Universidade no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
Advertisements

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: 21/10/2013 Florianópolis.
Processo Civil Faculdade de Ciências Jurídicas e Políticas INSCRIÇÕES:
Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
Audiência Pública Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Profa. Dra. Irene Cristina de Mello (Representação.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930 Alvaro de Vita, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ED. ATICA, CAP.11
Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Defensores Públicos Coordenadores para incorporação de técnicas de gestão, administração, relacionamento interpessoal.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 O recurso audiovisual no ensino da Geografia Francisco Pereira.
Extensão Universitária
Curso de Filosofia - UFRN
TEMA: DESAFIOS DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Universidade de Coimbra: Estrutura Básica
Prática da LDB nas instituições de ensino
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Passado, presente e futuro de uma coleção ...
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
A crise da Primeira República e a Revolução de 30
Avanços nas últimas décadas
Educação vem progredindo a passos lentos
Identidade Institucional no IFCE
Formação Docente no IFCE
DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
pela Paz e não Violência
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Era Vargas ( ) Provisório e o Movimento Constitucional de 1932.
Gestão democrática; Lei da mordaça; Reforma do Ensino Médio
internacionalização das IES – UENP
A Lei A lei /2003 estabelece condutas e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática.
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Florestan Fernandes - sociedade de classes e capitalismo dependente
Marcelo Ximenes A. Bizerril
O conceito básico da Agenda 21
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
O QUE É O PEDAGOGO.
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
A formação da globalização econômica.
A África como protagonista da História
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
O viés formativo do coordenador pedagógico
O socialismo científico e seus desdobramentos
A formação do professor na UFMS
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Max Weber  .
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Aula 8 – nacionalismo e economia: 2º. Governo Vargas
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 4 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
Edição de literatura indígena
Educação e Direitos Humanos na Contemporaneidade.
Principais Resultados do Censo 2012
Orador David MAGONAGONA Nampula, 2018 UNIVERSIDADE LÚRIO FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE Factores que influenciam ao processo de investigação científica.
Cristianismo no Ocidente - Idade Média
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Agenda de política pública para o ensino superior no brasil: pós-Graduação/pesquisa e inovação acadêmica Fábio Reis, Diretor de Inovação Acadêmica e Redes.
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

Universidade no Brasil Itinerários

CENÁRIO MUDANÇAS – CIVIS, MILITARES, SEMANA 22. PCB PASSADO COLONIAL ESCOLAS, SEMINÁRIOS, UNIDADES TRADICIONAIS LIMITES – PESQUISA, ORGANIZAÇÃO/ÓRGÃOS, REFLEXÃO BRASIL/MUNDO, DIMENSÃO CULTURAL

AVANÇOS EUROPA, EUA – MODERNIZAÇÃO/UNIVERSIDADE FINAL DE 20 – AUSÊNCIA POLÍTICA EDUCACIONAL GV – MINISTÉRIO EDUCAÇÃO E SAÚDE INCORPORAÇÃO UNIVERSIDADE – URJ/U DO BRASIL ESTADO NOVO – LIDERANÇAS – ANÍSIO PROJETOS SETORES MÉDIOS

CENÁRIO FASCISMO – COMUNISMO X CAPITALISMO VIGÍLIA SOBRE UNIVERSIDADE REFLEXÃO BRASIL 30S – OBRAS/INTELECTUAIS X BACHARELISMO, ESTAGNAÇÃO MUDANÇAS SOCIAIS 30/40 FINAL I GUERRA CONTEMPORANEIDADE X PROVINCIANISMO/TRADIÇÃO

PERIODIZAÇÃO – ANOS 30 - INTELECTUAIS FIM ESTADO NOVO 35/45 IDEAL ARISTOCRÁTICO DA CULTURA, PASSADO FUTURO, CLASSE MÉDIA, NOVOS INTELECTUAIS ANOS 40, LIMITES UNIVERSIDADE ANOS 50 AMPLIAÇÃO TÍMIDA, MODELOS ESTRANGEIROS, ISOLAMENTO

MUDANÇAS UNE – FINS 30, DOCENTES JOVENS, PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE, REPENSAR BRASIL, FORMAÇÃO C & T ETC  

PESQUISAS EM OUTROS ESPAÇOS TRANSPLANTE CULTURAL QUADROS RESTRITOS DOCENTES, DISCENTES

ANOS 30 – RESTRIÇÃO IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA, AMPLIAÇÃO MIGRAÇÃO INTERNA MODERNIZAÇÃO E EXCLUSÃO/OLHAR PARA FORA AUSÊNCIA PROJETO NACIONAL E DE PROJETO DE UNIVERSIDADE TRADUÇÃO DE FORA/PREPARAÇÃO ELITES DEPENDÊNCIA/SUBSERVIÊNCIA  

BUSCA-SE NOVO LUGAR – DEBATE, CRÍTICA DA SOCIEDADE, CRIAÇÃO DA CULTURA MUNDO INTEGRAÇÃO ECONOMIAS , URBANIZAÇÃO  

VARGAS, JK, JQ, JANGO – MODERNIZAÇÃO RUPTURA VELHAS ESTRUTURAS NOVOS PROJETOS EDUCACIONAIS, AMPLIAÇÃO DOCENTES, DISCENTES – PARTICIPAÇÃO PROBLEMAS NACIONAIS

USP 1934   ÓRGÃO INTEGRADOR – RESISTÊNCIAS AVANÇOS – INTELECTUAIS ESTRANGEIROS (NAZISMO) – CONTRIBUIÇÃO PESQUISA CIENTÍFICA/TECNOLÓGICA, ENSINO/AUTONOMIA INTELECTUAL, ARTES, SOLUÇÕES LIMITAÇÕES INTERESSES ELITES

PRIMEIRA GERAÇÃO DE INTELECTUAIS UNIVERSITÁRIOS 40/50   IGREJA – ESCOLÁSTICA X LAICO USP AVANÇOS – FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS (REFERÊNCIA DEMAIS CURSOS)

DUTRA LDB – ENSINO PRIMÁRIO OBRIGATÓRIO, REDUÇÃO TAXAS LUTA ENSINO PUBLICO NAS UNIVERSIDADES SBPC 40S/50S, CEBRAP, CNPQ, CAPES

UNB 60S (DARCY, ANÍSIO) NOVO, NOVA CAPITAL, CONTEXTO POLÍTICO MODERNIZAÇÃO ÓRGÃOS INTEGRADOS CURSOS PROFISSIONAIS, CIÊNCIAS, ARTES, LETRAS, UNIDADES COMPLEMENTARES (RÁDIO, TV, EDITORA, BIBLIOTECA ETC)

  CRISE JQ – JG – 1964 DIVERGÊNCIAS INTERNAS NA UNB – CPI REPRESSÃO – DEMISSÃO

PERIODIZAÇÃO ATÉ 45 – PROJETO INCIPIENTE (URJ/USP)   45/64 – DEMOCRATIZAÇÃO, MODERNIZAÇÃO – ESCOLAS TECNOLÓGICAS, CIÊNCIA, UNB NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO FINAL 60/80S – CONSOLIDAÇÃO - ESTRUTURAS, PESQUISAS, ESTUDOS SOCIOLÓGICOS DEPENDÊNCIA , CULTURA, ORGANIZAÇÃO DOCENTES, ESTUDANTES

PERSISTEM – FALTA DE INTEGRAÇÃO PÓS-37 – CULTURA, POLÍTICA E INTELECTUAIS ACASO BAHIA