2.3.1 Energia de ligação e reações químicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
Advertisements

TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.
O que você deve saber sobre
REACÇÕES QUÍMICAS E BALANÇOS ENERGÉTICOS
TERMOQUÍMICA .
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
Termoquímica Alunos: Jonas Henrique dos Santos
DHreação = ∑Hprodutos − ∑Hreagentes
Os valores de Δ H variam quando um mais fatores se alteram, como:
Cálculos com fórmulas e equações químicas
Termoquímica Professor: Élcio Rogério Barrak
Seminário de Química Termoquímica
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Tópico 2:
Parte-2 Márcia Santos. Os detritos lançados na água, mesmo em pequenas quantidades, como em concentrações em ppm, podem causar poluição.
QUÍMICA-3EM CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA Prof:LUCIA Prof:LUCIA.
Temperatura, Calor e Primeira lei da Termodinâmica
Referências MACHADO, Andrea Horta, MORTIMER, Eduardo Fleury. Química volume único. São Paulo: Scipione, Reações químicas espontâneas não espontâneas.
Tipos de Energia Nomes: Christhian Sacramento Luiza Amâncio Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
 Recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente. E o sol é a maior fonte.
Equilibrio Químico – cálculos com a K eq Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes.
TIPOS DE ENERGIA Nomes: Lucas Medeiros e Igor de Sá Turma: 501 Professora: Andrea loureiro.
Tipos de energia Nome : Maria Eduarda Gomes e Maria Eduarda Romano Turma : 501 Professora : Andrea Loureiro.
CINÉTICA QUÍMICA. PORQUE UMA REAÇÃO ACONTECE? Primeiramente uma reação acontece porque os reagente têm afinidade entre si!!!! Porém, para que uma reação.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MACAU FÍSICO-QUÍMICA BÁSICA Termoquímica Érico de Moura Neto 2º semestre.
1.ª Lei da Termodinâmica Adaptado da Porto Editora por Marília Peres.
Energia de ligação e reações químicas
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Ligação Química Energia de ligação.
Termoquímica.
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
TERMOQUÍMICA Estuda as variações de calor ou de entalpia que acompanham as reações químicas.
CINÉTICA QUÍMICA II.
Cinética Química A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos.
Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água
Introdução; Componentes; Tipos de reações;
2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
Professora: Melissa Soares Caetano Disciplina QUI 217
CINÉTICA QUÍMICA.
CINÉTICA QUÍMICA.
FENÔMENO É tudo que ocorre na natureza.
Introdução as reações químicas
TERMOQUÍMICA Engenharia Mecânica 1ª. Fase
Professora Andréa Martins
ENERGIA LUMINOSA A energia do Sol é a fonte de luz mais forte que existe no planeta. A energia luminosa é a mais utilizada no mundo. A humanidade utiliza.
Equilíbrio Químico.
Revisão Global: Cinética e Termoquímica EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque QUÍMICA - GLEIDIANE.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
TERMOQUÍMICA Energia Livre.
Classificação das Reações Químicas
Cálculo Estequiométrico
Termoquímica: calor e os processos químicos Profa. Karen.
Observe os fenômenos abaixo: A madeira ao queimar LIBERA energia na forma de CALOR A madeira ao queimar LIBERA energia na forma de CALOR O gelo para fundir.
Propriedades e transformações da matéria 2.3. Transformações químicas
Termodinâmica - Leis.
TRABALHO E CALOR.
Termodinâmica Processos Químicos
As reações químicas e a energia
Magia sem truques - basta ser químico!
Energia de ligação e reações químicas
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
Propriedades e transformações da matéria Capítulo 4 E.E. João Paulo dos Reis Veloso Nome: Renata, Ellen Fernanda, Giovana Barbosa Data: 17/03/2019 1ºD.
Termoquímica Ciência que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou a mudanças de estado físico de uma substância. Todas as transformações.
Leis Ponderais “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Lei de Lavoisier (Lei da conservação das massas): Numa reação química, em.
Estequiometria:.
LEIS PONDERAIS, RELAÇÕES NUMÉRICAS E ESTEQUIOMETRIA
Termoquímica João Victor Mesquita Salustiano. Termoquímica É a parte da Química que estuda as variações de energia que acompanham as reações químicas.
Transcrição da apresentação:

2.3.1 Energia de ligação e reações químicas

Reações químicas As reações químicas são transformações em que determinadas substâncias (reagentes) originam outras (produtos da reação). Ao escrever uma reação química deve ter em conta a Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação da Massa. Lei de Lavoisier: Para cada um dos elementos químicos envolvidos numa reação química, o número de átomos nos reagentes é igual ao número de átomos nos produtos da reação.

Lei de Lavoisier A obediência a essa lei pode verificar-se contando o número de átomos de cada elemento, nos reagentes e nos produtos da reação. Reagentes Produtos da reação N2 + 3H2 2NH3 1 molécula de N2 + 3 moléculas de H2 2 moléculas de NH3 2 átomos de N + 6 átomos de H 2 átomos de N + 6 átomos de H Reação de síntese do amoníaco.

Processos endoenergéticos e exoenergéticos O rearranjo dos átomos numa reação química envolve a rutura das ligações nos reagentes e a formação de ligações nos produtos da reação. A rutura de ligações ocorre sempre com absorção de energia: o processo é endoenergético. A formação de ligações ocorre sempre com libertação de energia: o processo é exoenergético.

2 Aℓ(s) + Fe2O3 s → Aℓ2O3 s + 2 Fe(s) Reação exotérmica A reação química entre alumínio e óxido de ferro (III) é acentuadamente exotérmica, ocorrendo um aumento da temperatura, que pode atingir os 3500 ˚C: 2 Aℓ(s) + Fe2O3 s → Aℓ2O3 s + 2 Fe(s)

Ba OH 2(s) + 2 NH 4 Cℓ s →2 N H 3 g + Ba Cℓ 2 s + 2 H 2 O(l) Reação endotérmica A reação química entre hidróxido de bário e cloreto de amónio é acentuadamente endotérmica, observando-se uma descida considerável da temperatura: Ba OH 2(s) + 2 NH 4 Cℓ s →2 N H 3 g + Ba Cℓ 2 s + 2 H 2 O(l)

Reações exotérmicas e endotérmicas Nas reações exotérmicas o aumento da temperatura está associado ao aumento da energia cinética interna. Esse aumento acontece à custa da diminuição da energia potencial interna, associada às ligações químicas. Nas reações endotérmicas a diminuição da temperatura está associada à diminuição da energia cinética interna, à custa do aumento da energia potencial interna.

Primeira Lei da Termodinâmica Os sistemas químicos em geral não são isolados, havendo troca de energia com a vizinhança, por calor ou trabalho, o que faz variar a energia interna do sistema. O balanço energético é descrito pela Primeira Lei da Termodinâmica ou Lei da Conservação da Energia. Nas reações exotérmicas o sistema cede energia por calor, provocando um aumento da temperatura da vizinhança. Nas reações endotérmicas o sistema recebe energia como calor, provocando uma diminuição da temperatura da vizinhança.

Balanço energético O balanço energético da rutura de ligações e da formação de novas ligações permite avaliar se a reação é exotérmica ou endotérmica. Processos de rutura de ligações e formação de novas ligações em reações exotérmicas (combustão do metano) e endotérmicas.

Para sistemas isolados Reação exotérmica A temperatura do sistema aumenta. A energia cinética interna aumenta; a energia potencial associada às ligações diminui. endotérmica A temperatura do sistema diminui. A energia cinética interna diminui; a energia potencial associada às ligações aumenta.

Para sistemas não isolados Reação exotérmica Há transferência de energia do sistema para a vizinhança. A energia libertada na formação das ligações dos produtos é superior à energia absorvida na quebra de ligações dos reagentes. endotérmica Há transferência de energia da vizinhança para o sistema. A energia libertada na formação das ligações dos produtos é inferior à energia absorvida na quebra de ligações dos reagentes.

Variação de entalpia A variação de entalpia, ΔH, é uma grandeza que mede a energia transferida entre o sistema e a vizinhança quando a reação química ocorre a pressão constante e pode ser negativa ou positiva: se a reação for exotérmica, ΔH será negativa, ΔH < 0. se a reação for endotérmica, ΔH será positiva, ΔH > 0. Por exemplo, na combustão do carbono: C(s) + O2 g → CO2 g ; ∆H=−395,5 kJ mol −1 O valor negativo da variação de entalpia significa que a reação é exotérmica: libertam-se 393,5 kJ por cada mole de carbono que reage.

Reações inversas Reação de decomposição da água (eletrólise): 2 H 2 O(l) → 2 H 2 g + O 2 (g); ∆H = 571,6 kJ mol −1 Reação de síntese da água: 2 H 2 g + O 2 g → 2 H 2 O(l); ∆H = −571,6 kJ mol −1 Se uma reação for endotérmica, a sua inversa será exotérmica. As variações de entalpia da reação direta e inversa são simétricas.

X Espetros de emissão e de absorção Síntese da água Sódio contínuos de riscas de absorção Resultam da luz emitida por um corpo Resultam da absorção parcial da luz ao atravessar a matéria

Variação de entalpia Através das energias de ligação é possível fazer um balanço energético entre as energias envolvidas na rutura e na formação de ligações químicas. Variação de entalpia de uma reação química, ΔH: ΔH = ΣElig(reagentes) - ΣElig(produtos) ΣElig(reagentes) – soma das energias de ligação nos reagentes ΣElig(produtos) – soma das energias de ligação nos produtos de reação

Variação de entalpia 3 H 2 g + N 2 g → 2 NH 2 g Vamos calcular a variação de entalpia para a formação do amoníaco: 3 H 2 g + N 2 g → 2 NH 2 g Esta reação pode ser representada, evidenciando o tipo e número de ligações presentes, por:

Variação de entalpia As energias das ligações presentes nos reagentes e nos produtos da reação estão indicadas na seguinte tabela: A partir destes valores é possível calcular a variação da entalpia para a reação de formação do amoníaco: ΔH = (3 × E + E ) - (6 × E ) ΔH = (3 × 436 + 945) – (6 × 389) = -81 kJ

Variação de entalpia É possível visualizar de forma esquematizada as reações químicas exotérmicas e endotérmicas, comparando-as quando ocorrem em sistema isolado e em sistema não isolado.