Raça e imigração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFINIÇÕES.
Advertisements

BEM-VINDO À DISCIPLINA
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Racismo, Preconceito, Discriminação.
Gestão da Força de Trabalho Diversificada. 1. Diversidade.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
RAÇA E ETNIA.
Práticas informacionais: novo conceito para o estudo de usuários da informação Carlos Alberto Ávila Araújo 29/05/2015.
IGUALDADE DIFERENÇA A oposição entre igualdade e diferença é da ordem das essências, da ordem dos contrários DESIGUALDADE A oposição entre igualdade.
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
Multiculturalidade. Algumas questões: 1. O que é cultura? 2. De onde vem a cultura que aprendemos? 3. Apresente alguns aspectos culturais. 4. O que seria.
Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações empregadas em referência ao rol de direitos dos autores sobre suas obras intelectuais,
António Gedeão – Lágrima de preta  Encontrei uma preta que estava a chorar pedi-lhe uma lágrima para a analisar. Recolhi a lágrima com todo o cuidado.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos A Política do Reconhecimento Charles Taylor TAYLOR, C. "A política de reconhecimento“. In TAYLOR, C. (Org.) Multiculturalismo.
O Projeto Ético Político na trajetória e prática profissional do Serviço Social Reginaldo Dias dos Santos.
TENSÃO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
António Pedro Dores, Jul 2016
→ processos de RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS E OS GRUPOS
Discriminação & Preconceitos
DPE – DIRETORIA DE PESQUISAS
Desigualdades no mercado de trabalho
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PRECONCEITO, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL
O que foi o apartheid O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948.
A narrativa fantástica
Trabalho de Geografia-Apartheid
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
Supremacia Racial, Branquitude e Branquidade
ABORDAGEM SÓCIOCULTURAL NOS ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO
IDENTIDADE NACIONAL PROF. GABRIEL D’AVILA.
GIDDENS, A. Sociologia (FCG, 2008).
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Atender aos requisitos do texto
A Sociologia no Brasil Disciplina: Sociologia 1° ano do Ensino Médio
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 6
IMPERIALISMO.
PRECONCEITO, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL
Apogeu e declínio da influência europeia
COLETIVO YALODÊ-BADÁ. PRECONCEITO Atualmente o preconceito e assuntos relacionados a este passam compreendidos como questões inerentes ao homem, ou seja,
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
A Geopolítica do Conhecimento e a crítica decolonial
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
O conceito básico da Agenda 21
Multiculturalismo Tolerância Inclusão
Pierre Bourdieu ( ).
Aula 2 – África e Oriente Médio
Geopolítica Da América
TENSÃO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Ligue o som.
Direitos humanos dos povos indígenas
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL
I – inTrodução à linguística:
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO- RACIAIS. “As pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Diversidade na Escola e a Lei /03
Cultura: um conceito antropológico.. Cultura: conceito geral A cultura, em seu sentido mais amplo, refere-se a tudo aquilo que é produzido pela humanidade;
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Com base em apresentação de Heloisa Buarque de Almeida e textos:
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
Transcrição da apresentação:

Raça e imigração

Origens das teorias raciológicas

Variedade genética além da raça

Raça enquanto conceito sociológico

Hierarquização de elementos fenótipos

racialização

etnicidade

Irish-americans

Curdos – grupo étnico sem nação

Minorias étnicas

preconceito

discriminação

racismo O racismo é a formação de uma hierarquia social a partir de categorias raciais. o racismo é uma crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural. O racista cria a raça no sentido sociológico, ou seja, a raça no imaginário do racista não é exclusivamente um grupo definido pelos traços físicos. A raça na cabeça dele é um grupo social com traços culturais, lingüísticos, religiosos, etc. que ele considera naturalmente inferiores ao grupo a qual ele pertence. De outro modo, o racismo é essa tendência que consiste em considerar que as características intelectuais e morais de um dado grupo, são conseqüências diretas de suas características físicas ou biológicas.

Racismo institucional

Teorias psicológicas

Hierarquia e afeto

Novo racismo Com o fim do discurso de inferioridade biológica de alguns grupos humanos, ganhou terreno a ideia de racismo cultural. Os grupos foram hierarquizados culturalmente e os inferiores são aqueles de assimilarem uma “cultura padrão” Nos Estados Unidos, os negros são tratados como um grupo incapaz de assimilar os valores da sociedade norte-americana, aprisionadas em uma cultura do “gueto” Na Inglaterra, os paquistaneses, da mesma forma, são tratados como uma minoria que não compreende os códigos culturais que orientam os cidadãos ingleses.

Brasil: o fim da democracia racial? A ideia de Democracia Racial se constituiu enquanto discurso da identidade nacional brasileira em meados do século XX. Casa Grande & Senzala, obra de Gilberto Freyre, desafiou as ideias raciais no Brasil e possibilitou a celebração de nação formada por “três raças”. Entretanto a Democracia Racial que marcou o imaginário nacional dos brasileiros não propiciou a ascensão da população durante picos de crescimento da economia brasileira. Há, portanto, uma contradição entre democracia racial e realidade social, denunciada pelo movimento negro brasileiro. Com as ações afirmativas o debate sobre raça ganha uma outra dimensão.

Eua: era pós-racial? Depois da era dos direitos civis, com aprovação de leis que garantiram o direito de voto e o fim da segregação, a sociedade norte-americana passou a gestar a ideia de fim do problema racial. Entretanto, autores como Michelle Alexander e Angela Davis, demonstraram uma reestruturação da hierarquia racial impulsionada por processos como o encarceramento em massa. Atualmente, o Black Lives matter questiona a era Pós-racial reforçada com a eleição de Obama em 2008.

branquitude A branquitude é um lugar de privilégios simbólicos, subjetivos, objetivo, isto é, materiais palpáveis que colaboram para construção social e reprodução do preconceito racial, discriminação racial “injusta” e racismo. Uma pesquisadora proeminente desse tema Ruth Frankenberg define: a branquitude como um lugar estrutural de onde o sujeito branco vê os outros, e a si mesmo, uma posição de poder, um lugar confortável do qual se pode atribuir ao outro aquilo que não se atribui a si mesmo

Modelos de integração étnica (assimilação)

Melting pot

Pluralismo cultural (multicultural)

Genocídios

Modelo clássico

Modelo colonial

Impacto da imigração

diásporas

Atração de trabalhadores

rascismo

Xeno-racismo O xeno-racismo se manifesta a partir do momento em que estrangeiros são definidos a partir de marcadores físicos, que não são necessariamente reais. Ou seja grupos estrangeiros passam se transformam em uma minoria racial As extrema-direitas passam a exigir uma lealdade nacional e exigir a expulsão dos imigrantes