Modelos para o Desenvolvimento de Cadeias de Valor em Moçambique: Lições Aprendidas com a Contratação de Provedores de Serviços Grupo 2.

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Transcrição da apresentação:

Modelos para o Desenvolvimento de Cadeias de Valor em Moçambique: Lições Aprendidas com a Contratação de Provedores de Serviços Grupo 2

Estrutura da Apresentação Prestação de Serviços - Provedores Contratação Vs Início dos Trabalhos Gestão Conhecimento Técnico Vs Resultados Monitoria & Avaliação Aspectos para Reflexão

Contratação Vs Início dos Trabalhos Proposta técnicas com pessoal bastante qualificado; No entanto, há uma tendência de substituir o pessoal proposto, e muitas vezes a substituição não é efectiva; Contratação de pessoal com limitada experiência

Gestão Limitado conhecimento sobre aspectos de contratação – Estado Falta de uma Equipa/ Unidade de Base que serve backstop Habilidade limitadas de gestão e prestação de contas Equipas instáveis: Alteração frequentes nas equipas Falta de liquidez – dependência dos desembolsos de Projectos

Conhecimento Técnico Vs Resultados Boas Habilidades para Mobilização dos beneficiários; Capacidade de formação e capacitação dos beneficiários na componente de desenvolvimento associativo; Conhecimento limitado sobre abordagem de cadeias de valor e o agronegócio; Enfoque na produção em detrimento de outros semgmentos da cadeia (aspectos de comercialização/ mercados; Os provedores não têm recorrido a contratação de pessoal especializado; Metodologia clássica de treinamento, em vez do coaching, mentoring…

Monitoria & Avaliação Fragilidades no que diz respeito a ligação entre o desempenho físico e financeiro; Pagamentos feitos com base na elgibilidade das despesas sob ponto de vista financeiro, em detrimento de uma análise profunda do desempenho na implementação do Plano Anual de Actividades (time-base contract); Nessidade de indução tanto para Provedores e Unidades de Gestão logo no ínicio, não obstante a realidade mostrar que os Projecto ficam completos paraticamente na fase de avaliação de meio termo

2. Aspectos para Reflexão Os provedores de serviços não são capazes de provedor todos serviços; Presença e papel relevante do sector público: produção/ extensão agrícola, desenvolvimento da pesca. Desafio: aumentar número de técnicos com vista a melhorar a cobertura Papel relevante dos Provedores de serviços: estradas rurais, regularização de terra, organizações de poupança e empréstimo Vários aspectos da cadeia de valor que tanto o sector público assim como os provedores de serviços – não consideram (produção de semente, formação em agronegócio, (pré) processamento, trasnporte, transformação)

Opções de Implementação Via Instituições do Governo Via Provedores de Serviços (Grandes Empresas, ONG’s) Via Provedores de Serviços Locais (Sector Privado incluindo PME’s e Organizações de Produtores) Modelo Misto Implementado por técnicos do Estado do Sector de Pesca Número reduzido de técnicos na província Necessidade fortalecer a capacidade institucional Só em matérias específicas ou outras actividades, recorrem a contratação

Modelo Misto Fortalecer a capacidade das instituições do Governo em prover serviços de extensão e assistência técnica para o aumento da produtividade e produção agrária e pesqueira; Capitalizar a contribuição de provedores de serviços em áreas de finanças rurais, terra, nutrição e gestão de recursos naturais; Foco dos Projectos em aspectos cruciais que constituam gap ao nível da cadeia de valor, por exemplo: Fortalecimento do sector público na área de produção de sementes; Asssistência técnica (nacional ou internacional) especializada;