Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Advertisements

O que o Ministério da Saúde propõe para a Saúde do Idoso O Ministério da Saúde lançou junto com o Pacto pela Vida em 2006 orientações e diretrizes, entre.
Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINDPREVS/SC Florianópolis/SC, junho de 2013 A saúde do servidor público: legislação, avanços e desafios.
ORIENTAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO COFINANCIAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DO PETI PELO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FNAS DOCUMENTO.
UNIDADES RECEBEDORAS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS: CONCEITUAÇÃO E ESCLARECIMENTOS.
Rede de Atenção Intersetorial Composição, Fluxos, Atribuições.
“Seminário Educação e Inclusão” Mesa Redonda: “As relações e competências das Instituições corresponsáveis pela Educação Especial do Espírito Santo”
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
Análise Trimestral parcial dos Serviços de Acolhimento.
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESAU Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Proposta de Resolução de inclusão de exames.
Projeto: Da Rua Pra Casa QUEM SOMOS NOSSA HISTÓRIA AMAI – ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE AMPARO AO MORADOR DE RUA, sediada à rua Orlando Moscoso, Nº 21 –
Rede de Ações Integradas No Controle da Dengue: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ações Desenvolvidas Rio de Janeiro – 22/11/2010.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
Universidade Federal de Pelotas
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
O que é uma Instituição de Longa Permanência?
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
O QUE É? Instituição sem fins lucrativos, não governamental de referencias em ações transformadoras, atuando na proteção à infância, à adolescência, a.
Serviço de Gestão do Trabalho
Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
Áreas da Coordenação de Pastoral
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
Secretaria de Estado da Saúde Pública
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Universidade Federal de Pelotas
Silvete Maria Brandão Schneider
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Sistema Único de Saúde SUS
09/20/09 PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas.
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PICS NO BRASIL
Programa VIVA BEM SUA IDADE
Universidade Aberta do SUS
As ILPIs São estabelecimentos para atendimento integral institucional, cujo público alvo são as pessoas de 60 anos e mais, dependentes ou independentes,
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
UGA II – HOSPITAL IPIRANGA
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL
SAÚDE DO TRABALHADOR ENFERMEIRA GRAZIELA DA SILVAZ MOURA.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE
RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Realizar Formação Continuada
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Para Elas  .
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
Moutinho M. S. ; Ferreira D. B. ; Silva C. A. L. ; Araújo J. B
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Elaboração do Plano de dados Abertos (PDA)
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
Níveis de Atenção à Saúde (SUS)
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 2019 Coordenação de Imunizações e Vigilância Epidemiológica.
Transcrição da apresentação:

Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre os frágeis os mais frágeis José Luiz Telles Coordenador da Área Técnica do Idoso Ministério da Saúde

Modalidades de Assistência Residência Temporária; Família Natural; Família Acolhedora; República; Centro de Convivência; Centro Dia; Casa Lar; Atendimento Integral Institucional. Ministério de Desenvolvimento Social

Definição de ILPIs Atendimento integral institucional – é aquele prestado em uma instituição asilar, prioritariamente aos idosos sem famílias, em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes serviços nas áreas social psicológica, médica, de fisioterapia, de terapia ocupacional e outras atividades especificas para este segmento social. Fonte: MDS/Programa de Atenção à Pessoa Idosa

Definição de ILPIs Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) - instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinada a domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade e dignidade e cidadania. Fonte: ANVISA RDC 283/05

Como Garantir a Assistência à Saúde? RDC 283/05 – ANVISA A instituição deve elaborar, a cada dois anos, um Plano de Atenção Integral à Saúde dos residentes, em articulação com o gestor local de saúde. Ser compatível com os princípios da universalização, equidade e integralidade; Indicar os recursos de saúde disponíveis para cada residente, em todos os níveis de atenção, sejam eles públicos ou privados, bem como referências, caso se faça necessário;

Como Garantir a Assistência à Saúde? RDC 283/05 – ANVISA prever a atenção integral à saúde do idoso, abordando os aspectos de promoção, proteção e prevenção; conter informações acerca das patologias incidentes e prevalentes nos residentes; A instituição deve avaliar anualmente a implantação e efetividade das ações previstas no plano, considerando, no mínimo, os critérios de acesso, resolubilidade e humanização; A Instituição deve comprovar, quando solicitada, a vacinação obrigatória dos residentes conforme estipulado pelo Plano Nacional de Imunização de Ministério da Saúde;

Como Garantir a Assistência à Saúde? RDC 283/05 – ANVISA Em caso de intercorrência médica, cabe ao RT providenciar o encaminhamento imediato do idoso ao serviço de saúde de referência previsto no plano de atenção e comunicar a sua família ou representante legal; Para o encaminhamento, a instituição deve dispor de um serviço de remoção destinado a transportar o idoso, segundo o estabelecido no Plano de Atenção à Saúde.

Como Garantir a Assistência à Saúde? Desafios para a Assistência Recursos Humanos – cuidadores ou profissionais de saúde? Gestores Locais – como estabelecer o compromisso do gestor com as instituições de longa permanência? ILPIs – Residências Coletivas ou Instituições de Saúde?

Ações Propostas Portaria Interministerial que regulamenta a atenção integral aos idosos residentes em ILPI (Ministério da Saúde juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social); Apoiar através de financiamento específico a pesquisa “Condições de Infra-estrutura e Serviços Oferecidos pelas Instituições de Longa Permanência no Brasil” sob a coordenação da Profª Dra. Ana Amélia Camarano (IPEA); Fomentar a capacitação profissional das pessoas que atuam nas ILPIs cuidando das pessoas idosas residentes; Estabelecer mecanismos de pactuação CONASS, CONASSEMS e Conselho Nacional de Saúde para a efetiva elaboração e implementação dos planos de assistência locais.

OBRIGADO Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação de Saúde do Idoso Esplanada dos Ministérios, Bloco G – sala 610 - CEP:70.058-900 Fone: (61)315-2859 / Fone/Fax:(61)325-2081 E-mail: jose.telles@saude.gov.br Site: www.saude.gov.br