Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Sistemas de Informação
Advertisements

6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO.
JÁ PENSOU EM UM SISTEMA QUE PRODUZA INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONFIÁVEIS, INTEGRANDO TODAS AS ÁREAS DO SHOPPING CENTER, AUMENTE A PRODUTIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO,
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
A Alltech dispõe de um software de gestão empresarial (ERP), constituído de módulos integrados que compartilham dados entre si.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
Fundamentos dos Sistemas de Informação “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” Albert Einstein.
Efeitos contábeis nas PME – Pequenas e médias empresas em épocas de crise Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais II Fórum de Estudos Técnicos.
EAD - Ensino a Distância Sejam todos bem-vindos ao CTQ – Centro de treinamento do Questor.
Adriele Salles Gisele Testa Guilherme Rodrigues Helen Leal Luiz Fernando Silvamara Oliveira.
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
1 ImobilizadoImobilizado. 2 Ativo Imobilizado Arrendamento mercantil (“leasing”) acordo “Arrendamento mercantil é um acordo pelo qual o arrendador transmite.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Contabilidade e Custos Site: (88) ASSUNTO:
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Contabilidade Básica Aula Razonete. Contabilidade – Patrimônio 2 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO Bens e Direitos PASSIVO Obrigações PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
Softwares Ecalc Entenda, de um modo geral, como nossos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Gestão Integrada.
Estoques O que incorpora o valor dos estoques no BP?
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
Disciplina: Sistemas de Informação
Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos
MACROECONOMIA Site:
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - NITERÓI
Contabilidade de Custos
CONTABILIDADE PÚBLICA
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
Indicadores de Gestão.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Abel N’tchala Wikinning
CONTABILIDADE GERENCIAL
CONTABILIDADE DE CUSTOS 2017
AUDITORIA.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE CUSTOS
Sistemas de Informação EM MARKETING
Modelo Conceitual do Sistema de Informação de Gestão Econômica
Fundamentos de Sistemas de Informação
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA TOMADA DE DECISÃO
Surgiu no início do século XX Surgimento no Brasil
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Execução e Controle
Oque é logística? Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique”, que significa.
Software para Gestão Empresarial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
FSCM-CML (LP) Roberson Reis Fluxo de Caixa Realizado
Aula 1 Livros Contábeis Nome do Professor.
Aula 6 – Revisão e Prova Presencial
Processo de planejamento financeiro
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Sistemas de Informações Gerenciais
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Software para Gestão Empresarial
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Projeto Condição de Pagamento
Clóvis Luís Padoveze Bauru - 27/04/ A Importância da Contabilidade nas Organizações 2. O Sistema Empresa e o Processo de Gestão 3. A Contabilidade.
CONTAB. APLICADA AO AGRONEGÓCIO EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO MAURÍCIO NILZA SOUSA RAQUEL PROFESSOR: JOÃO LAUNÉ PEREIRA.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação “Conjunto de Recursos Humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequencia logica para o processamento dos dados e tradução em informações, para com seu produto permitir as empresas cumprir com seus objetivos principais.” Padoveze, 2010 “um sistema de informação é um tipo especializado de sistema”, podendo ser definido como “uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback” (Stair (1998 p. 11).

Sistemas de Informação Classificam-se 1.Sistemas de Informações de apoio às Operações (auxiliam os departamentos e atividades a executarem suas funções operacionais (compras, estocagem, produção, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidades, manutenção, planejamento e controle de produção, etc); 2.Sistemas de informações e Apoio à gestão (informações necessárias para a gestão econômico-financeira da empresa) “O sistema de informação contábil é um sistema de apoio à gestão juntamente com controladoria e finanças”

Sistemas de Informação Objetivos Consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para a gestão do sistema da empresa; Unem e integram os subsistemas operacionais e de apoio através de recursos da tecnologia de informação; Sistemas integrados de gestão empresarial;

Sistemas de Informação Contábil “Contabilidade: é objetivamente um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análise de natureza econômica financeira, física e de produtividade”. CVM, IBRACON

Sistemas de Informação Pressupostos Básicos Informação contábil deve atender primariamente a dois pressupostos básicos para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: Sua necessidade como informação (apoio da alta administração); Planejamento e controle O Sistema de Informação Gerencial exige planejamento para a produção dos relatórios. É necessário o conhecimento doutrinário (normas) contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diversos usuários. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido. Conforme Oliveira, 1990 (Apud PADOVEZE, 2009), “se o Sistema de Informações Gerenciais (SIG) não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários” (p. 49).

Fundamentos do Sistema de Informação Contábil Afirma Padoveze (2009), que existem três importantes pontos para que um Sistema de Informação tenha credibilidade dentro de uma organização, são eles: Operacionalidade, Integração e Custo da Informação (p. 50).

Sistemas de Informação Operacionalidade Segundo Padoveze (2009), todos que lidam com as informações contábeis deverão ter ciência que estão trabalhando com dados reais, significativos, práticos e objetivos, gerados, armazenados e processados de maneira simples e eficiente. Os relatórios deverão ser de fácil entendimento e de grande utilidade para quem os utiliza. Neste contexto operacionalidade significa operação prática e objetiva dentro das operações.

Sistemas de Informação Integração e Navegabilidade de Dados Segundo Padoveze (2009), quando as informações contábeis de todas as áreas da organização estão abrangidas por um único sistema de informação contábil, contudo, quando o lançamento de determinada operação tem a mesma classificação Contábil para todas as áreas, mesmo que utilizadas de forma à atenderem necessidades especificas, formam um sistema integrado, pois utilizam a mesma base, ou seja o mesmo banco de dados por onde navegam todas as informações.

Sistemas de Informação Custo da Informação Para Oliveira, 1990 (Apud PADOVEZE, 2009): “... adequada relação custo x benefício. O SIG deve apresentar uma situação de custo abaixo dos benefícios que proporciona a empresa” (p.53). E segundo Padoveze, (2009), “O fundamento do custo de informação faz parte dos princípios básicos de contabilidade” (p.53). Nesse caso, cabe ao contador tornar o sistema contábil em gerencial.

Sistemas de Informação O Enfoque Sistêmico Nesse diapasão, ou seja, nessa mesma linha de pensamento, pode-se considerar os Sistemas de Informações como sistemas abertos, que dependem do ambiente e da interação com este para sobreviverem e podem ter sua performance analisada segundo critérios de eficiência e eficácia. Além disso, os mesmos possuem os três componentes básicos de um sistema, tais como: 1) recebem dados como entrada; 2) processam: e 3) fornecem informações como saídas. Destarte, nota-se a importância de analisar o funcionamento dos sistemas para posteriormente estudar os Sistemas de Informações. Afirma Oliveira (2000), “um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema” (p.149). Assim, conclui-se que as partes que compõe um sistema não são partes isoladas, mas ligadas entre si de forma a se complementarem.

Sistemas de Informação Cada relatório deve ser meticulosamente planejado, em seus mínimos detalhes. Estéticas inadequadas poderão prejudicar sensivelmente um ótimo conteúdo. O conteúdo deverá estar à altura da compreensão do usuário a que se destina o relatório. Ele é o cliente da informação contábil.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS Análise de Balanço Análise de fluxo de Caixa Gestão de Imposto Sistema de Valorização de Inventários Controle Patrimonial Contabilidade Societária e Fiscal Consolidação de Balanços Correção Monetária Integral Contabilidade em Outra Moedas Acompanhamento do Negócio (dados físicos/concorrente etc.) Sistema Orçamentário Sistemas de Custos Preço de Venda Análise de Custos Contabilidade Por Responsabilidade Centros de Lucros Unidade de Negócios

SISTEMAS OPERACIONAIS INTEGRADOS Sistemas de Inventário e Produção Sistemas de Entradas Compras Sistemas de Inventário e Produção Sistemas de Saídas Faturamento Recebimentos Processo Comercialização Escrituração Contábil Engenharia Escrituração Fiscal Sistemas de Execução Financeira Sistemas de Planejamento Financeiro Sistemas de Recursos Humanos Contas a Receber Financiamentos Folha de Pagamento Contas a Pagar Excedentes de Caixa