Prof. Everton da Silva Correa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CIÊNCIA E OS PARADIGMAS Elizabeth Teixeira.
Advertisements

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
II. Aberturas 2.2. O conceito de TECNOCIÊNCIA.
A visão Grega da Ciência
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
Prof. Everton da silva correa
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
História
A atitude e a experiência filosófica
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Filosofia e Ética.
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Prof. Everton da Silva Correa
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Idade Moderna: séc. XV-XVII d.C
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
Filosofia Geral e Jurídica Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
O QUE É FILOSOFIA ?.
O Renascimento XIV - XVI
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
O que é o método científico?. O método científico tem sido objeto de intensos debates ao longo da história. A história do método científico remonta à.
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
O conhecimento. O que é conhecimento? Na antiguidade grega, os filósofos enunciavam a respeito do conhecimento: Que ele consistia na identidade ou semelhança.
Mito e Filosofia. Afirmar que a Filosofia foi criada pelos gregos significa dizer que eles foram os primeiros a propor que o mundo existia e que as coisas.
Transcrição da apresentação:

Prof. Everton da Silva Correa Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

Diferenças entre a Ciência Antiga e a Clássica ou Moderna https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

O ideal racionalista e o empirista se iniciaram com os gregos O ideal racionalista e o empirista se iniciaram com os gregos. Isso, porém, não significa que a concepção antiga e a clássica ou moderna (século XVII) de ciência sejam idênticas. Entre as várias diferenças, devemos mencionar uma, talvez a mais profunda:

Ciências A Ciência Antiga A Ciência Clássica Era uma ciência teorética, ou seja, apenas contemplava os seres naturais, sem jamais imaginar intervir neles ou sobre eles por meios técnicos; É uma ciência que visa não só ao conhecimento teórico, mas sobretudo à aplicação prática ou técnica.

Francis Bacon dizia que “saber é poder”.

Descartes escreveu que “a ciência deve tornar-nos senhores da natureza”.

A ciência clássica ou moderna nasce vinculada à ideia de intervir na natureza, de conhecê-la para apropriar-se dela, para controlá-la e dominá-la. A ciência não é apenas contemplação da verdade, mas é sobretudo o exercício do poderio humano sobre a natureza.

Ciência e Capitalismo Numa sociedade em que o capitalismo está surgindo e, para acumular o capital, deve ampliar a capacidade do trabalho humano para modificar e explorar a natureza, a nova ciência será inseparável da técnica. Dessa forma, ciência será sinônimo de técnica.

Ciência = Técnica/Tecnologia Na verdade, é mais correto falar em “tecnologia” do que em “técnica”. De fato, a técnica é um conhecimento empírico, que, graças à observação, elabora um conjunto de receitas e práticas para agir sobre as coisas. A tecnologia, porém, é um saber teórico que se aplica praticamente.

Exemplo: Um relógio de sol é um objeto técnico que serve para marcar horas seguindo o movimento solar no céu. Um cronômetro, porém, é um objeto tecnológico: por um lado, sua construção pressupõe conhecimentos teóricos sobre as leis do movimento e, por outro, seu uso altera a percepção empírica e comum dos objetos.

Uma lente de aumento é um objeto técnico. Exemplo: Uma lente de aumento é um objeto técnico. O telescópio e o microscópio são objetos tecnológicos, pois sua construção pressupõe o conhecimento das leis científicas definidas pela óptica.

Assim, Em outras palavras, um objeto é tecnológico quando sua construção pressupõe um saber científico e quando seu uso interfere nos resultados das pesquisas científicas. A ciência moderna tornou-se inseparável da tecnologia.

Qual a diferença entre técnica e tecnologia? Atividade Qual a principal diferença entre a ciência antiga e a ciência clássica ou moderna? Qual a diferença entre técnica e tecnologia?