar-as-maos-com- sabao-pode-evitar-a-morte-de-milhoes-de-criancas-afirma-unicef.html http://www.drogaraia.com.br/cuidados-diarios/doctor-clean-gel-anti-septico-hidratante- aloe-vera-para-as-maos-60ml.html

http://www. aplequipamentos. com http://www.aplequipamentos.com.br/equipamento-de-protecao-individual-contra- quedas http://www.ideiapack-online.pt/Bata-de-Senhora-branca-manga-comprida http://www.manutencaoemfoco.com.br/manutencao-e-o-epc/ http://flexborborrachas.com.br/ http://subvisaalimentos.blogspot.pt/2013/04/voce-sabe-qual-e-importancia-da.html http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718118032-detector-tenso-fluke-voltalert- 1ac-ii-c-nf-garantia-2-anos-_JM http://rio-de-janeiro.seclassificados.com/outros-artigos/caixa-de-primeiros-socorros- 8650.html http://www.santoamarolimpeza.com.br/produto/Placa-de-Sinaliza%E7%E3o-Piso- Molhado-%252d-P5.html http://www.adamdistribuidora.com.br/produto.php?g=1&s=36 http://decflex.com/engine.php?cat=304 http://www.bloquesautocad.com/senal-vertical-extintor/ http://pegadambiental-sa.blogspot.pt/2012/01/residuos-hospitalares.html

Trabalho realizado por: Bruna Sampaio, nº6 Catarina Castro, nº9 Flávia Maia, nº13 Francisca Barata, nº14 Rita Gonçalves, nº20 1008