PROGRAMA internacional DE Licenciaturas: formação de professores da umesp PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE LICENCIATURA AUTORES: VERA LÚCIA GOUVÊA STIVALETTI ELIZABETE CRISTINA COSTA RENDERS ADRIANA BARROSO DE AZEVEDO
Histórico: junho 2010 – G.T. Realidade brasileira dos cursos de Licenciatura Cursos de identidade Baixos salários Comportamento discente
Objetivo Missão institucional PDI PPI Programa Interno – subsídios – 160 vagas Filosofia Pedagogia Matemática Ciências Biológicas
Princípios / diretrizes para a elaboração dos PPC’s Valores institucionais. Futuro profissional e carreira. Conhecimento da realidade. Marcos regulatórios para o padrão de qualidade Integração. Pilares do processo de aprendizagem: pesquisa-ensino-extensão.
Princípios / diretrizes para a elaboração dos PPC’s Flexibilidade. Diversificação dos processos de ensino-aprendizagem. Produção de aprendizagem no processo educativo. Educação e tecnologia. Pedagogia da inclusão. Sustentabilidade, o bem comum e a confessionalidade.
Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Foco na sustentabilidade Fortalecimento das licenciaturas. Integração dos cursos de licenciatura. Interdisciplinaridade e flexibilidade. Práticas diferenciadas, tais como: situações problematizadoras (PBL), seminários avançados, projetos integradores de práticas docentes, elaboração de material didático em diferentes formas;
Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Foco na sustentabilidade Integração ensino-pesquisa-extensão: a pesquisa e a extensão como formas de ensinar; Estágio – conceito Residência Pedagógica que objetiva a promoção da participação sistemática de estudantes nas práticas pedagógicas de instituição de ensino.
Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Foco na sustentabilidade Núcleos de Módulos Comuns; Práticas diferenciadas de ensino integradas com projetos de pesquisa / extensão
Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Foco na sustentabilidade Núcleo de Formação Cidadã: a proposta das atividades de formação cidadã não deve estar distante das propostas pedagógicas dos cursos. Os temas devem ter objetivos como: Abordagens Filosóficas da Educação e Questões Pedagógicas Contemporâneas. Os temas das Eletivas, tais como: Ética no fazer docente, TICs e Cidadania, Educação Ambiental, Violência na Escola e Educação como Direito Humano Universal podem ser contemplados;
Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Educação a Distância (como educar e se educar nessa modalidade) desde os períodos iniciais da matriz curricular; Estágio – Residência Pedagógica; Trabalho de Conclusão de Curso ou Trabalhos de Cursos, Projetos integradores entre as licenciaturas;
Diferenciais nos Projetos Pedagógicos No percurso de formação do estudante, deve ser considerada a participação em atividades institucionais, tais como: Inclusão Pedagógica, Monitoria, Projetos e Ações de Pesquisa / Extensão, Ações de Cidadania;
Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Parcerias Nacionais e Internacionais com uma prática de trabalho coletivo e cooperativo no sentido da proposição de projetos comuns – Coimbra - Capes; Integração dos cursos de Licenciatura com a Pós-Graduação: interação entre os professores e discussão de práticas docentes.
2012 Atualmente 183 alunos Filosofia Pedagogia Matemática Ciências Biológicas Obrigada, Profª. Vera Stivaletti e:mail: vera.stivaletti@metodista.br