Estágio Supervisionado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação Disciplina Tecnologia dos materiais.
Advertisements

Estrutura do Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Metodologia da pesquisa Profª Liane Carly Hermes Zanella
de Federal de GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Tutorial ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS
Estágio Curricular Supervisionado 2017
Curso de Filosofia - UFRN
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Temas 2017 de Metodologia da Pesquisa
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Atividades Complementares Curso de Letras
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
ENP – Engenharia do Produto
Orientações para elaboração dos Relatórios das disciplinas das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
Estágios Não-Obrigatórios
Introdução a Engenharia de Alimentos
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Estágio: legislação CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2017 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Coordenação: Marcelo Correa
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Orientações aos Alunos
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Nome do aluno: Nome do orientador:
Atividades Complementares Curso de Letras 2011/2º
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)
1.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Organização de um Relatório
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
TITULO DA PESQUISA INTRODUÇÃO; OBJETIVOS; METODOLOGIA; RESULTADOS;
SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DE MINAS GERAIS
Trabalho de Conclusão de Curso I
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
[TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo se houver]
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estagio Supervisionado em Docência
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
NPJ Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito de Vitória
Estágio Curricular Supervisionado Prof. Me. José Carlos Perini
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Estágio Supervisionado
Estágio Curricular Supervisionado Prof. Me. José Carlos Perini
E. M. Dr. Leandro Franceschini
A TRAJETÓRIA DA PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL
A TRAJETÓRIA DA PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL
Orientações Gerais Para Elaboração do Poster
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
INTRODUÇÃO (Aqui vocês descreverão a finalidade ou objetivo do relatório, a justificativa, os pressupostos teóricos, metodologias utilizados no decorrer.
Modelo do banner – MCC 2018 Integrantes do grupo: Turma: Introdução
Orientações Gerais para alunos e orientadores
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica
NORMAS EFORMATAÇÃO DE TRABALHOS
Transcrição da apresentação:

Estágio Supervisionado Prof. Me. Michel Fernando Albertim

Normas para a elaboração dos relatórios de Estágio Supervisionado do curso de Engenharia Civil

Introdução

O Estágio Supervisionado é obrigatório e faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando, sendo amparado pela lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008.

A apresentação do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Civil é o requisito acadêmico necessário para a conclusão do referido curso e deverá ser realizada em duas etapas, sendo confeccionado um relatório ao final de cada etapa, sendo um parcial e outro final, culminando com a apresentação final em forma de seminário.

Em cada relatório deverá constar a relação formal do aluno com o mundo do trabalho, onde as atividades práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida, permitindo ao aluno a familiarização com a realidade, desde a observação até a realização de suas atividades.

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno a oportunidade de comparar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica com a realidade do dia a dia, através da observação e análise da prática e, também, desenvolver suas potencialidades.

Objetivos Específicos

Proporcionar oportunidades de desenvolvimento das habilidades dos alunos;

Analisar cenários no contexto global, de modo a estimular ao estudante a propor mudanças no ambiente;

Complementar o processo de ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e busca do aprimoramento pessoal e profissional;

Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário, mais oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações e da comunidade;

Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas.

Campo de realização

O Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Civil será, obrigatoriamente, realizado em organizações legalmente constituídas como: órgãos públicos, empresas privadas, organizações estatais, sociedades civis e órgãos representativos de classe.

Áreas de concentração

Materiais; Projetos em geral; Estruturas; Solos/Fundações/Topografia; Hidráulica/Hidrologia/Drenagem/Saneamento; Transportes/Estradas/Pavimentos; Construção de edifícios; Sistemas de informações gerenciais; Planejamento e controle de obras; Segurança do trabalho; Acessibilidade; Barragens; Patologias/Avaliações e Pericias.

Notificação da iniciação do estágio

Ao iniciar o Estágio Supervisionado, o aluno deverá participar ao professor orientador do estágio, a iniciação do mesmo, ocasião em que informará: Sua identificação (nome, matrícula, período, endereço, telefone, fax, e-mail); Identificação da organização concedente (razão social, responsável, órgão, telefone, fax, e-mail, principais atividades desenvolvidas pelo aluno).

Relatório de estágio

O relatório de estágio é o documento que oficializa a realização e concretização do mesmo e deverá ser elaborado exclusivamente pelo aluno.

- 8º semestre: Relatório I - 9º semestre: Relatório II

Relatório I Apresentar a realidade da empresa, na qual será descrito todo o histórico da organização, a missão, a visão, a estrutura organizacional (organogramas), as atividades desenvolvidas pelo estagiário na organização, as áreas de Engenharia Civil, os sistemas de trabalho, as tecnologias utilizadas e os sistemas de avaliação de resultados (se houver). Deverá ainda, ser apresentada uma análise comparativa da teoria X prática, na qual será destacada a contribuição da teoria para a atividade prática e outros aspectos que por ventura sejam relevantes.

Relatório II Fazer uma intervenção ou a descrição em cima de um processo escolhido, de forma a aperfeiçoar ou detalhar o funcionamento do fluxo de trabalho previamente descrito e analisado. Identificar os problemas no processo (se houver) e representar o aperfeiçoamento, descrevendo o funcionamento do processo reestruturado comparando o fluxograma antes da intervenção com o reestruturado e descrever de que forma serão implementadas as mudanças, em relação às pessoas e aos processos, utilizando para isso, os conhecimentos até então adquiridos em sua formação acadêmica. OBS: A sugestão de intervenção poderá ser apresentada apenas no seminário, caso o aluno tenha algum tipo de restrição no trabalho escrito.

Declaração da empresa concedente do estágio

Ao completar o Estágio, o aluno deverá apresentar ao Orientador do Estágio, uma declaração fornecida pela empresa concedente, que fará parte do Relatório, devendo ser anexada ao final do relatório. Esse documento, que formalizará o término do estágio, deverá conter no mínimo as seguintes informações: Identificação do aluno (nome, matrícula, curso); Identificação da empresa (razão social, CNPJ, endereço, telefone); Atividades desenvolvidas pelo aluno; Período de realização do estágio ou trabalho; Carga horária diária e total; Avaliação do desempenho do aluno (qualidade do trabalho, nível de conhecimento, comportamento individual ou em grupo, etc); Identificação do responsável direto pelo estágio (nome e cargo), data, carimbo e assinatura.

Avaliação

O desenvolvimento dos Relatórios I e II serão inspecionados e valerão como nota parcial para a disciplina no 1.º Bimestre, e sua apresentação final, em forma de apresentação, servirá como nota para o 2.º Bimestre.

Os Relatórios I e II do Estágio Supervisionado serão considerados aprovados no processo de avaliação, se atender, a critério do professor orientador, a todos os requisitos aqui especificados.

Orientações para elaboração dos relatórios Relatório I

A estética de um relatório obedece a certos padrões, relativos à sua apresentação gráfica. Assim, determinadas normas referentes à numeração progressiva, formato, espaçamento, margens e paginação devem ser observadas pelos digitadores de texto. Entretanto, o único responsável é o próprio aluno, que deverá sempre fazer uma revisão cuidadosa do trabalho para corrigir eventuais falhas.

Na elaboração do Relatório I, o aluno deverá obedecer à seguinte formatação: Capa; Identificação do aluno (nome, matrícula, curso, período, endereço completo, telefone, fax, e-mail), (será a página no. 1, sem constar à numeração); Identificação da organização concedente (razão social, CNPJ, setor, endereço, inscrição estadual, telefone, fax, site, e-mail) (será a página no. 2, sem constar à numeração); Sumário (será a página no. 3, sem constar à numeração); Introdução (será a página no. 4) (mínimo 20 linhas); A Organização; Histórico da organização; Missão; Visão; Estrutura organizacional (organograma);

Descrição das atividades das unidades organizacionais; Trajetória na organização; Atividades desenvolvidas (o estagiário na organização); Observação da realidade organizacional; Áreas de Engenharia Civil; Sistemas de comunicação (formal e informal); Tecnologia; Sistemas de avaliação de resultados (da organização e das pessoas); Outros aspectos relevantes; Análise da situação pesquisada (teoria X prática); Conclusão (mínimo 20 linhas); Referências bibliográficas.

Orientações para elaboração dos relatórios Relatório II

O Relatório II do Estágio Supervisionado é o segundo que o aluno deverá apresentar para oficializar a concretização do estágio e deverá ser elaborado exclusivamente pelo aluno, no qual deverá ser anexada a declaração da empresa concedente do estágio. A confecção, conclusão e entrega do relatório II deverá ocorrer quando o aluno estiver cursando o 9º semestre letivo. A entrega do Relatório II somente será aceita após a aprovação do relatório I em atendimento exclusivo para a entrega.

Na elaboração do Relatório II, o aluno deverá obedecer à seguinte formatação: Capa (não será numerada); Identificação do aluno (nome, matrícula, curso, período, endereço completo, telefone, fax, e-mail), (será a página no. 1, sem constar a numeração); Identificação da organização concedente (razão social, CNPJ, setor, endereço, inscrição estadual, telefone, fax, site, e-mail) (será a página no. 2, sem constar a numeração); Sumário (será a página no. 3, sem constar a numeração); Introdução (será a página no. 4) (mínimo 20 linhas); Desenvolvimento técnico; Análise da situação pesquisada (teoria x prática); Conclusão (mínimo 20 linhas); Referências bibliográficas; Anexo: Declaração da empresa concedente do estágio.

Orientação

O Orientador de Estágio Supervisionado é professor do Curso de Engenharia Civil, cujo nome é indicado pela Coordenação do Curso e aprovado pela Direção. Deve acompanhar todas as fases do processo de elaboração dos relatórios do estágio, proporcionando orientação ao aluno de forma a conectar os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso com os problemas organizacionais existentes e a facilitar o seu acesso no mercado de trabalho.

São atribuições do Orientador de Estágio: Divulgar as normas referentes ao Estágio Supervisionado em Engenharia Civil; Atender e orientar aos alunos; Avaliar os relatórios desenvolvidos pelos alunos do Estágio Supervisionado; Encaminhar à Coordenação do Curso os trabalhos desenvolvidos pelos alunos; Encaminhar à secretaria, ao término de cada período, a relação de alunos que obtiveram aprovação no Estágio.