Marcos A. Jabôr DER/MG Danilo M. Pitta ENECON / IGUATEMI

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Transcrição da apresentação:

Marcos A. Jabôr DER/MG Danilo M. Pitta ENECON / IGUATEMI O Programa de Engenharia e Análise de Valor do DER/MG e seus resultados Marcos A. Jabôr DER/MG Danilo M. Pitta ENECON / IGUATEMI

POR QUE APLICAR ENGENHARIA DE VALOR Para obter economia de custos iniciais Para melhorar o desempenho dos empreendimentos Para reduzir os custos globais de transportes ao longo da vida útil Para ampliar os objetivos físicos Para implementar melhorias contínuas nos projetos Para retomar o aporte de novas tecnologias Para formar o pessoal técnico do DER/MG Para QUEBRAR PARADIGMAS Em resumo Para obter acréscimo na relação desempenho/custo do projeto, permitindo um “melhor” retorno do capital investido tanto para a sociedade quanto para o poder público 1980’s:Federal laws mandating use India / Middle East / Eastern Europe 1990’s Russia / China 2000’s Growing international application

PANORAMA GERAL Origem de EV/AV no setor de infra-estrutura de transportes no Brasil O começo do uso da EV no DER/MG O que está ocorrendo com a EV em outras partes do mundo 1980’s:Federal laws mandating use India / Middle East / Eastern Europe 1990’s Russia / China 2000’s Growing international application

Elementos de um Programa de EV proposto pelo Conselho de EV AASHTO Apoio Gerencial Nomeação do Diretor do Programa O Desenvolvimento da Política do Programa Diretrizes do Projeto de EV Utilização de Consultorias Treinamento Prestação de Contas dos Resultados Marketing do Programa

Tipos de Estudos realizados no DER/MG Estudos para projetos rodoviários (“exigidos” ou voluntários – ex. Rodovia MG-424) Estudos de Produtos (para aprimorar os Padrões de Itens de Engenharia – ex. Caderno de Drenagem) Estudos de Processos – ex. Programa de Manutenção – PRO-MG

COMO DAR IMPULSO A SEU PROGRAMA Mandato Federal Americano Estudos Exigidos pela Administração Federal de Rodovias (FHWA) no Sistema Nacional Americano (NHS) - Projetos acima de US$ 25 milhões VONTADE POLÍTICA – GOVERNO DE MINAS GERAIS Decreto No 41.639, criando PMQP-H (Abril/2001) Portaria No 1.716 (Março/2003) CHOQUE DE GESTÃO – ACORDO DE RESULTADOS Contratação de Assessoria Técnica – Consultoria Utilização de Equipe Técnica de Especialistas Renomados e Independentes ao Processo de Elaboração do Projeto

COMO OBTER BONS RESULTADOS? Adotar metodologia reconhecida – ex.: Manuais de EV do Caltrans Estabelecimento de Padrões de Desempenho para o Programa – que resultados se esperam? Promover “estímulo” à realização do Programa NÃO MISTURAR A EV COM O DESENVOLVIMENTO NORMAL DO PROJETO Manual da Equipe Assegurar que o Estudo de EV seguira os requisitos do Programa de EV Prover a Equipe de EV com elementos rápidos sobre à Metodologia de EV Prover formulários padronizados e exemplos - Produtividade!! Complementar o Relatório de Diretrizes de EV do Caltrans e outros Manuais Manual de Conceitos Manual de Referências dos conceitos EV- utilizado para entreinamento Manual de Treinamento ( incluindo slides) Consistência com os requerimentos e necessidades do Programa AV Voltados para transportes Manual de Diretrizes para os Relatórios Acompanhamento fraco de relatórios prévios Uniformize a documentação dos resultados dos estudos e a metodologia Acrescente credibilidade aos Estudos e ao Programa EV Minimize as revisões entre as Minutas e o Relatório Final Manual de Procedimentos Instruções para gerenciar os Estudos de EV Especificar as obrigações colaterais dos Coordenadores de EV (DVAC) dos Distritos Aprimorar o desempenho e incrementar a qualidade de um Estudo de EV Compartilhar as experiências dos DVACs& e facilitar melhorias progressivas

Se você quer reduzir custos e melhorar o desempenho dos empreendimentos.... DE UM MODO GERAL Estabeleça padrões mínimos de desempenho para o Programa Maximize a Eficiência / Consistência / Credibilidade – utilize equipes de excelência por curtos períodos Reduza a curva de aprendizagem – mantenha a equipe de EV treinada e adaptada, pronta para projetos mais vultosos Empregue as técnicas atuais de EV e modele de acordo com suas necessidades Adote e implemente uma Legislação de EV

QUANDO APLICAR A EV? Oportunidade de reduzir custos e aprimorar desempenho CUSTO Tempo Ideal dentro da Fase Melhor MANUNTEN-ÇÃO PLAN. FUNC. ES. AMB. PROJ. BAS. PLAN. LICIT. EXEC. FASES DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Resultados do Programa de Engenharia de Valor no DER/MG

Resultados do Programa de Engenharia de Valor no DER/MG

Resultados do Programa de EV do DER/MG

Inovações do Programa de EV do DER/MG CONTORNO DO AEROPORTO DE CONFINS – AITN RODOVIA VERDE PROJETO CARBONO ZERO

Como aprimorar seu Programa Passos para o aprimoramento do Programa Acompanhe o Desempenho do Programa Utilize um Plano de Implementação das Melhorias Sugeridas Utilize consultores de excelência Tenha um Plano de Marketing para o programa Prêmios Apresentações de EV Publicação dos resultados

Lições do Programa Lições Aprendidas para o sucesso do Programa: Necessidade de apoio por parte do nível gerencial Estrutura organizacional adequada é essencial Equipes experientes melhoram o desempenho dos estudos A liderança é a chave O bom relacionamento com a Projetista é fundamental Utilize o programa de EV para agregar valor aos empreendimentos Procure oportunidades de agregar valor (no DER/MG foram o uso da Análise do Ciclo de Vida Útil e a relação desempenho/custo Medidas Objetivas de Desempenho são essenciais

REFLEXÃO FINAL: A APLICABILIDADE DOS CONCEITOS DA EV EM OBRAS DE PEQUENO VULTO A aplicação dos conceitos básicos da EV em obras de pequeno vulto pode resultar em melhoria contínua dos projetos Exemplo: Trecho Pomerode – Ent. BR-470

CARTÃO VIRTUAL Eng. Marcos Augusto Jabôr DER/MG Fone: (31) XXXXXXXX E-mail: mjabor@terra.com.br Eng. Danilo Martinelli Pitta, M. Eng. IGUATEMI – Ltda. – MERITO Engenharia Ltda. Fone: (48) 3248 2633 E-mail: danilo@iguatemi.eng.br