Trabalho de Geografia E.E 20 de Agosto Prof° Ronaldo 8°Série A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
Advertisements

Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
Notas sobre o Acordo Transpacífico Lia Baker Valls Pereira IBRE/FGV FCE/UERJ Brasília, 29 de outubro de 2015 Senado Federal Comissão de Relações Exteriores.
Ministério da Saúde Gabinete do Ministro Coordenação Nacional da Saúde no MERCOSUL Fax Tel a.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Bloco Econômico SADC: Comunidade para Desenvolvimento da África Austral Southern Africa Development Community.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
Sumário Panorama do comércio exterior brasileiro
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
Prof. Wilson- Geografia
Blocos econômicos.
América do Sul.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
Economia Internacional
INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA – IFSC CURSO AGRONEGÓCIO COMÉRCIO EXTERIOR ALADI -Associação Latino-Americana.
Universidade de Brasília
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Mercado Comum do Sul Curso Técnico em Agronegócio Comércio Exterior
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas
Perspectivas das Negociações econômicas MERCOSUL – União Europeia Secretaria de Relações Econômicas Internacionais Agosto 2017.
ORGANISMOS INTERNACIONAIS
MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS
ECONOMIA INTERNACIONAL
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
UNASUL.
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Exportação Prof. Felipe Borini.
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Blocos econômicos Blocos econômicos
ECONOMIA INTERNACIONAL
Estado de São Paulo Destaques e Oportunidades
Bloco Econômico ALCA E.E 20 de Agosto Geografia Jessica Melo
Economia – o que é?.
Globalização e blocos econômicos
Teoria da Integração Econômica
Cabo Verde Um país que se afirma no continente
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
“Antidumping também é interesse público
Quiz – Globalização e blocos econômicos
Os diferentes níveis de desenvolvimento
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Geografia – Professor Fernando
A UNIÃO EUROPEIA.
3.2 – Instrumentos de política macroeconômica
PARTICIPAÇÃO DA SUINOCULTURA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Índice  Integração económica Formas de integração económica Mercado comum do Sul (MERCOSUL) União Europeia (UE) Acordos comerciais Vantagens e desvantagens.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL, UNASUL, ALCA
Introdução ao mercado de capitais da Colômbia
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
(relação interpessoal)
BNDES FINANCIANDO AS EXPORTAÇÕES PARA A RETOMADA DO CRESCIMENTO
Região de intervenção |Programa Operacional Regional do Centro
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Geografia E.E 20 de Agosto Prof° Ronaldo 8°Série A Mateus de Araújo Dantas Letícia Lima de Oliveira Suzi kelly Rian Passarelli Sarquis Natan Oliveira Ferreira

O que é o Mercosul Mercosul é o Mercado Comum do Sul. É um bloco econômico, formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela. Em 2012, foi assinado o Protocolo de Adesão da Bolívia, que uma vez incorporada ao Ordenamento Jurídico dos Estados Partes, será o sexto membro pleno do bloco. O bloco pode ser caracterizado como uma união aduaneira em fase de consolidação, com aspectos de mercado comum, com eliminação dos entraves à circulação dos fatores de produção, bem como pela adoção de política tarifária comum em relação a terceiros países, por meio de uma Tarifa Externa Comum (TEC).   http://navalbrasil.com/macri-nao-expulsara-venezuela-do-mercosul-adverte-dirigente-em-caracas/

Origem do Mercosul O Mercosul teve origem em meados de 1991, quando representantes dos governos do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, iniciaram conversações com o objetivo de integrar comercialmente seus países. As reuniões deram origem ao Tratado de Assunção, assinado, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, no dia 26 de março de 1991, que criou o Mercado Comum do Sul (Mercosul). No ano de 2006, a Venezuela solicitou a entrada no bloco como membro efetivo, o que se concretizou em 2012. A Bolívia, por sua vez, também solicitou, em 2012, a entrada como membro permanente no bloco, o que ainda deverá ser apreciado e concretizado ao longo dos próximos anos. Há indícios de que o Equador também possa tornar-se um membro efetivo, o que não é confirmado nem descartado pelo governo do país.

Composição do Bloco Todos os países da América do Sul participam do MERCOSUL, seja como Estado Parte (membro efetivo), seja como Estado Associado. São Estados Associados do MERCOSUL a Bolívia (em processo de adesão ao MERCOSUL), o Chile (desde 1996), o Peru (desde 2003), a Colômbia e o Equador (desde 2004). Guiana e Suriname tornaram-se Estados Associados em 2013. Com isso, todos os países da América do Sul fazem parte do MERCOSUL, seja como Estados Parte, seja como Associado.

Países que constituem o Bloco O Mercosul encontra-se atualmente estruturado da seguinte forma: Países-membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela Países observadores: México e Nova Zelândia (esse último país não está presente nos mapas a seguir).

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/mercosul-paises-integrantes.htm https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercosur-map-pt.svg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Comum_do_Sul

O MERCOSUL tem PIB nominal de US$ 3,2 trilhões e ocuparia a posição de quinta economia mundial se fosse considerado como um único país (Fonte: World Economic Outlook Database - FMI) O MERCOSUL tem por objetivo consolidar a integração política, econômica e social entre os países que o integram, fortalecer os vínculos entre os cidadãos do bloco e contribuir para melhorar sua qualidade de vida. O MERCOSUL visa à formação de mercado comum entre seus Estados Partes. De acordo com o art. 1º do Tratado de Assunção, a criação de um mercado comum implica: livre circulação de bens, serviços e fatores de produção entre os países do bloco; estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial conjunta em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais; coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes; compromisso dos Estados Parte em harmonizar a legislação nas áreas pertinentes, a fim de fortalecer o processo de integração.

O MERCOSUL responde por 71,8% (12. 789 O MERCOSUL responde por 71,8% (12.789.558 km²) do território da América do Sul. Possui cerca de 3 vezes a área da União Europeia. Fonte: IBGE países (http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php)

Objetivos do Bloco Econômico Quando países decidem se unir para a formação de um bloco econômico visam o fortalecimento de suas economias e a facilitação do comércio entre si, aumentando os lucros e diminuindo as taxas comerciais e tarifas de exportação. O Mercosul tem como base o mesmo objetivo, o de proporcionar a livre circulação de mercadorias entre os países membros, a eliminação das barreiras alfandegarias, a unificação das taxas de juros, inflação e índices de déficit mencionados acima. Contudo, o Mercosul não se detém apenas aos fatores econômicos dos países membros, mas a fatores sociais e culturais. No ano de 2002 foi assinado o Acordo para Residência dos países membros, este acordo concede residência temporária de no máximo dois anos em todos os países do bloco, tendo a possibilidade de ser solicitada residência permanente, contudo para conseguir o “benefício” o cidadão precisa ser isento de antecedentes criminais.

Macri e Cartes se reúnem para tratar de Mercosul e combate ao narcotráfico • 16/03/2016 11h18 • Buenos Aires Da Agência Telam Os presidentes argentino, Maurício Macri, e paraguaio, Horácio Cartes, se reuniram em Buenos Aires para tratar sobre o Mercosul e os avanços para estabelecer uma relação comercial com a União Europeia que permita gerar mais empregos na região. Eles também concordaram em incrementar a cooperação bilateral entre seus países para fortalecer a guerra contra o narcotráfico, através de redes de prevenção nas cidades de fronteira. Macri e Cartes se reuniram ontem (15) na Casa Rosada, sede do governo argentino, em Buenos Aires, por cerca de uma hora, antes de participarem do jantar de Abertura do Congresso Judaico Latino-americano. Os chefes de Estado conversaram também sobre matrizes energéticas e concordaram que o tema é de extrema importância para estimular a indústria nos dois países. Também dialogaram sobre o desenvolvimento da navegação fluvial na região, especificamente pela Hidrovia Paraguai-Paraná.

Macri estava com seu chefe de gabinete, Marcos Peña; a chanceler Susana Malcorra, e o secretário de Assuntos Estratégicos, Fulvio Pompeo. O presidente paraguaio chegou à reunião com seu chanceler, Eladio Loizaga, e o secretário-geral da Presidência, Juan Carlos López Moreira. Sobre o combate ao narcotráfico, os presidentes ratificaram o compromisso de reforçar a prevenção nas regiões de fronteira. Sobre o Mercosul, o presidente Macri comentou o diálogo que teve na semana passada com a alta representante da União Europeia para assuntos exteriores, Federica Mogherini, para ampliar a relação comercial com a UE. Cartes, que tem mandato até 2018, vai receber no Congresso Judaico um reconhecimento por seu compromisso com a paz. http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/macri-e-cartes-se-reunem-para-combater-o-narcotrafico