Desafios do amor conjugal na contemporaneidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Advertisements

Gênero e sexualidade nas escolas: leituras que nos aproximam do campo dos direitos humanos, de alunos e professores Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
Anthony Giddens O Mundo na Era da Globalização. O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala.
8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
Janice Inchauspe Pereira RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil e o Mundo no Século XXI Dra Janice Inchauspe.
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.

O PROPÓSITO DO CASAMENTO !
14 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS.
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2 semestre de 2016 FEUSP
Direitos e Deveres dos Cidadãos
O que pesquisa o historiador
Lição 4 “Os gêneros na Bíblia”.
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
GRUPO DE PASSOS Espaço para viver um aprofundamento nos 12 Passos
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Adolescência: virtudes e desafios
Marx – Ideologia Sociologia.
Não se assustem, ou como ler um texto sem desistir
LIÇÃO 5 – DEIXANDO PAI E MÃE
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Século XIX.
LIÇÃO 13 - A FAMÍLIA DO SÉCULO XXI
Heredogramas.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
A FELICIDADE PARADOXAL
Questões sociais e psíquicas que
O Projeto “O exército do Rei Corpo contra a Bruxa Sida” é um livro com trilha sonora que pode ser lido como uma aventura para crianças ou como um instrumento.
Adolescentes/jovens e suas simbologias
Realidade e Senso Comum
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Implicações Práticas e Conclusões.
Pedagogia Profa. Lucia Breno
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Introdução à Sociologia
CONCEITUAÇÃO DE FAMÍLIA
Curso Básico de Espiritismo
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado,
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado,
A menor de todas as sementes e se torna a maior de todas
“O dinheiro não é necessariamente uma maldição “O dinheiro não é necessariamente uma maldição. Se for corretamente usado, ele é de grande valor,
Missão 2010 Catequese e Missão Edições Salesianas.
O Anfitrião como fator de crescimento da célula
A VOCAÇÃO.
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Função social dos sacerdotes
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
A PERSPECTIVA FEMINISTA – modos de produção intelectual das mulheres sobre a arquitetura
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
Filosofia Moderna Pascal e Spinoza
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
SOLENIDADE DA SAGRADA FAMÍLIA
O QUE É Ideologia de Gênero
Desafios da Igreja e do Evangelho diante da cidade
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
AS EMOÇÕES NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
A docência na educação superior
Direitos Humanos e Sociambientais: conjuntura internacional e desafios na América Latina! Encontro JPIC Capuchinhos São Pedro, janeiro/2018 Foto: Noemi.
Transcrição da apresentação:

Desafios do amor conjugal na contemporaneidade

BIBLIOGRAFIA

Na Internet

Visão fenomenológica Uma breve resenha histórica das mudanças que envolvem a visão do casamento e dos papeis masculinos e femininos

A visão bíblica no relato P: homem e mulher Relato P: o projeto: “ Elohim diz: façamos” (asah) (convoca à co- criação) O humano ‘Adam (no topo do cerimonial da criação) A nossa Imagem (cèlém) e senmelhança (dmût) Para dominar a terra (natureza) Relato P : a realização: “Elohim criou algo novo (barah) A humanidade (macho/fêmea) A imagem (a semelhança deve ser conquistada) Para frutificar/miltiplicar, encher a terra, submeter/dominar seres vivos.

A visão bíblica no relato J: homem e mulher Há-ádam e modelado a partir de Há-adamah (terra: vínculo com o universo físico) ->pó-> morte (único ser consciente de sua morte) Recebe diretamente de Deus o sopro de vida: a fala (ele pode representar e nomear o resto das coisas) Paralelo entre criação do Eden (prazer) - colocado a disposição do humano, desde que ele respeite o limite (árvore do conhecimento do bem e do mal)-> o humano não tem a cesso à totalidade, vive na falta – e a criação da mulher O humano não é feito para viver só e sim em relação| A mulher é modelada a partir de uma “ferida” do lado do humano (costado, vida), ambos estão relacionados a essa ferida. Ela fica frente a frente (confronta), a relação supõe o reconhecimento do outro como outro (a falta) Mas o homem não entende a “alteriadade” da mulher: Esta é osso do meu osso, esta é isha porque é tirada de ish.

Algumas transformações da estrutura familiar Inclusão da mulher na esfera pública (trabalho), em detrimento da esfera privada do lar Anos 60/70: luta perla igualdade de direitos na esfera sexual (mulher reivindica direito ao prazer) Progressivo isolamento da família nuclear Divisão de tarefas e corresponsabilidade financeira (fim do mito mulher do lar e homem provedor) Aumento do número de famílias reconstruídas A estrutura triangular (mãe, pai, filho), na família reconstruída, torna-se uma estrutura pentagonal (filho)pentagonal (mãe, pai, madrasta, padrasto, filho), tornando mais complexas as identificações com os papeis tradicionais A dinâmica falta x falo se complica (cf documentário The mask you live in):reivindicação dos movimentos feministas e crescente machismo.

Desafios contemporâneos: o consumo Nos anos 50 ainda prevalece, na esteira da era vitoriana, uma preocupação em domesticar os instintos mais primitivos (recalcar os desejos), que se manifestaram de forma trágica na II Guerra Mundial (cf. documentário da BBC na Internet: The century of the Self) Ao mesmo tempo, a partir das descobertas De Freud, nascem novos conceitos. O discurso da propaganda, surgido durante o nazismo, se torna o discurso da publicidade, do marketing, da RP -> Preocupação em impulsionar o consumo (estimular o desejo) Nos anos 60 -> revolução sexual, busca da liberdade individual prevalecendo sobre os compromissos da tradição, da religião e das obrigações impostas pelo Estado Nota-se no fim do século XX, um progressivo shift do discurso preocupado com o conteúdo da mensagem, para um discurso preocupado com o fascínio da própria mensagem, cada vez menos preocupada com a realidade da coisa em si (mudança marcada na filosofia com o progressivo abandono do discuros metafisico e das Grandes Narrativas). A era da Internet cria um mundo virtual onde realidade e projeções internas se misturam

Visão da psicologia pessoal e interpessoal Uma breve análise dos aspectos emocionais que envolvem a vida a dois.

Vida amorosa e desenvolvimento primitivo

A experiência do Self

O complexo de Édipo e sua influência na vida amorosa

As armadilhas da idealização, da projeção e da identificação projetiva

Do apaixonamento ao amor maduro: o filme “Para Sempre” (Vows)

Os cinco ingredientes da vida amorosa