 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Advertisements

Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
Aula 1- Primeira fase Prof. Enf. Gislene Ramos. Conceitos Simpatia: é maioritariamente uma resposta intelectual Empatia: é uma fusão emotiva. Antipatia:
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
Especialização em Saúde da
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Centro Educacional Unificado
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
Melhoria da atenção em saúde de portadores de Diabetes Mellitus tipo II, Unidade Básica de saúde São João Batista, Colorado-RS Claudiele Tubino da Silva.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Qualificação da atenção à saúde bucal de gestantes e recém-nascidos
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Núcleo de Saúde Coletiva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Enfermagem do Trabalho
Eclea Gusso Ulaf Orientador: Gustavo Giacomelli Nascimento
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Sistema Único de Saúde SUS
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
Linhas de Cuidados: uma breve introdução
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -
CLÍNICA AMPLIADA e outros dispositivos da PNH Disciplina Enfermagem da Família – 5º Semestre UNIP – Curso Enfermagem.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Secretaria Municipal de Saúde Maria Dalva Amim dos Santos
MEDIDAS TERAPÊUTICAS EM ENFERMAGEM E COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Oficina de Serviço Social
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Atenção ao Pré Natal na UBS. Embora, nas últimas décadas, a cobertura de atenção ao pré-natal tenha aumentado, garantir sua qualidade permanece como o.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Saúde toda Hora Atenção domiciliar e saneamento básico.
TELESSAÚDE SP.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas se tornou ineficiente, viu-se a necessidade de se modificar novamente a assistência.

E foi criado uma nova política, na qual o objetivo era:  Favorecer o usuário  O profissional de saúde  E a gestão Para que a assistência se torna-se de qualidade, era preciso humanizá-la...

 Em 2003 foi criado a “POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO”  Foi traduzida em cartilhas denominadas “HUMANIZA SUS”, que introduziam a humanização na assistência.

 Humanizar é um meio para qualificar as praticas de saúde  Envolve acesso ao acolhimento  Atenção integral  Vinculo  Alem de principios como valorização da dimensão subjetiva e social, respeito às questões de gênero, etnia, raça, orientação sexual.

 São diretrizes e normas no Brasil:  A preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral  Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie  direito à informação das pessoas assistidas sobre sua saúde

 Quando se fala em saúde, a humanização é tão importante que em 2003 foi criado o humaniza SUS, que representa o Programa Nacional de Humanização  Faz parte da humanização: tratar as dificuldades de acesso dos usuarios aos serviços; as filas de espera, comunicação e informação.  Cria condições melhores e mais humanas para os profissionais e para os usuarios.

 Com a nova forma de atuar ma saúde, houve o surgimento do Programa de Saúde da Família (PSF), com a proposta de sair do método curativo passando a atuar na assistência de forma integral.  O PSF iniciou quando o Ministério da Saúde formula o Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS), com a finalidade de diminuir a mortalidade infantil e materna.  Esse programa se destina a atender o individuo e a família de forma integral e continua, desenvolvendo ações de promoção, proteção e recuperação de saúde.

 Qual o objetivo geral do PSF ?

 As equipe de PSF são capazes de resolver 85% dos problemas de saúde, prestando atendimento de qualidade, prevenindo doenças, evitando internações desnecessárias, e melhorando a qualidade de vida dos usuários.

 O que é dar autonomia ao paciente ?

 A idéia de autonomia remete ao pensamento de liberdade, capacidade do exercício ativo de si, livre decisão sobre suas próprias ações, e capacidade para construir seu trajeto de vida.  A autonomia é o modo de ser do ser humano e, portanto, uma precondição para a saúde e para a cidadania.  Ela deve ser construída em um processo de produção contínua, em sua inter-relação com a dependência, no cotidiano, mesmo quando limitada como na doença.

 O atendimento é a atenção oferecida pelo profissional.  A qualidade do atendimento depende do conhecimento das necessidades e expectativas do paciente em relação ao serviço hospitalar.  É necessário uma comunicação da melhor forma possível, tratar o cliente com empatia, respeito e interesse.

 O que é o acolhimento ?  É no do acolhimento que o profissional de saúde, através de uma escuta atenta e especializada irá identificar as necessidades do usuário, suas queixas de forma a auxiliá-lo a promover a resolução de seus problemas.

 É através do diálogo e da escuta especializada que o profissional de saúde irá estabelecer de forma continua um estreitamento da relação interpessoal com o usuário, promoverá a constituição de laços de confiança, os quais facilitarão o processo de tratamento.  É uma ferramenta que não deve ocorrer de forma isolada, entre paciente e profissional, mas deve- se estender-se além, ou seja, entre profissional e família, entre profissional e comunidade.  Vínculo na família;

 Eles têm como uma das principais funções promoverem a Vigilância à Saúde, através de atividades dentro do Centro de Saúde e nas comunidades.

 As equipes de Saúde da família são compostas por...

 Na clínica ampliada ocorre a integração dos vários serviços de saúde que estão inseridos desde a atenção básica até serviço de maior complexidade.

 Este é um instrumento formado por inúmeros profissionais de várias áreas de atuação.

 Que irão atuar de forma integrada as equipes de Saúde da Família, as equipes de Atenção Básica para Populações Específicas e com o Programa Academia da Saúde.  Através dessa integração o objetivo é complementar os serviços de saúde de forma a propiciar a ampliação das discussões de casos clínicos, que auxiliarão na produção de projetos terapêuticos específicos para um indivíduo, para uma família ou para a comunidade adstrita a uma região, de forma a garantir a promoção e prevenção da saúde.

 As ferramentas utilizadas no NASF são:  Apoio matricial: integração de profissionais especializados que visam agregar conhecimento as equipes de saúde;  Clinica ampliada: ampliação da visão sobre o usuário, família ou comunidade de forma holística não segmentar;  Projeto terapêutico singular: propostas de cuidado direcionadas a um indivíduo;  Projeto de Saúde no Território: é a criação pelas equipes de SF e pelo NASF de ações de saúde dentro de uma população através da articulação de serviços e de políticas públicas.

 podemos observar que a assistência à saúde gerada pela a constituição do Programa de Saúde da Família e, principalmente, pela Política de Humanização da Saúde, é importante para se alterar a visão de todos os indivíduos envolvidos no processo de cuidado, ou seja, do usuário, do profissional de saúde e da gestão.  A existência de uma equipe multidisciplinar de conhecimentos integrados e vinculada aos usuários possibilita o favorecimento de ações de intervenção mais adequadas a cada tipo de realidade existente no território, desde individual, familiar, como coletiva.

 O Dia em que o SUS visitou o cidadão.