SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
A Química tem Soluções.
1º Ano do Ensino Médio, escola villare
Soluções e Gases  Soluções. Maria José SousaCURSO TÉCNICO SUPERIOR VOCACIONAL EM CUIDADOS VETERINÁRIOS 2 Solução é uma mistura homogénea de duas ou mais.
QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
GUIA DE ESTUDO SOBRE SOLUÇÕES PROF. REGIS EVARISTO 2º ANO -EM.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
O que é mistura ➲ Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em cada um dos componentes.
Página 85.  saneamento básico – tratamento de água e esgoto QUALIDADE DA ÁGUA.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
A Á GUA  Ciclo da água  A Água na Natureza  A Água e os seres vivos  Tipos  Purificação  Contaminação  Conservação.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
ESTUDO DAS DISPERSÕES
Mudança de estado físico e densidade
Propriedade dos Materiais
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Curso Pré- Vestibular Química Professor: Rodrigues Rocha
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:
Soluções: conceito e classificação
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
ORGANIZAÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA
Substâncias,Sistemas e Misturas
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Filtração comum
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Soluções, Suspensões e Colóides
Processos de Separação de Misturas
Extração Líquido-Líquido
Separação de misturas:
Substâncias e Misturas
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
SOLUÇÕES ARISTIDES CIPRIANO
Substâncias e Misturas
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Química Ensino Médio, 1º ano MISTURAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
Sistemas, fases e misturas Massa molecular, quantidade de matéria.
Análise Imediata Aula 04 Fábio Costa.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
DESTILAÇÃO SIMPLES COLÉGIO ESTADUAL BALDOMERO BARBARÁ Tema: Destilação Simples Ano: 2018.
Sistema Substância pura Mistura Homogênea Heterogênea Homogênea Heterogênea 1 estado físico + de 1 estado físico 1 fase + de 1 fase.
Misturando as coisas....
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Soluções.
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
Extração Líquido-Líquido
SOLUÇÕES.
Extração Líquido-Líquido
Química 231 Aula 02 – Soluções Prof. Marlon Cordeiro.
PROPIEDADES ESPECIFICAS DOS MATERIAIS Densidade Temp. de Fusão Temp. de Ebulição Solubilidade Mudanças de Estados Físicos.
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SOLUÇÕES.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Transcrição da apresentação:

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS Substância pura: é aquela formada exclusivamente por partículas (moléculas ou átomos) quimicamente iguais, podendo ser: Simples: o gás Nitrogênio (N2) , pois é formado apenas pelo elemento N. Composta: água destilada, pois contém dois elementos em suas moléculas (H2 + O).

Exemplo: gota de água da torneira: É muito difícil encontrarmos substâncias puras livres na natureza. Em geral, elas são produzidas em laboratório. Exemplo: gota de água da torneira: Sais minerais em sua composição que podem ser bicarbonato, cloreto e sulfato, sódio, magnésio, potássio, flúor, ferro e cálcio, que foram dissolvidos pela água ao entrarem em contato com a mesma.

MISTURAS É um conjunto de duas ou mais substâncias puras, sem que haja reação química entre elas, e mantendo cada qual suas propriedades. Composição do leite

Tipos de misturas HOMOGÊNEAS: É aquela que não é possível distinguir as partes misturadas, tem um aspecto igual em toda sua extensão, apresentando somente uma fase, chamado de monofásico.

HETEROGÊNEA: É aquela em que é perfeitamente possível distinguir as partes misturadas, ou seja, apresenta aspectos diferentes em sua extensão, e conseqüentemente mais de uma fase( polifásico). Água com óleo = bífase Três óleos que não se misturam = trífase Podem ter quatro, cinco , seis..... Fases.

SEPARAÇÃO DE MISTURAS MISTURAS HETEROGÊNEA HOMOGÊNEA Filtração Decantação Catação Flotação Separação magnética Dissolução fracionada Sublimação Destilação Cristalização Simples Fracionada

Destilação simples: para a separação dos componentes das misturas homogêneas sólido-líquido. O princípio do processo consiste em aquecer a mistura até a ebulição; com isso o componente líquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir é resfriado, condensando-se, e o líquido é recolhido em outro recipiente. Veja:

Destilação fracionada: para a separação dos componentes das misturas homogêneas líquido-líquido que tenham ponto de ebulição diferentes. O petróleo é separado em suas frações por destilação fracionada. Veja:

Filtração: A separação se faz através de uma superfície porosa chamada filtro; o componente sólido ficará retido sobre a sua superfície, separando-se assim do líquido que atravessa. Decantação: Deixa-se a mistura em repouso até que o componente sólido tenha-se depositado completamente. Remove-se em seguida, o líquido, entornando-se cuidadosamente o frasco, ou com auxílio de um sifão (sifonação).

Flotação: Trata-se a mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido empregado não deve, contudo, dissolver os componentes.

SOLUÇÕES Solução = solvente + soluto As soluções se forma quando existe a mistura de um soluto com um solvente. Solução = solvente + soluto Componente em maior proporção e que está dissolvendo a outra. Componente em menor proporção, e que está sendo dissolvida.

Solução diluída (não saturada): Quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade. Solução concentrada: Quando o solvente já dissolveu toda a quantidade possível de soluto, e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente. Solução saturada (supersaturada): É aquela em que o solvente já não possui a capacidade de dissolver o soluto, então o soluto se precipita( se deposita no fundo do recipiente)

Como medir a concentração de uma solução. C = M V M= massa de soluto V = volume da solução Exemplo: 1) Calcule em g/l , a concentração de uma solução de nitrato de potássio, sendo que em 0,5l de solução encontramos 40 gramas de nitrato de potássio.

Reposta: C= 40 C= 80g/l 0,5 Exercícios: Que quantidade de cloreto de sódio existe em 0,3l de uma solução cuja concentração é de 45g/l? Uma solução aquosa de álcool apresenta concentração de 200g/l. Se forem usados 40g de álcool, qual será o volume da solução?

FIM!!!