Sistemas de Transportes

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Sistemas de Transportes Prof.: Dr. Tule César Barcelos Maia

Sistema de Transportes Tecnologias de Planejamento e Gestão Roteirzação Monitoramento Rastreamento Características

Sistema de Transportes Tecnologias Construtivas Concepção e Dimensionamento Controle – Normas e procedimentos Técnicas e equipamentos Características

Sistema de Transportes Características - Modais Dutoviário Aquaviário Aeroviário Ferroviário Viário

Sistema de Transportes Características - Infraestrutura

Sistema de Transportes Características dos Veículos

Sistema de Transportes Características dos Veículos – Movimentos

Sistema de Transportes Características dos Veículos – Capacidade e desempenho

Sistema de Transportes Características dos Veículos – Capacidade e Desempenho HORAS TRABALHADAS COM O VEÍCULO ( HT/V ) CUSTO/HORA Kms / VEÍCULO ( Kms/V ) ÁREA/VEÍCULO TAXA DE INDISPONIBILIDADE ( TIN ) VIDA ÚTIL ECONÔMICA ( VUE ) HORAS OCIOSAS ( HO ) IDADE MÉDIA DA FROTA ( IMF ) Kms/LITRO REINCIDÊNCIA DE MANUTENÇÃO ( RM ) CUSTO OPERACIONAL DO VEÍCULO (COV) CUSTO/Km

Sistema de Transportes Vias para veículos

Vias para veículos Classificação Quanto à sua administração ou jurisdição Quanto à sua classificação funcional Quanto às suas caracterísitcas físicas Quanto ao padrão técnico

Vias para veículos Classificação - Jurisdição Federais Estaduais Municipais Particulares

Vias para veículos Classificação - Funcional Arteriais – propiciar mobilidade Coletoras – propiciar mobiliade e acesso Locais – oferecer condição de acesso

Vias para veículos Classificação – Características Físicas Não pavimentadas – Simples e duplas Pavimentadas – Simples e duplas

Classificação – Padrão Técnico CLASSE DE PROJETO CARACTERÍSTICAS CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA VELOCIDADE DE PROJETO POR REGIÃO (km/h) (1) (2) Plana Ondulada Montanhosa Via Expressa – controle total de acesso Decisão administrativa 120 100 80 I A Pista dupla – Controle parcial de acesso O volume de tráfego previsto reduzirá o nível de serviço em uma rodovia de pista simples abaixo do nível "C" (4) 60 B Pista simples Volume horário de projeto VHP > 200 Volume médio diário VMD > 1400 II Volume médio diário VMD 700 - 1400 70 50 III Volume médio diário VMD 300 - 700 40 IV Volume médio diário VMD < 300 80-60 (3) 60-40 (3) 40-30 (3) 1 - Arterial principal possuir características básicas das Classes 0 e I 2 - volumes de tráfego bidirecional veículos mistos (10 anos) 3 - A ser decidido- características da região e finalidade da rodovia 4 - Nível de serviço

Classificação – Padrão Técnico

Nomenclatura das rodovias RODOVIAS RADIAIS - São as rodovias que partem da Capital Federal em direção aos extremos do país. Nomenclatura: BR-0XX Primeiro Algarismo: 0 (zero)  Algarismos Restantes: - variam de 05 a 95 - razão numérica 05 - no sentido horário.  Exemplo: BR-040.

Nomenclatura das rodovias RODOVIAS LONGITUDINAIS - São as rodovias que cortam o país na direção Norte-Sul. Nomenclatura: BR-1XX Primeiro Algarismo: 1 (um) Algarismos Restantes: varia de 00, no extremo leste do País, a 50, na Capital, e de 50 a 99, no extremo oeste. O número é obtido por interpolação entre 00 e 50, se a rodovia estiver a leste de Brasília, entre 50 e 99, se estiver a oeste, em função da distância da rodovia ao meridiano da Capital Federal. Exemplos: BR-101, BR-153, BR-174.

Nomenclatura das rodovias  RODOVIAS TRANSVERSAIS - São as rodovias que cortam o país na direção Leste-Oeste. Nomenclatura: BR-2XX Primeiro Algarismo: 2 (dois) Algarismos Restantes: varia de 00, no extremo norte do país, a 50, na Capital Federal, e de 50 a 99 no extremo sul. O número é obtido por interpolação, entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte da Capital, entre 50 e 99, se estiver ao sul, em função da distância da rodovia ao paralelo de Brasília. Exemplos: BR-230, BR-262, BR-290.

Nomenclatura das rodovias  RODOVIAS DIAGONAIS - Estas rodovias podem apresentar dois modos de orientação: Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste. Nomenclatura: BR-3XX Primeiro Algarismo: 3 (três) Algarismos Restantes: Diagonais orientadas na direção geral NO-SE:  varia, segundo números pares, de 00, no extremo Nordeste do país, a 50, em Brasília, e de 50 a 98, no extremo Sudoeste.  número mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância a uma linha com a direção Noroeste-Sudeste, passando pela Capital Federal. Exemplos: BR-304, BR-324, BR-364.  Diagonais orientadas na direção geral NE-SO:  A numeração varia (números ímpares) de 01, no extremo Noroeste do país, a 51, em Brasília, e de 51 a 99, no extremo Sudeste.  Obtém-se o número aproximado da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Nordeste-Sudoeste, passando pela Capital Federal. Exemplos: BR-319, BR-365, BR-381.

Nomenclatura das rodovias  RODOVIAS DE LIGAÇÃO - Estas rodovias apresentam-se em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais, ou pelo menos uma rodovia federal a cidades ou pontos importantes ou ainda a nossas fronteiras internacionais. Nomenclatura: BR-4XX Primeiro Algarismo: 4 (quatro) Algarismos Restantes: A numeração varia entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte do paralelo da Capital Federal, e entre 50 e 99, se estiver ao sul desta referência. Exemplos: BR-401 (Boa Vista/RR – Fronteira BRA/GUI), BR-407 (Piripiri/PI – BR-116/PI e Anagé/PI), BR-470 (Navegantes/SC – Camaquã/RS), BR-488 (BR-116/SP – Santuário Nacional de Aparecida/SP).

Nomenclatura das rodovias  RODOVIAS Ramais - as que ligam cidades, estâncias hidrominerais, pontos de atração turística e portos fluviais a rodovias - tronco, variando a sua numeração de 500 a 599, do Sul para Norte. Nomenclatura: GO-5XX Primeiro Algarismo: 5 (cinco) Algarismos Restantes: variando a sua numeração de 500 a 599, do Sul para Norte.

Vias para veículos Níveis de serviço NÍVEL DE SERVIÇO CONDIÇÕES OPERACIONAIS A FLUXO LIVRE B FLUXO RAZOAVELMENTE LIVRE C FLUXO ESTÁVEL D FLUXO APROXIMADAMENTE INSTÁVEL E FLUXO INSTÁVEL F FLUXO FORÇADO

Vias para veículos Geometria

Vias para veículos Drenagem

Vias para veículos Infraestrutura e Superestrutura

FIM