Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Universidade Aberta do SUS - UNASUS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 MELHORIA DA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA USF NOVO CRUZEIRO, JOÃO MONLEVADE/MG. Viviane de Mendonça Coura Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura Apoio Pedagógico: Ernande Valentin Pelotas, 2014

Caracterização do Município INTRODUÇÃO Caracterização do Município Caracterização da USF 4 ESF A equipe escolhida para a intervenção é responsável por 2 mil pessoas 01 Enfermeira, 01 Médico, 04 ACS Aspectos físicos (equipamentos/estrutura física) População estimada (2013): 77.474 Distância de Belo Horizonte: 116 km Alguns dispositivos da rede: 14 ESF, CEO tipo II, 01 hospital, 01 policlínica central, 01 laboratório

SITUAÇÃO DA AÇÃO PROGRAMÁTICA ANTES DA INTERVENÇÃO INTRODUÇÃO Objetivo Geral SITUAÇÃO DA AÇÃO PROGRAMÁTICA ANTES DA INTERVENÇÃO Pré-natal realizado sem registro adequado das informações, formulários sem preenchimento; Equipe desmotivada, os integrantes não sabiam/não realizavam suas funções adequadamente; Gestantes não recebiam atendimento odontológico/orientações sobre saúde bucal/nutricional; Gestantes encaminhadas ao CEO para atendimento de urgência

OBJETIVO GERAL Objetivo Geral Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Novo Cruzeiro.

METODOLOGIA Metodologia Ações realizadas Monitoramento periódico da cobertura pré-natal Acolhimento e cadastramento das gestantes Busca ativa Capacitação da equipe Atendimento às gestantes Diálogo com a comunidade Logística  utilizada Materiais e insumos necessários Exames e medicações Livro de registro das gestantes, ficha espelho (UFPel), prontuário odontológico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Metas alcançadas 100% Figura 1: Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal e Puerpério. João Monlevade/MG, 2013. Figura 2: Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica. João Monlevade/MG, 2013. Meta: 100% Meta: 100%

RESULTADOS E DISCUSSÃO Metas alcançadas 100% Figura 4: Proporção de gestantes com avaliação de saúde bucal. João Monlevade/MG, 2013. Figura 5: Proporção de gestantes com avaliação de prioridade de atendimento odontológico. João Monlevade/MG, 2013. Meta: 100% Meta: 100%

RESULTADOS E DISCUSSÃO Metas alcançadas Figura 6: Proporção de gestantes com pelo menos um exame ginecológico por trimestre. João Monlevade/MG, 2013. Figura 7: Proporção de gestantes com pelo menos um exame das mamas durante o pré-natal. João Monlevade/MG,2013. Meta: 100%

RESULTADOS E DISCUSSÃO Metas alcançadas Prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico Solicitação de exame de urina tipo 1com urocultura e antibiograma em dia. Esquema de vacina anti-tetânica completo. Esquema da vacina de hepatite B completo. Registro na ficha espelho de pré-natal/vacinação Orientação sobre anticoncepção após o parto. Orientação sobre os riscos de tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação Figura 9: Proporção de gestantes com solicitação de hemoglobina/hematócrito em dia. João Monlevade/MG, 2013. Meta: 100%

RESULTADOS E DISCUSSÃO Metas não alcançadas Figura 15: Proporção de gestantes que receberam orientação sobre cuidados com o recém-nascido. João Monlevade/MG, 2013. Meta: 100%

RESULTADOS E DISCUSSÃO Metas não alcançadas 20% Figura 3: Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica com tratamento dentário concluído. João Monlevade/MG, 2013. Meta: 100%

Expectativas iniciais em relação ao curso: REFLEXÃO CRÍTICA Reflexão Crítica Expectativas iniciais em relação ao curso: Teórico Processo de planejamento

REFLEXÃO CRÍTICA Significado do curso em relação à minha prática profissional Identificação/sensibilização dos problemas da USF, da ESF, da comunidade (Problemas de equipe: desorganização, falta de motivação, comportamento do médico, e falta da ESB dentro da ESF) Análise situacional APS organizada e estruturada Aprendizados mais relevantes - Planejamento/organização de atividades na equipe base nas necessidades da população

REFERÊNCIAS Reflexão Crítica BRASIL. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=313620&search=minas-gerais|joao-monlevade   Brasil. LEI nº 9.263/96 Planejamento Familiar. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9263.htm Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012. [acesso em 27 fev 2014]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/caderno_33.pdf CARDOSO, Leonardo Moura. Atendimento Odontológico da Gestante na Estratégia de Saúde da Família. Corinto, MG. 2010. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2316.pdf MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Saúde. Atenção ao Pré-Natal Parto e Puerpério: Protocolo Viva a Vida. 2 ed. Belo Horizonte (MG), 2008. Disponível em: http://maesdeminas.saude.mg.gov.br/publicacoes/pre-natal/#/2/

Reflexão Crítica OBRIGADA!