Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção à prevenção do câncer de mama e colo de útero em mulheres entre 25 e 69 anos, na UBS Geraldo Magela, Manaus/AM. Greetings Urgencias neurologicas no HAMN! Nao vamos discutir a conduta no johns hopkins memorial hospital, nem no johns lucius. Eh no hamn Beatriz Garcia Borrego Orientador: Jandro Moraes Cortes Pelotas – RS 2016

Objetivos Específicos ROTEIRO: Introdução Objetivo Geral Metodologia Objetivos Específicos Metas Resultados Discussão Reflexão Crítica

Introdução Os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo de útero e da mama A implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças Incluam açoes de promoção a saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários.

IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PROGRAMÁTICA: INTRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PROGRAMÁTICA: Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2008, ocorreram 1.384.155 casos novos de câncer da mama em todo o mundo, o que torna o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Possibilita a promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico/ tratamento precoce. Além da sistematização de açoes para o controle dos cânceres do colo de útero e da mama. E a necessidade de organizar o trabalho para uma melhor qualidade da atenção.

Manaus/AM: 2.020.301 habitantes (IBGE)2014

MANAUS/ AM: 47 UBS 4 CEO 12 CAIC 1 NASF 3 CAIMIS 2 unidades móveis e 1 unidade fluvial 06 Hospital 06 maternidades 06 hospitais 09 serviços de pronto atendimento ( SPA) 04 CAPS

INTRODUÇÃO UBS Geraldo Magela: Área de abrangência: Bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus 01 Equipe Saúde da Família População da área: 18 000 pessoas Tem saúde bucal Necessidade de organizar o processo de trabalho

INTRODUÇÃO UBS Geraldo Magela :

População alvo da Intervenção: 3800 mulheres na faixa etária 25 e 64 anos residentes na área de abrangência da UBS Geraldo Magela 956 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos residentes na área de abrangência da UBS Geraldo Magela

Objetivo geral Antes da intervenção: Baixo percentual de cobertura de usuárias acompanhadas conforme a faixa etária para cada tipo de câncer Não existia registro de mulheres com exames alterados de citopatológico e mamografia Objetivo geral Melhorar a atenção das mulheres para a prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, na UBS Geraldo Magela município Manaus/ AM.

Metodologia As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos: Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

Metodologia/Ações Início da intervenção: 18 de setembro de 2015. Cadastro das mulheres por faixas etárias Atendimento individual das mulheres na UBS Identificar as mulheres com exames de citopatológico e mamografia alterados Busca ativa das mulheres com exames alterados Qualificação/treinamento da equipe Atividade educativa na comunidade e mulheres dentro dessa faixa etária

Metodologia/Ações

Metodologia/Ações

Metodologia/Ações

Logistica Protocolo o Caderno de Atenção Básica nº13–Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama, 2da Edição, 2013 Ficha espelho do curso. Prontuário das mulheres cadastradas . Planilha coleta de dados

Objetivos Específicos Metas Resultados

Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 85%.

Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 85%.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero.

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde.

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Resultado: nenhuma das 489 mulheres cadastradas durante os três meses da intervenção apresentam alterações em seu exame de mamografia

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde.

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Resultado: nenhuma das 489 mulheres cadastradas durante os três meses da intervenção deixou de retornar à unidade básica.

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas.

Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.2: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo).

Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos.

Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero.

Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama.

Importância da intervenção para a EQUIPE: DISCUSSÃO Importância da intervenção para a EQUIPE: Promoveu o trabalho em equipe Proporcionou a ampliação da cobertura de atenção a todas as mulheres entre 25 a 69 anos Qualificação profissional Maior vinculo com a comunidade Aumento da satisfação em trabalhar na Estratégia Saúde da Família.

DISCUSSÃO Importância da intervenção para o SERVIÇO Identificação de indicadores de saúde Melhoria do agendamento das consultas Otimização da agenda para atenção da demanda espontânea Melhoria dos registros Atendimento as mulheres de 25 a 69 anos Alcance de objetivos e metas. Organização do processo de trabalho;

Importância da intervenção para COMUNIDADE: DISCUSSÃO Importância da intervenção para COMUNIDADE: Melhoria do atendimento Aumento da satisfação dos usuários Maior vínculo entre as mulheres de 25 a 69 anos e a equipe Promoção da saúde Prevenção de saúde Busca ativa as mulheres faltosas

Continuação das ações da intervenção As ações da intervenção estão incorporadas na rotina do serviço na UBS. Continuamos trabalhando na promoção de saúde. A orientação a toda a comunidade com um enfoque de risco e de atendimento à demanda espontânea.

A união de toda a equipe, podemos melhor a qualidade de vida da população Os próximos passos séria manter este trabalho e aperfeiçoar em outros programas como seria o pré-natal e puerpério.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM As expectativas iniciais do curso foram alcançadas Aperfeiçoamento de conhecimento clínico, sobre o SUS e Estratégia Saúde da Família. Associação da teoria do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com a prática na UBS proporcionou melhoria no serviço Protocolos de atendimentos atualizados segundo o Ministério de Saúde de Brasil, o que facilitou muito nosso trabalho.

Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.   BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Disponível em:< http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/tratamento>. Acesso em: 16 abril 2015. PREFEITURA DE MANAUS. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Notícia sobre a situação da área temática Saúde da Mulher no Município de Manaus. Disponível em:<http://semsa.manaus.am.gov.br/programas-de-saude/saude-da-mulher/>

Obrigado!