MÓDULO 4 Plano de negócios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Apresentação do Projecto Ciência na Escola Hugo Domingos Administrador do projecto.
Descrição – Actividades – Promoção – Participação – Contactos.
PLANO DE MARKETING O Seu Nome. Resumo de Mercado  Mercado: Passado, presente e futuro  Rever as alterações na quota de mercado, liderança, participantes,
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
Projeto em Consórcio Otimização da Mobilidade Transnacional VET em Rede III.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
MÓDULO 1 A ideia de negócio.
O que seria o símbolo? É o logo?
ORIENTAÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES ORAIS 2017
Redes Sociais - Diretrizes
Base Nacional Comum Curricular
Valéria Maria Lauande Março/2010
ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - APEC
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Ciclo de vida dos Projetos
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
22ª Reunião Técnica – Porto Velho/RO
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
CONTABILIDADE GERENCIAL
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Aprendizagem do Século XXI
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Elaboração de Projetos
Professor Norival Carvalho Cunha
BENCHMARKING.
Vendendo um produto ou serviço
GRUPOS.
Título do trabalho: Usar o mesmo nome do Resumo expandido
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
Vender um Produto ou Serviço
Professor Norival Carvalho Cunha
Técnicas de Apresentação para Banca de TCC
Ficha de inscrição Nome completo: Empresa: Área/Depto: Cargo:
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
PROJETO VESTIBULAR Benchmarking  ESPM  Albert Einstein – Medicina  Insper Avaliações Diferenciadas à partir da 2ª fase.  Número maior de candidatos.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Pronatec – Capetinga MG.
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
NOME DO ALUNO Banca Examinadora Orientador: Prof Prof
Conteúdo das atividades locais de comunicação interna
Trabalho de Conclusão de Curso I
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
Titulo do Estudo, do Projeto....
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Nome dos autores Instituição/ Programa que faz parte
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
BENCHMARK O que é BENCHMARK
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Como chegar: Use esses slides e anotações para criar o seu projeto.
Cargo: Analista de Controladoria Sênior (31380)
Orientações Gerais Para Elaboração do Poster
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Stakeholders Profª Cynara Carvalho
Elaboração do Plano de dados Abertos (PDA)
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
Orientações Gerais para alunos e orientadores
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
NOME DO ALUNO Banca Examinadora Orientador: Prof Prof
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
03 - PRODUTO Marca: Dados Completos : PRODUTO Marca: Dados Completos :
Template para elaboração do pôster
Transcrição da apresentação:

MÓDULO 4 Plano de negócios

Tema 1 Introdução Um plano de negócios é um documento que descreve o seu negócio, os seus objetivos, estratégias, mercado-alvo e as previsões financeiras. É um modelo para o futuro da empresa. Os planos de negócios podem variar enormemente em extensão, estilo e conteúdo, mas a chave é assegurar que o documento é realista, prático e revisto regularmente. Não só deve definir a direção para o seu negócio, mas também agir como um ponto de referência para medir o desempenho. A sua equipa será apoiada na preparação de uma apresentação onde todos os elementos-chave de um plano de negócios serão descritos. O resultado final será ser utilizado pelos representantes da equipa que vai participar na reunião final para a seleção da melhor ideia de negócio transnacional.

Tema 2 A apresentação final Antes de iniciar a elaboração do seu plano de negócio final, deve concordar com todos os membros do seu grupo transnacional o negócio grupo em dois fundamental aspectos: Quem é que vai trabalhar em cada seção da apresentação? Qual software específico vai usar para colocar todas as seções juntas e apresentá-las perante o júri para a seleção da melhor ideia?

Tema 2 A apresentação final A apresentação das ideias de negócio deve incluir os seguintes elementos e informações: Explicação da ideia Explicação do nome e logotipo Organograma Funções e recursos humanos Pesquisa de mercado - Gráficos Análise de concorrentes Tipo de Empresa Sede da empresa Estratégia de publicidade Acordos comerciais Processo burocrático Estratégias de mercado Estimativa orçamental de três anos Requisitos financeiros Considerações e agradecimentos Para facilitar a preparação do documento, é aconselhável dividir as seções listadas à esquerda por quatro sub-grupos. SUB-GRUPO 1 País dos alunos que criaram o logotipo e a imagem visual da ideia SUB-GRUPO 2 País dos alunos onde a futura empresa será aberta SUB-GRUPO 3 País dos alunos que têm Economia como disciplina curricular. SUB-GRUPO 4 País dos alunos que têm Marketing como disciplina curricular

SUBGRUPO 1 As suas responsabilidades são: Tarefas Elaboração de elementos gráficos para a melhoria da apresentação, Eventual preparação de material promocional adicional (folhetos, cartazes, vídeos, sites,páginas de redes sociais, etc...), Recolha de todas as seções dos outros sub-grupos, Preparação da versão final da apresentação. Tarefas Se não tiver feito isto ainda, crie um grupo no Google e convide todos os membros do grupo transnacional para participar Identificar o melhor software para desenvolver a sua apresentação final Office PowerPoint (Se todos os sub-grupos o tiverem) Open office Impress Prezi ou Emaze ou SlideDog ou Google Slide ou apenas o Google – é preferencial a utilização de «programas de licença grátis«.

SUB-GRUPO 2 As suas responsabilidades são: Tarefas Identificação de todos os recursos humanos necessários Atribuição das tarefas a todos os alunos das equipas transnacionais Preparação de todos os documentos necessários para o arranque da companhia Identificação e descrição das sedes da empresa. Tarefas Preparar o gráfico organizacional utilizando preferencialmente um software livre como Gliffy ou Smart Draw. Entrevistar os colegas internacionais através do Skype e atribuir-lhes uma Função na empresa Visitar uma incubadora de empresas / associação empresarial e pedir apoio para preparar toda a necessária documentação Identificar o edifício adequado para a sua empresa, pedir as fotos, mapas e uma estimativa do custo de aluguer/compra

SUB-GRUPO 3 As suas responsabilidades são: Tarefas Preparar as seções financeiras da apresentação Investigar se e como pode criar acordos comerciais com outros grupos Definir um plano de investimentos para a start-up e lançamento da sua ideia de negócio. Tarefas Perguntar e coligir informação de todos os outros sub grupos Usar um software para preparar uma estimativa de orçamento de seu ideia de negócio de três anos (Excel, enloop ou Bplans ou iPlanner) Contactar um patrocinador local e internacional Pedir a um banco local um plano de viabilidade.

SUBGRUPO 4 As suas responsabilidades são: Tarefas Comparação dos relatórios nacionais sobre a pesquisa de mercado, bem como o concorrente análise Descrição do processo de decisão para a escolha do público alvo final e do país selecionado Elaboração de uma estratégia final de marketing nacional e europeu Tarefas Pesquisar e descrever os concorrentes principais Analisar dados de pesquisa de mercado e fornecer detalhes sobre como e porquê decidiu se concentrar em um certo grupo alvo e num país específico (ou internacional) Criar um vídeo que descreva o seu grupo alvo e a sua estratégia de mercado (Stupeflix ou WeVideo ou kizoa)

Atividade final do módulo Visitas técnicas a incubadoras de empresas Orientação para professores Um dos aspectos-chave na elaboração de um plano de negócios é ter uma consciência completa sobre os vários requisitos administrativos, burocráticos e financeiros para o arranque de um tipo específico de empresa. Mesmo que nem todos os sub-grupos nacionais funcionem em preparação das mesmas seções da apresentação final, é fundamental que todos os alunos envolvidos no projeto adquiram conhecimentos básicos sobre os diferentes tipos de empresas em seu país, o processo burocrático para abri-los, bem como os princípios para a preparação de um orçamento estimado de três anos e a identificação das necessidades financeiras. Se o currículo dos alunos não incluir temas relevantes para a aquisição destas competências, a melhor maneira é organizar uma visita a uma incubadora de empresas ou uma organização semelhante em sua área, onde podem participar num workshop prático focado em sua ideias de negócio transnacionais.

Reunião em Junho 2016 O principal objectivo da mobilidade transnacional será a seleção da melhor ideia transnacional. É aconselhável que a reunião seja participada pelos diretores do produto / operação de cada um dos sub-grupos nacionais. Se uma escola quiser trazer mais alunos, sugerimos que seja escolhido o líder da equipa ou o gestor de Comunicação. Quando os alunos voltarem à escola, um evento de divulgação final deve ser organizado a fim de apresentar as ideias transnacionais de negócios, bem como os resultados do projecto, a outras escolas e as partes interessadas.