AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL UNESC - 27/02/2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Apresentação do Projeto
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
SÉCULO XX.
Ministério da Educação
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Engenheiro Projetista ?
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Talentos para Inovação
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Educação Especial Aula 7
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Qualificação Profissional
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Documentos e Propostas legais
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL UNESC - 27/02/2010 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NAS engenharias: Programa PRECITYE Luiz Paulo Brandao - IME Blumenau – outubro/2011

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL DCN para os cursos de engenharia: “Art. 3º ............perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.”

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL DCN para os cursos de engenharia: “Art. 4º A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: ………. IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia; …….. VIII - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; IX - atuar em equipes multidisciplinares; X - compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; XI - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental .......

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Situação atual sobre a inclusão da cultura empreendedora nos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia no Brasil. Muito Heterogênea Escolas onde o empreendedorismo está presente em todo o currículo do curso com inúmeras atividades tais como: empresa júnior e incubadora de empresas, entre outras. Outras escolas não desenvolvem esta competência de forma adequada.

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL O tema é tão relevante e preocupante que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aceitou financiar um programa específico para fomentar o empreendedorismos nos cursos de engenharia das Escolas da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

Programa PRECITYE PRECITYE - PROGRAMA REGIONAL DE EMPRENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM ENGENHARIA (PROGRAMA DE FOMENTO DO EMPREEDEDORISMO E INOVAÇÃO NAS FACULDADES DE ENGENHARIA) Iniciativa patrocinada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e criado pelos Conselhos (Associações) de Faculdades de Engenharia da Argentina, Brasil e Chile (CONFEDI, ABENGE E CONDEFI) e da Faculdade de Engenharia do Uruguai através da ANII (Agência Nacioanl de Investigação e Inovação).

Programa PRECITYE Quatro componentes principais: Componente 1 Desenvolvimento de estratégias e definição sobre metodologia e materiais e instrumentos didáticos e pedagógicos a serem usados; Componente 2 Desenvolvimento de uma caixa de ferramentas regionais com materiais ou instrumentos didáticos e pedagógicos Componente 3 Projeto piloto de capacitação de docentes para difusão do empreendedorismo nas escolas de engenharia Componente 4 Teste piloto sobre aplicação da metodologia estabelecida nos cursos de engenharia (discentes e egressos)

Programa PRECITYE Histórico Outubro 2007 anteprojeto apresentado ao BID Outubro 2007 carta compromisso MEC-SESU para BID para viabilização da contra-partida brasileira (US$ 350.000,00) Abril de 2009 assinatura do convênio com o BID Junho de 2009 constituição do comitê diretivo Dezembro de 2009 primeira reunião regional No momento estamos fechando o componente 2 (ainda temos algumas dívidas) - questionário, vídeos, estudo de casos e concurso caderno de exercícios, realização de reuniões nacionais e regional Problemas com recursos – contrapartida não foi liberada Solução proposta – realização parcial do projeto com recursos próprios da ABENGE e IES envolvidas

Programa PRECITYE (dívidas) ENCUESTAS PRECITYE (Distribuição em papel)   Encuesta a Directores, Coordinadores o Responsables de Carrera: http://www.surveymonkey.com/s/encuesta_PRECITYE Encuesta a Decanos de Facultades de Ingeniería: http://www.surveymonkey.com/s/PRECITYE_decanos PARA ESTUDIANTES http://www.surveymonkey.com/s/precitye_estudiantes

Programa PRECITYE – Concurso Caderno de Exercícios O concurso caderno de exercícios sobre "Competências Empreendedoras nas Engenharias" é uma competição internacional destinada a professores de todos os programas de engenharia na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

Concurso Caderno de Exercícios

Concurso Caderno de Exercícios O objetivo do concurso é incentivar a participação de professores de engenharia na construção de um conjunto de ferramentas metodológicas e dispositivos educacionais para promover a inserção do empreendedorismo no conteúdo programático dos cursos de graduação. Nesta convocatória são incentivados a participação dos professores para selecionar os melhores cadernos de exercícios sobre empreendedorismo em engenharia que, posteriormente, serão usados ​​em cursos de graduação nos quatro países participantes do projeto.

Concurso Caderno de Exercícios A competição poderá ocorrer em duas categorias de caderno de exercícios: • Caderno aplicável a uma única área técnica. • Caderno interdisplicinar aplicáveis ​​a mais de uma área técnica, incluindo a gestão.

Concurso Caderno de Exercícios Prêmios: Para os cadernos de exercícios apresentados para categoria de uma área técnica: Vinte prêmios no valor de US$ 1.300 cada para os primeiros 20 colocados. Vinte prêmios no valor de US$ 1.000 cada, para os colocados entre os 21o e 40o lugares (“segundos colocados”). Vinte prêmios no valor de US$ 500 cada, para os os colocados entre os 41o e 60o lugares (“terceiros colocados”). Para os cadernos de exercícios interdisplicinares aplicáveis ​​a mais de uma área técnica : Dez prêmios no valor de US$ 1.300 cada para os primeiros colocados. Dez prêmios no valor de US$ 1.000 cada, para os colocados entre os 11o e 20o lugares (“segundos colocados”). Dez prêmios no valor de US$ 500 cada, para os os colocados entre os 21o e 30o lugares (“terceiros colocados”).

CONSIDERAÇÕES FINAIS Apesar de não ter ainda conseguido obter recursos para financiar a contra-partida brasileira no programa, a ABENGE está fazendo um grande esforço para cumprir o compromisso assumido e continuar participando desse trabalho junto com os demais países envolvidos, visto a importância do tema para os cursos de engenharia. O PRECITYE só tem sentido se houver envolvimento das IES e seus docentes. É um programa que visa facilitar a promoção do empreendedorismos nos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia. A ABENGE está apenas liderando este projeto mas para sua execução conta com seus associados: IES e docentes. A sessão continuará com os colegas dos outros países participantes do programa falando sobre a experiência com o empreendedorismos em seus países , o desenvolvimento do programa e o impacto que o PRECITYE deverá causar na formação de seus engenheiros

Fim …….Obrigado !!! Luiz Paulo Brandão brandao@ime.eb.br