Fontes alternativas de energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Advertisements

FONTES DE ENERGIA.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Não renovável ENERGIA OVERVIEW Formas Fontes Conceitos Furukawa - IFUSP Yamamura - FUNDUNESP.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Tipos de energiaTipos de energia Nomes : Ana Carolina Fernandes e Marcia Silva Turma :501 Professora : Andrea Loureiro.
Tipos de Energia. Energia Elétrica Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que.
E NERGIA DETECTADA PELO OLHO. A S LÂMPADAS E TOCHAS FUNCIONAM TRANSFORMANDO ELETRICIDADE OU CALOR EM ENERGIA LUMINOSA. A LUZ É UMA SÉRIE DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
 Recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente. E o sol é a maior fonte.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
As fontes não renováveis são finitas e esgotam-se, como, por exemplo, um poço de petróleo (que não pode ser enchido), pois este combustível é resultado.
CLIMA FRIO E AQUECIMENTO GLOBAL NOMES: Thiago Fujinaga e Victor Rafael.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Instalações Elétrica de Alta Tensão I Energia Eólica.
Comunicação e Linguagem Educação ambiental Tema : Energia Elétrica PROBLEMAS E SOLUÇÕES NO BRASIL E NO MUNDO.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROF.ª THAÍS SUEMI MORITA.
Rodrigo Duarte.
Clique para iniciar....
Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida
CALOR E SUAS FORMAS DE TRANSMISSÃO
Fontes Energéticas Evolução Histórica
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A Geração de energia elétrica e o Desenvolvimento sustentável
METANOL O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, seu processo mais antigo de obtenção, e de onde,
Fontes Energéticas Evolução Histórica
CINÉTICA QUÍMICA II.
Energia.
PROJETO P5 Clique para iniciar....
Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco.
ENERGIA GEOTÉRMICA CONCEITO VANTAGENS DESVANTAGENS FUNCIONAMENTO
Ciências da Natureza e suas
CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA
O que é energia solar ?.
Energia e Tipos de energia
recursos não energéticos
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
TECNOLOGIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Professor: Régis Lopes Nogueira INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Campus Apodi.
Energia eólica.
Grupo1 – MIEM José Pereira Luís Tunes Maria Barbosa Paulo Abreu
A solução para o futuro:
FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS: ENERGIA SOLAR
Máquinas de Fluxo Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva
Módulo 9 Pág. 37 á 49 Fontes de energia  Fylipe Alves.
São Paulo, 09 de setembro de 2013
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FONTE PRIMÁRIA NUCLEAR
Universidade de Mogi das Cruzes
ESCOLA ESTADUAL PAULO DE SOUZA FIRMO – EXTENSÃO JIBOIA
Energia renovável HIGOR KAYWRYA CIBELY GIOVANA BIA MARIA ISAAC ERICA SUZANA MARIA CARVALHO.
AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Profº Msci. Daniel de Santi 7º Semestre 2014 Conteúdos de Ciências Naturais para o 1º Ciclo: Fontes de Energia.
Biocombustíveis.
Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Energias alternativas
O amadurecimento do ser envolve alguns tropeços e saiba que não teríamos novas árvores se os frutos não caíssem!
FONTES DE ENERGIA UT12 ALTERNATIVAS
Energia e Recursos Naturais
ENERGIA NUCLEAR.
ENERGIA ¹.
recursos não energéticos
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia.
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Treinamento Técnico- Dimensão Ambiental Novos Instrumentos de Planejamento.
LEB 244 – Aula 2 Parte 1 Conceitos de Energia
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

Fontes alternativas de energia Novas fontes de obtenção de energia.

Energia nuclear Fusão nuclear: Fusão de átomos de hidrogênio, em situações de extrema temperatura e pressão – é o processo de geração de energia das estrelas, como o Sol. Não produz resíduos radioativos como a fissão nuclear e a radioatividade dissipa rapidamente.

Energia solar A energia solar térmica é obtida por meio de coletores planos ou de concentradores solares. É mais usada para gerar calor, não somente para aquecimento de água no uso doméstico ou em piscinas, mas também para secagem ou aquecimento industrial, enfim, para uma série de aplicações. A energia solar fotovoltaica é obtida quando a radiação solar é diretamente convertida em energia elétrica por meio de efeitos da radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. Entre os materiais mais adequados para a conversão da radiação solar em energia elétrica, os quais são usualmente chamados de células solares ou fotovoltaicas, destaca-se o silício. Produtores em 2010 - Alemanha (9,785 MW), Espanha (3,386 MW), Japão (2,633 MW), EUA (1,650 MW), Itália (1,167 MW),República Tcheca  (465 MW),Bélgica (363 MW), China (305 MW), França (272 MW) e Índia ((120 MW).

Energia geotérmica É produzida a partir do calor interno da Terra em regiões tectonicamente instáveis, isto é, em locais de encontro ou separação de placas tectônicas onde se verifica a ocorrência de vulcões e terremotos. É usada para gerar eletricidade e para aquecimento em ambientes fechados, por meio de tubulações por aonde circulam água quente e vapor.

Energia eólica A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos; é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das hélices e da velocidade do vento. É viável em regiões de ventos constantes com velocidade superior a 3,6 m/s.

Energia eólica

Energia eólica no Brasil

Energia de ondas

Usina de ondas –Ilha Rasa – Praia de Ipanema (RJ) http://www.lorencinibrasil.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/02/usina-de-ondas.jpg

Biomassa Abrange todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia. A biomassa é uma forma indireta de aproveitamento da luz solar: ocorre a conversão da radiação solar em energia química por meio da fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos. A utilização de biomassa é significativa em vários países do mundo na produção de biocombustíveis (etanol e biodiesel), fermentação de matéria orgânica para gerar biogás em biodigestores, uso de bagaço de cana-de-açúcar na geração de energia elétrica, no uso de lenha e carvão vegetal, entre outros usos.

Os dois principais biocombustíveis líquidos são o etanol (extraído de cana-de-açúcar e utilizados nos veículos leves) e, mais recentemente, o biodiesel (produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais, utilizados principalmente em ônibus e caminhões). Atualmente, a Alemanha, os Estados Unidos e o Brasil são os maiores mercados mundiais de biodiesel. Outros importantes mercados são a França, a Espanha, a Itália e a Argentina.

Biodigestor Biodigestor é um tanque protegido do contato com o ar atmosférico, onde a matéria orgânica contida nos efluentes é metabolizada por bactérias anaeróbias (que se desenvolvem em ambiente sem oxigênio). Neste processo, os subprodutos obtidos são o gás (Biogás), uma parte sólida que decanta no fundo do tanque (Biofertilizante), e uma parte líquida que corresponde ao efluente mineralizado (tratado). A tecnologia de biodigestores já tem pelo menos duas décadas no Brasil. Iniciou-se com modelos provenientes da China e Índia. http://1.bp.blogspot.com/-- bsVMDr0ZWc/UhY2dvFMHFI/AAAAAAAABVg/gh6hvgeeHpE/s1600/Biodigestor.JPG