EVOLUÇÃO Aniversário Economia de serviços Encomenda-se o bolo em uma confeitaria, que o entrega em casa na hora marcada.
EVOLUÇÃO Aniversário Economia de experiências A festa inteira seria organizada por uma empresa contratada que cuidaria de todos os detalhes, como local, convites, distrações e, claro, o bolo!
DISTINÇÃO Produto resultante de serviço Serviço a cliente (suporte)
DISTINÇÃO Marketing DE Serviços Marketing POR MEIO DE serviços O serviço é o principal produto Marketing POR MEIO DE serviços Serviços são parte da oferta, como meio de aumentar o valor
MIGRAÇÃO Empresas historicamente industriais migraram parte de suas receitas para o setor de serviços Ex.: Case da Rolls Royce
IMPORTÂNCIA “O aumento da riqueza gerado pelo valor do conhecimento permite que seus proprietários tenham renda para pagar pela prestação de outros tipos de serviços...”* *Christopher Lovelock, Marketing de Serviços, 7a. Edição, pg 5
IMPORTÂNCIA “Toda empresa é uma empresa de serviços.” Philip Kotler, na 10a. Edição (do milênio)
PRIMEIRA PARTE Tipos de serviços
ECONOMIA DE SERVIÇOS Dividida em nove setores: Comércio atacadista e varejista Transportes e armazenamento; e serviços de utilidade pública Informações Atividades financeiras Serviços profissionais e de negócios Educação e saúde Turismo e lazer Governo Outros Serviços