E DUCAÇÃO E C ONTROLE S OCIAL Projeto Escola que Protege Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED Manaus, 23 a 27 de março de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Programa de Ética e Cidadania
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Projeto Político Pedagógico
PLANO DE GESTÃO.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Avaliação Institucional
Controle de Recursos Públicos
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Educação Permanente em Saúde :
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
(experiências e reflexões de uma educadora)
GESTÃO ESCOLAR.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Educação no contexto do Trabalho
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Formas de Participação
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Ouvidoria Órgão de Participação Social
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
Encontro Estadual de Formação
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Encontro Estadual de Formação
A Gestão participativa
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
JULIENNE DE N. BRITO TELES GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA:RETRATANDO A E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA.
Fortalecimento dos Programas de Educação Fiscal na America Latina PNEF – EUROsociAL – USP-SP Gefe-SP + SME - Diretoria de Orientação Técnica – DOT-G “Seminário.
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
GESTÃO DEMOCRÁTICA: avanços e limites.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Escola... Qual o perfil da sua?.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
O papel pedagógico do órgão gestor
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

E DUCAÇÃO E C ONTROLE S OCIAL Projeto Escola que Protege Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED Manaus, 23 a 27 de março de 2008

A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL Entende-se por Controle Social a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas, avaliando os objetivos processos e resultados. Cabe a sociedade perceber a importância de exercer seu papel no: Monitoramento Avaliação Fiscalização

É importante distinguir controle social de meios de repressão, ou da concepção de controle institucionalizada e arraigada por períodos ditatorias do país Para que a escola possa desenvolver BEM esse Controle Social é preciso que se desenvolva um canal de comunicação mais democrático e participativo. A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL

A escola está inserida tanto como membro, quanto como instrumento desse Controle Social: Como membro nos programas e conselhos Como instrumento na participação de entidades organizadas dos movimentos sociais, nas estruturas de decisão da escola É preciso que a comunidade entenda a importância de sua participação, e a escola tem um papel relevante nesse processo A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL

A escola surge num contexto de reproduzir as diferenças da sociedade capitalista e durante séculos foi usada para legitimar como algo natural as mazelas dessa sociedade Enquanto a escola se limita a sua função formadora, ela deixa de agir, deixa de construir esse novo cidadão (que, também, não deixa de ser uma formação, porém muito mais ampla e politizada). É preciso que a escola se desprenda. A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL

Para criar esse cidadão é preciso ter claro os valores defendidos; o fortalecimento de métodos avaliativos que estejam fundamentados em bases qualitativas e, não, quantitativas; instrumentos democráticos de participação e a construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico. Há um receio por parte de gestores na dinâmica de uma escola sem muros, com intensa participação da sociedade, é evidente que as várias particularidades criam conflitos, mas é na participação coletiva (e porque não dizer, controle) que esses conflitos são resolvidos. A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL