Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Estado Qual é a sua função.
Advertisements

Platão: o rei filósofo A cidade ideal.
Éticas na Grécia Antiga
Introdução à política Aristóteles e Platão.
A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO E A CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DE SÓCRATES, “O PAI DA FILOSOFIA”. SÉCULO V a. C.
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
ARISTÓTELES.. “Aristóteles representa o apogeu do pensamento filosófico grego, e o mesmo se pode dizer para a filosofia do direito. Após sua morte, durante.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
A FELICIDADE QUESTÕES FILOSÓFICAS: O QUE É FELICIDADE? QUAIS SÃO AS FONTES DA FELICIDADE? COMO DE AGIR PARA SER FELIZ?
CAUSAS E ORIGENS DA FILOSOFIA Prof. Leonardo Oliveira de Vasconcelos.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Considerações gerais acerca do pensamento platônico
FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO
Poder, dominação e política
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
Sociologia Política Prof. Dr. André Zanetic
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
Santo Agostinho.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Metodologia do Ensino de Física I
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Introdução ao estudo da Psicologia
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
FILOSOFIA MEDIEVAL.
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
1º bimestre Temática central: Política e sociedade
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Filosofia Política Da Antiguidade à Idade Média
Filosofia Política – Parte 2 Da Antiguidade à Idade Média
Da Escolástica e o Pensamento Moderno dos sécs. XVI e XVII
ÉTICA E ALTERIDADE NA ATUALIDADE As Origens da Cidadania.
APOIO.
ΦIΛHBOΣ Rhebeca Cristina Gonçalo
Gestão Democrática.
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
Aristóteles Ética & Política
Aula 2 – Filosofia Clássica
09/11/2018 Práticas Judiciárias.
KARL POPPER: “OS LIMITES DA CIÊNCIA”
Conceitos O Poder Formas de Poder
FUNDAMENTOS DE POLÍTICA PÚBLICA
Teoria das Ideias Reminiscência Divisão da Alma
ÉTICA E POLÍTICA EM ARISTÓTELES E MAQUIAVEL.
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Santo Agostinho 06/12/2018.
Aristóteles.
Filosofia moderna Immanuel Kant “O maior filósofo dos tempos modernos”
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
Período Moderno Módulo 03 Maquiavel e Descartes
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
ARISTÓTELES.
Módulo 1 Capítulo 4.
Aula: Renascimento e Modernidade
Religião e estado Capítulo 8.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Revisão para NL-2 (UT-8).
Filosofia Política. “A vila” Qual a melhor filosofia política para essa nossa vila?
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS FILOSOFIA Próximo Caderno 3 » Capítulos 3 e 4 UNIDADE 3.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade: compreender as principais teorias de Platão e Aristóteles acerca da política; reconhecer quais são as boas e más formas de governo para esses dois filósofos.

Resposta: Segundo Platão, o bom governo era composto por poucos governantes, que seriam os melhores, os mais bem preparados para governar. Eles deveriam passar por várias disciplinas e estudar com afinco a Filosofia, sendo guiados pelo bom uso da razão. Com esse questionamento, os alunos serão levados a pensar sobre o que é uma boa forma de governo, tema muito presente nas teorias políticas da Antiguidade. Mais tarde, eles poderão confrontar suas respostas à pergunta com o pensamento de Platão.

Segundo Platão, o bom governo era composto por poucos governantes, que seriam os melhores, os mais bem preparados para governar. Resposta: Segundo Platão, o bom governo era composto por poucos governantes, que seriam os melhores, os mais bem preparados para governar. Eles deveriam passar por várias disciplinas e estudar com afinco a Filosofia, sendo guiados pelo bom uso da razão. Com esse questionamento, os alunos serão levados a pensar sobre o que é uma boa forma de governo, tema muito presente nas teorias políticas da Antiguidade. Mais tarde, eles poderão confrontar suas respostas à pergunta com o pensamento de Platão.

Eles deveriam passar por várias disciplinas e estudar com afinco a Filosofia, sendo guiados pelo bom uso da razão. Resposta: Segundo Platão, o bom governo era composto por poucos governantes, que seriam os melhores, os mais bem preparados para governar. Eles deveriam passar por várias disciplinas e estudar com afinco a Filosofia, sendo guiados pelo bom uso da razão. Com esse questionamento, os alunos serão levados a pensar sobre o que é uma boa forma de governo, tema muito presente nas teorias políticas da Antiguidade. Mais tarde, eles poderão confrontar suas respostas à pergunta com o pensamento de Platão.

Resposta: Segundo Aristóteles, “o homem é um animal político”, ou seja, para esse filósofo, a política é uma tendência natural dos seres humanos. Com essa pergunta, os alunos deverão pensar sobre o lugar que a política ocupa na vida humana. Mais tarde, eles poderão confrontar suas próprias ideias sobre o assunto com o pensamento de Aristóteles.

Segundo Aristóteles, “o homem é um animal político”, ou seja, para esse filósofo, a política é uma tendência natural dos seres humanos. Resposta: Segundo Aristóteles, “o homem é um animal político”, ou seja, para esse filósofo, a política é uma tendência natural dos seres humanos. Com essa pergunta, os alunos deverão pensar sobre o lugar que a política ocupa na vida humana. Mais tarde, eles poderão confrontar suas próprias ideias sobre o assunto com o pensamento de Aristóteles.

Criaram a democracia, regime em que os cidadãos exerciam cargos públicos e davam suas opiniões sobre o que era melhor para a pólis. Mencionar que os gregos inauguraram uma forma de exercício de poder, baseada em leis, que teve grande influência na organização das sociedades ocidentais. Ressaltar, ainda, que eles criaram a democracia, regime em que os cidadãos exerciam cargos públicos e davam suas opiniões sobre o que era melhor para a pólis.

O modelo ideal de pólis, para Platão, previa um lugar para cada cidadão. Esse lugar seria definido com base em um processo educativo, o que será visto no slide a seguir. No decorrer desse processo, o desenvolvimento dos cidadãos em cada uma das disciplinas estudadas determinaria a classe da qual eles fariam parte.

O modelo ideal de pólis, para Platão, previa um lugar para cada cidadão. Esse lugar seria definido com base em um processo educativo. No decorrer desse processo, o desenvolvimento dos cidadãos em cada uma das disciplinas estudadas determinaria a classe da qual eles fariam parte. O modelo ideal de pólis, para Platão, previa um lugar para cada cidadão. Esse lugar seria definido com base em um processo educativo, o que será visto no slide a seguir. No decorrer desse processo, o desenvolvimento dos cidadãos em cada uma das disciplinas estudadas determinaria a classe da qual eles fariam parte.

O processo educativo que Platão descreveu no diálogo A República dividia-se em etapas. Quem não se destacava na primeira fase destinava-se à classe produtora, formada pelos agricultores, comerciantes e artesãos. Quem se destacasse na primeira fase, mas não se destacasse na segunda, formaria a classe guerreira, responsável pela defesa da cidade. Quem se destacasse na segunda fase, mas não na terceira, pertenceria à classe dos magistrados. E, por fim, quem também se destacasse na terceira fase, marcada pelo estudo da Filosofia, poderia ocupar o cargo de governante.

Explicar que o governo platônico poderia ser exercido por um só ou por uma elite, mas nunca poderia ser democrático. Afinal, segundo Platão, só os melhores poderiam governar, sendo a sua superioridade demonstrada pelo caráter e pelo conhecimento de Filosofia.

Platão refletiu sobre o autogoverno, ou seja, aquele que os indivíduos deveriam exercer sobre si mesmos. Comparou-o com o governo da pólis, estabelecendo correspondência entre as classes sociais e os diferentes aspectos da alma humana: Os produtores representavam a alma apetitiva, cujos desejos promoviam a sobrevivência do corpo, mas deveriam ser submetidos à moderação. Os guerreiros representavam a alma irascível, responsável pela autodefesa. Os magistrados e governantes representavam a alma racional, capaz de conhecer a verdade e de se aproximar do mundo inteligível. Nesse contexto, a alma racional deveria conduzir a alma irascível, e ambas deveriam controlar a apetitiva. Essa hierarquia seria correspondente à que o filósofo propôs ao Estado, visando alcançar o Bem supremo. Nesse contexto, a alma racional deveria conduzir a alma irascível, e ambas deveriam controlar a apetitiva.

Destacar que, para Aristóteles, a organização política era uma tendência natural do homem. Por isso, a definição aristotélica de homem como animal político, ou seja, um ser naturalmente voltado à busca da justiça, da felicidade e do bem comum. Para Aristóteles, a pólis seria uma associação de homens livres capaz de garantir-lhes a sobrevivência e uma vida ética e feliz.

Explicar que Aristóteles valorizava muito as leis escritas, compreendendo o Estado como um conjunto formado pelos cidadãos e pelo governo, regido por leis capazes de promover a virtude e o bem comum. Ao contrário de Platão, ele aceitava um governo exercido por muitos, pois, ao invés de esperar alguém altamente virtuoso para exercer o poder, acreditava que a soma das virtudes dos cidadãos poderia garantir o bom governo da pólis.

Embora divergissem em alguns pontos, Platão e Aristóteles abordaram temas comuns. Por exemplo, as formas de governo e sua degeneração, dependendo da natureza e dos interesses dos governantes. Este slide apresenta a degeneração sucessiva do governo ideal platônico; e o próximo apresenta a degeneração de cada uma das formas de governo aceitas por Aristóteles.

Explicar a diferença entre politeia e democracia: politeia era um governo de muitos, que considerava o bem comum; enquanto a democracia também era um governo de muitos, mas que considerava só o bem dos pobres.