Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIQUIDAÇÃO.
Advertisements

Direito processual civil – processo de conhecimento Fase Saneadora
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS RITO SUMÁRIO
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS DO RITO ESPECIAL
Audiência de instrução e julgamento
PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO
CONTESTAÇÃO E REVELIA 1. O réu é citado para contestar ou responder?
AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO (Arts. 444 a 457)
Lei n /2008 Supressão do Libelo Crime Acusatório e da Contrariedade ao Libelo. Introdução de duas novas peças inominadas Recebimento dos autos.
PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO
AUDIÊNCIA NO DIREITO DO TRABALHO
PRESCRIÇÃO DECADÊNCIA
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
AULA DE REVISÃO DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
PROPOSTA DE PROJETO DE LEI PARA APURAÇÃO DAS INFRAÇÕES PENAIS DE MAIOR POTENCIAL OFENSIVO.
Processo Civil IV Agravo – Introdução Agravo retido
PROCESSO PENAL BENEDITO IGNÁCIO GIUDICE.
RESPOSTA DO RÉU JUIZADOS ESPECIAIS.
RECURSO DE AGRAVO Profa. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia
Ação Cautelar de Produção Antecipada de Provas ( art. 846 a 851, CPC)
DIREITO PROCESSUAL PENAL PROFESSORA: BEATRIZ ABRAÃO
PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento comum: ordinário e sumário Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aulas de 22 e 29 de.
Requisitos de Admissibilidade dos Recursos
Processo, Procedimento e Rito Sumário
Esta ação tem por escopo obter declaração judicial que limite a responsabilidade do fiador até a data da prévia notificação. Pelo entendimento jurisprudencial.
TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Direito Processual Civil I Aula 20 – Das provas em espécie
Da Denúncia Titular Ministério Público (art. 29, CPPM);
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
I – PROCEDIMENTO Aspecto extrínseco do processo; rito; conjunto de atos que, em sequência e em contraditório, visa ao fim desejado pelo processo. Para.
PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE
Cumprimento de Sentença
AUDIENCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
Prática Jurídica I Contestação.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Mércia Barboza PROCESSO DO TRABALHO Mércia Barboza
PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL – AULA 05 PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: RODOLFO HARTMANN Aula 5 PROAB.
Ação de Prestação de Contas
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
FALTA OU INSUFICIÊNCIA DE PROVA APOSTILA 2
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
PROCEDIMENTOS PRÁTICA PENAL.
parte integrante da convenção de arbitragem.
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
Ação negatória de paternidade
INSTRUÇÃO DA CAUSA A fase instrutória do procedimento ordinário principia quando termina a audiência preliminar,' consiste na realização de provas e oferecimento.
CONCILIAÇÃO termo derivado do latim conciliatione, cujo significado é ato ou efeito de conciliar, ajustar, acordo ou harmonização de pessoas, união, combinação.
FURTO, ROUBO E ESTELIONATO
Procedimento dos crimes contra a honra
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE GUARDA
PROCEDIMENTO ORDINÁRIO
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
Procedimento dos crimes eleitoraIs
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
Procedimento dos crimes de drogas
PROCEDIMENTOS Inovações trazidas pelas leis /08 e /08.
Segundo Elpídio Donizetti
Saneamento do Processo
PROCESSO PENAL II AULA Nº 6 – PROCEDIMENTO ORDINÁRIO E
PROCEDIMENTO ARBITRAL Setembro de LIBERDADE NO PROCEDIMENTO ARBITRAL Escolha do julgador Escolha do rito ou de órgão arbitral Escolha da lei aplicável.
PROCESSO PENAL II AULA Nº 15 – EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL.
SUJEITOS DO PROCESSO SINGULARIDADES E COMPLEXIDADES.
AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
Transcrição da apresentação:

Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento. Processo Civil III Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.

Audiência de instrução e julgamento É necessária quando houver prova oral. Será realizada: nova tentativa de conciliação. Se infrutífera, juiz ouve peritos e assistentes técnicos, juiz colhe depoimentos pessoais (autor/réu) e juiz ouve as testemunhas arroladas. Após a oitiva, haverá debate, em que as partes apresentarão as alegações finais orais: Prorrogáveis por mais 10 min. (art. 454). 20 min. Adv. do Autor 20 min. Adv. do Réu 20 min. MP

Audiência de instrução e julgamento Questões complexas: debates podem ser substituídos por memoriais (escritos) – juiz fixa prazo para entrega. Adiamento da audiência (art. 453): Por convenção das partes (só 1 vez!). Se não puderem comparecer, por motivo justificado, o perito, as partes, as testemunhas ou os advogados. O juiz pode, na própria audiência, proferir sentença. Termo da audiência: “Subscreverão o termo o juiz, os advogados, o órgão do Ministério Público e o escrivão (art. 457, § 2º, CPC). Se não tiver condições de o fazer de imediato, determinará que os autos venham conclusos para julgamento (10 dias para sentenciar).

Questão 01 Prova: FCC - 2007 - TRF-4R - Analista Judiciário - Área Judiciária Paulo ingressou com ação de cobrança pelo rito ordinário contra Pedro. Designada a audiência de instrução e julgamento pelo Magistrado, as provas serão produzidas na seguinte ordem: a) I. O perito e os assistentes técnicos responderão os quesitos de esclarecimentos; II. O Juiz tomará o depoimento pessoal do réu; III. O Juiz tomará o depoimento pessoal do autor; IV. Serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu. b) I. O perito e os assistentes técnicos responderão os quesitos de esclarecimentos; II. O Juiz tomará o depoimento pessoal do autor; III. O Juiz tomará o depoimento pessoal do réu; c) I. O Juiz tomará o depoimento pessoal do autor; III. O perito e os assistentes técnicos responderão os quesitos de esclarecimentos; d) I. O Juiz tomará o depoimento pessoal do réu; e) I. O Juiz tomará o depoimento pessoal do autor; III. Serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu; IV. O perito e os assistentes técnicos responderão os quesitos de esclarecimentos.

Questão 02 Prova: ESAF - 2002 - TJ-CE - Atendente Judiciário Sobre a audiência de instrução e julgamento nos processos sujeitos ao procedimento ordinário, assinale a opção correta: a) O juiz está proibido de tomar depoimentos pessoais do autor e do réu. b) Uma vez marcada a audiência, por nenhum motivo pode ser adiada. c) O juiz é obrigado a sempre sentenciar no mesmo dia em que foram ouvidas as testemunhas arroladas no processo. d) Como a audiência é una e contínua, deve ser concluída, necessariamente no mesmo dia, sob pena de nulidade do processo. e) O termo, no qual é feito o resumo do ocorrido durante a audiência, é assinado pelo juiz, pelos advogados, pelo órgão do Ministério Público e pelo escrivão.