CIM – Computer Integrated Manufacturing Prof. Dr. Airton Nabarrete FEI / IECAT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
22 ANOS EVOLUINDO COM VOCÊ! Fernando Penna Rodolfo Krautheim.
Advertisements

6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
MÓDULO 9. Moreira (2008) Processo 2: equipamento de uso especial ou dedicado Processo 1: equipamento de uso geral ou universal Unidade por.
Quem usa se destaca. Ruris é um produto tecnológico para o agropecuarista moderno que possui visão ampla do negócio e um olhar para o futuro, rompendo.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.
“REDES DE COMUNICAÇÃO”. INTEGRANTES: Alexandre Marques Leandro Novais Leiza Costa Marcos Heleno Polyane Stéfane.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
Processos Produtivos Professor: Vagner Alves da Silva
A Alltech dispõe de um software de gestão empresarial (ERP), constituído de módulos integrados que compartilham dados entre si.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Apoio Empresariais Sistemas Colaborativos Sistemas de Processamento de Transação Aplicativos Empresariais.
Roberto Bacca Brunetto Orientador: Francisco Adell Péricas.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
Faculdades Integradas de Taquara Gestão Empresarial Marcos D. da Silva Tierre Ardigó Taquara, Agosto de 2012.
 Auxilia as empresas a planejar suas necessidades de recursos, com o apoio de sistemas de informações computadorizadas;  Técnica para converter a previsão.
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Softwares Ecalc Entenda, de um modo geral, como nossos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
PHP Linguagens e Técnicas de Programação
Gestão Estratégica de Custos
CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL
Resultados e Discussões
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Gestão Eficiente de Informática Aplicada
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Sistemas de Informação EM MARKETING
Aprendizagem do Século XXI
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
1 Automação industrial  O que é?  O que faz?. 2 Automação industrial  Automação X automatização  Tecnólogo em automação industrial.
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
PLANEJAMENTO DE EQUIPAMENTOS
Ciência & Engenharia da Computação
Projeto Estruturado de Redes
RECAPITULANDO O CONCEITO
Segurança e Controle de Recursos de Sistemas e Informações
1ª Reunião do Subgrupo de eSocial
MBA em Marketing e Comunicação
Uma perspectiva funcional – Parte 1 Setembro/2015
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Classificação de Materiais.
Renato Dutra, D.Sc. Manoela Tagliaferro, M.Sc. Aline Escarlate
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
A Importância das TIC na Restauração
Logística e Gerenciamento da
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
Evolução dos Sistemas de Automação Jair Jonko Araujo
MargemMargem Margem Margem ESTOQUE E COMPRAS 1 MargemMargemMargemMargem Margem INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA.
Software para Gestão Empresarial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Engenharia de instalações
O que é Estoque. O que é Gestão de Estoques
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Engenharia de Produção Implantação da Manufatura Enxuta em célula de produção Professor Orientador Espsc. Alaor Prado Alunos: Francisco Moises Theodoro.
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Universidade Federal Fluminense Curso de Engenharia de Produção Arranjo Físico Industrial Prof. Artur Pessoa.
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
Figura: Seiri – Senso de Utilização
Software para Gestão Empresarial
Sistemas Embarcados Prof. Dr. Cesar da Costa
Transcrição da apresentação:

CIM – Computer Integrated Manufacturing Prof. Dr. Airton Nabarrete FEI / IECAT

Conceito Conceito Histórico Histórico CIM Vantagens / Desvantagens Vantagens / Desvantagens Softwares Relacionados – Ilhas de Automação Softwares Relacionados – Ilhas de Automação Aplicações Aplicações CIM X Engenharia Simultânea CIM X Engenharia Simultânea Modelos Modelos Exemplos Exemplos

Conceito CIM CIM pode ser definido como um modelo que integra todos os sub-sistemas da empresa fazendo com que haja um fluxo dinâmico e eficiente das informações entre esses sub-sistemas.

Conceito - Definições CIM “CIM representa uma forma específica de funcionamento de um sistema de produção que passa pela integração organizacional suportada e alavancada pela informática“ [COSTA, 1995].

Conceito - Definições CIM “CIM é a integração total da manufatura da empresa com o uso da transmissão de dados integrada e unificada nos sistemas, com filosofias administrativas modernas que melhoram a eficiência organizacional e a do corpo de funcionários” [VAJPAYEE, 1995]

Conceito - Definições CIM “O conceito de CIM objetiva dispor rapidamente a correta informação (dados), no lugar certo, na hora certa e no formato certo, por toda a empresa” [VERNADAT 1999].

Conceito - Definições CIM “O coração de um sistema CIM é a integração do projeto, produção, distribuição e funções financeiras dentro de um sistema coerente suportado por uma rede de sistemas computacionais, formada basicamente, por: computadores, banco de dados e controladores programáveis” [MOURA, 1996]

Histórico CIM Década de 70: surgimento do CIM pela IBM, Honeywell-Bull, etc. Década de 80: pouco desenvolvimento! Década de 90: Consórcios com empresas japonesas ( NUMMI - GM, Honda - Rover ) continuou o desenvolvimento.

Vantagens - Tangíveis CIM - Maiores lucros - Menor trabalho direto - Maior utilização das máquinas - Redução das perdas e do retrabalho - Aumento da capacidade produtiva - Menor tempo para desenvolver novos produtos - Menor atraso nas datas de entrega - Redução de estoques

Vantagens - Intangíveis CIM - Elevação do moral do empregado - Ambiente de trabalho mais seguro - Imagem melhorada para o cliente - Maior flexibilidade na programação da atividades - Facilidades na contratação de novos funcionários - Aumento na segurança do trabalho.

Desvantagens CIM - Risco elevado de comprometimento - Falta de cultura sobre o CIM - Falta de capacitação tecnológica - Falta de capacidade de aprendizado

Ferramentas de Auxílio ao Planejamento e Produção nas Células de Automação CIM - CAE (Engenharia Auxiliada por Computador) - CAD (Projeto Auxiliado por Computador) - CAPP (Planejamento do Processo) - CAM (Manufatura Assistida) (CAP, CAT e CAQ) - MRP e MRP II (Planejamento de todos os recursos da produção)

Modelos para o CIM CIM - Modelo Y - Modelo AWF - Modelo Wheel

Modelo Y CIM 1.Pré-projeto – CAE 2.Especificação e Geração dos Desenhos – CAD 3.Lista de Materiais – Banco de dados 4.Planejamento do processo - CAPP 5.Disposição dos Equipamentos e Fluxos dos Materiais 6.Programas para máquinas CNC - CAM 7.Planejamento e controle da Produção - MRP 8.Plano mestre de produção 9.Cronograma das ordens de fabricação e montagem 10.Envio das ordens de compra de componentes

Modelo Y CIM

CIM Melhor resultado para empresas que: 1. Produzam por lotes repetitivos ou customizados segundo o pedido do cliente; 2. Trabalhem com alto conteúdo tecnológico onde: O projeto e o reprojeto sejam freqüentes; Haja complexidade em termos de números e processamento de ordens, etc; 3. Tenham informações tecnológicas organizadas e disponíveis.

Modelo AWF CIM

Integração da Manufatura -> Modernização CIM