PROJETO + ensino médio E M colégio savassi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Administração de Marketing 1
EE DRº JOSÉ M. F. FRAGELLI ANGÉLICA - MS
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Bacharelado em Sistemas de Informação
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Terceirão CEMA /10/2011 Apresentação para pais de alunos do 2º ano do Ensino Médio.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROFª KENIA CARINA J.S.A. NOGUEIRA
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Questionário de Avaliação Institucional
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Conveniada curso Positivo
Encontro com Pais e Educadores Ensino Médio
COC FRANCA
TERCEIRA REUNIÃO DE PAIS
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
CALENDÁRIO ESCOLAR JANEIRO 30 Início das aulas dos Ensinos Fundamental e Médio FEVEREIRO 01 Início das aulas da Educação Infantil e Supletivos MARÇO 01.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
1ª Reunião de responsáveis de 2008
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria.
ENSINO MÉDIO.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Altinópolis.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Características de um bom professor de biologia
Salas de Matemática.
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Decisões.
Gerenciamento de Sala de Aula:
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
CEAOK METODOS DE ESTUDO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2012
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL 6º Ano 2015
CARGA HORÁRIA 38 aulas semanais
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Transcrição da apresentação:

PROJETO + ensino médio E M colégio savassi

O que é? O Projeto EM+ 2012 é uma iniciativa do Colégio Savassi para resgatar a autoestima e superar o déficit educacional dos alunos do Ensino Médio por meio de ações pedagógicas que possibilitem um ótimo desempenho nas próximas provas do ENEM, condição essencial para que os mesmos garantam aprovações nos vestibulares das melhores universidades.

Para quem é? O Projeto EM+ será desenvolvido para os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, que podem – a partir de uma nova “cultura de sala de aula” – superar desafios, com base na máxima “eu quero, eu posso”.

Com quem é? O Projeto EM+ será desenvolvido por uma equipe docente de excelência formada por professores com reconhecida experiência na área de pré-vestibulares, sob a coordenação do prof. Adhemar Marques.

Em quais dias e horários? O Projeto EM+ será desenvolvido no turno da tarde, nos seguintes dias e horários: 1º e 2º anos: terças e quintas, de 14h às 17h30 3º ano: segundas, quartas e sextas, de 14h às 17h:30

Por que implantar o projeto? O projeto EM+ tem um duplo objetivo: Contribuir para que, quando necessário, a vida escolar do aluno seja regularizada no mais curto espaço de tempo; Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências segundo critérios estabelecidos pela Matriz de Referência do novo Enem, condição essencial para que os estudantes tenham ótimo desempenho nos próximos processos seletivos.

Por que implantar o projeto? Porque o ensino está na berlinda! “É otimista a conta segundo a qual 737 mil estudantes brasileiros frequentam faculdades ruins. O cálculo considera ruins apenas as que receberam nota 1 ou 2 no mais recente índice de avaliação do Ministério da Educação, que vai até 5. A proliferação de formandos com conhecimento insuficiente é notória. Há inequívoco avanço quando toda uma geração de jovens tem a oportunidade, que seus pais não tiveram, de continuar os estudos além do nível secundário. Mas cabe ao governo (e também aos pais) evitar que tantas expectativas de ascensão profissional acabem prejudicadas por um ensino de má qualidade.” (Editorial da Folha de São Paulo, 3 set. 2009)

Por que implantar o projeto? Porque o ENEM está reorientando o ensino! ISTOÉ – O senhor acredita que o conceito do novo ENEM vai mudar o jeito de as escolas ensinarem? Fernando Haddad – Não tenho dúvida de que vai reorientar o Ensino Médio, fazendo com que diminua o conteúdo e permita o aprofundamento dos temas pertinentes a essa etapa de ensino. Hoje, em virtude do conteúdo excessivo, os professores têm pouca condição de aprofundar as disciplinas porque o currículo do Ensino Médio acabou se tornando uma espécie de sobreposição de programas de vestibular. Revista IstoÉ, set. 2009.

Quais as funções do coordenador? Sensibilizar os alunos para que repensem a avaliação que fazem de si mesmos e, por meio de experiências interpessoais gratificantes construídas principalmente em sala de aula, sintam-se capazes de enfrentar novos desafios.

Quais as funções do coordenador? Ajudar a construir uma relação de confiança, fundamentada na ética e na transparência, entre os vários parceiros envolvidos no projeto: estudantes, pais, professores e direção da escola.

Quais as funções do coordenador? Acompanhar, de forma permanente, a execução do projeto e, em consenso com os parceiros - alunos, pais, professores e direção da escola -, fazer as correções que se tornarem necessárias ao longo do processo.

Quais as funções do coordenador? Indicar o corpo docente do turno da tarde e acompanhar o trabalho pedagógico da equipe de professores, verificando com os alunos a qualidade das aulas, o efetivo cumprimento dos conteúdos programáticos, as habilidades e competências desenvolvidas em sala de aula e, não menos importante, o nível de satisfação dos estudantes.

Quais as funções do coordenador? Acompanhar, juntamente com a equipe de professores, a frequência e a pontualidade dos alunos nas aulas do turno da tarde, informando aos parceiros envolvidos no projeto – família e direção da escola –, sempre que necessário, casos em que possíveis ajustes se tornem imprescindíveis.

Quais as funções do coordenador? Elaborar, juntamente com a equipe de professores, os simulados mensais que deverão apresentar, sempre, o mesmo perfil e grau de dificuldade das provas do novo Enem. As notas dos simulados mensais, em todas as disciplinas, corresponderão a 1/3 da nota total dos alunos.

Quais as funções do coordenador? Apresentar aos pais relatório mensal no qual constarão os seguintes dados: frequência dos alunos; resultado das avaliações; observações individualizadas, sempre que necessário.

Quais as funções do coordenador? Reunir-se periodicamente com os professores do turno da manhã para acompanhar a dinâmica pedagógica da escola e construir a sinergia necessária para o êxito do projeto EM+ 2012.

Quais as funções do coordenador? Definir, em consenso com as famílias e a direção da escola, um cronograma de reuniões para avaliação e, ao longo do processo, possíveis correções do projeto EM+ 2012.

Quais as funções do coordenador? Criar o FIQUE LIGADO EM+ 2012, ferramenta pedagógica constituída de textos e atividades que serão entregues regularmente aos alunos com o objetivo de mantê-los atualizados sobre temas diversos, tais como: Geopolítica e conflitos internacionais; Economia e finanças globais; Biodiversidade, bioética e sustentabilidade; Tendências do mundo contemporâneo; Avanços no campo científico; Perspectivas socioeconômicas do Brasil.

Quais as funções do coordenador? Estar à disposição no turno da tarde, de 2ª a 6ª, para atender aos parceiros do projeto – alunos, pais, professores e direção da escola –, com o intuito de prestar esclarecimentos e, por meio do consenso, buscar soluções para os diversos problemas que surgirem ao longo da execução do projeto EM+ 2012.

À reflexão dos pais “Não são os mais aptos nem os mais inteligentes os que sobrevivem, mas os que se adaptam melhor às mudanças.” (Charles Darwin, 1809-1882, naturalista inglês} “Não adianta você sonhar se você não lutar. Daqui a 20 anos você estará mais desapontado pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então, expanda-se. Navegue para longe do porto seguro. Pegue os ventos da mudança em sua viagem. Explore. Sonhe. Descubra.” (Mark Twain, 1835-1910, escritor norte-americano)

Calendário EM+ 2012 - 1º semestre Início das aulas: 13 de fevereiro (2ª). Recessos e feriados: 20, 21 e 22 fev. (2ª, 3ª e 4ª) – Carnaval; 6 de abril (6ª feira santa); 30 de abril (2ª) e 1º de maio (Dia do Trabalhador); 7 e 8 de junho (5ª e 6ª) – Corpus Christi; Término das aulas: 13 de julho (6ª). Observação: os dias 23, 24, 25, 26 e 27 de abril serão de Aulas Especiais de Revisão para as provas do Enem a serem realizadas nos dias 28 e 29 de abril (sábado e domingo).

Quadro de horário EM+ 2012 – 1º ano 3ª FEIRA 5ª FEIRA 14:00 - 14:50 História Matemática 14:50 - 15:40 Biologia Química 15:40 - 16:00 INTERVALO 16:00 - 16:50 Física Linguagens 16:50 - 17:40 Geografia Redação

Carga horária do 1º ano EM+ 2012 Carga horária semanal: 8 h/a. Carga horária mensal: 36 h/a. Carga horária semestral: 198 h/a.

Quadro de horário EM+ 2012 – 2º ano 3ª FEIRA 5ª FEIRA 14:00 - 14:50 Biologia Química 14:50 - 15:40 História Matemática 15:40 - 16:00 INTERVALO 16:00 - 16:50 Geografia Redação 16:50 - 17:40 Física Linguagens

Carga horária do 2º ano EM+ 2012 Carga horária semanal: 8 h/a. Carga horária mensal: 36 h/a. Carga horária semestral: 198 h/a.

Quadro de horário EM+ 2012 – 3º ano 2ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA 14:00 - 14:50 Ciências Humanas * Física Biologia 14:50 - 15:40 15:40 - 16:00 INTERVALO 16:00 - 16:50 Matemática Química Redação 16:50 - 17:40 Linguagens * As aulas de Ciências Humanas serão ministradas em conjunto pelos professores de História e Geografia.

Carga horária do 3º ano EM+ 2012 Carga horária semanal: 12 h/a. Carga horária mensal: 54 h/a. Carga horária semestral: 297 h/a.

Material didático 2 apostilas de cada uma das disciplinas (teoria e questões de vestibulares e do ENEM) Total de apostilas de cada uma das séries: 16

Etapas de implantação Reunião com a direção da escola para definição final do projeto. Reunião com os pais dos alunos do 9º ano, do 1º ano e do 2º ano, ainda no mês de novembro, para que os mesmos tenham conhecimento e aprovem, o projeto. Reunião com os alunos de cada uma das séries para sensibilização, divulgação e detalhamento do projeto. Reunião com a equipe de professores do turno da manhã para que os mesmos tomem conhecimento do projeto. Reunião entre as equipes de professores (manhã e tarde) visando à integração das mesmas e à adoção de um “discurso único” em todas as instâncias e com todos os sujeitos envolvidos no projeto.

Equipe de professores Linguagens JAIR CORGOZINHO Graduado em Letras e Mestre em Memória Cultural pela UFMG. Experiência docente: Bernoulli, Elite, Unimaster, Pitágoras e Nani Língua Portuguesa.

Equipe de professores Linguagens ALISSON LEAL Graduado em Letras pela UFMG. Experiência docente: Bernoulli, Unimaster, Nani Língua Portuguesa e Interacursos.

Equipe de professores Linguagens EDUARDO HORTA NASSIF VERAS Bacharel em Letras pela UFMG. Mestre em Literatura Brasileira e doutorando em Estudos Literários pela Sorbonne/UFMG. Experiência docente: Colégio Padre Machado, UFMG, Pré-Médicas e Interacursos.

Equipe de professores Linguagens RAFAEL SOARES DE OLIVEIRA Bacharel em Letras pela UFMG. Mestre em Literatura Brasileira e doutorando em Estudos Literários pela UFMG. Experiência docente: Pré-UFMG, Colégio Padre Machado, Pré-Médicas e Interacursos.

Equipe de professores Física MARCOS GUIMARÃES RODRIGUES Graduado em Eng. Elétrica pela UFMG. Mestre em Metodologia da Física (UFMG/FAE). Experiência docente: Pré-vestibular MAIS, Unimaster e Interacursos.

Equipe de professores Física ALESSANDRO PEREIRA Graduado em Física pela UFMG. Experiência docente: Unimaster, Soma, Pré-Médicas e Interacursos.

Equipe de professores Geografia SIDNEI PASSELI CARVALHO Graduado em Geografia pela PUC/MG. Experiência docente: COC, Soma, Pré-Médicas, Pitágoras, Unimaster e Interacursos.

Equipe de professores Geografia RÔMULO BUARQUE Graduado em Geografia pela UFMG. Mestre em Meteorologia pela UFMG. Experiência docente: Soma, Pré-Médicas, Pitágoras e Interacursos.

Equipe de professores Química IRACI EGÍDIO FELICÍSSIMO Graduada em Química pela UFMG. Experiência docente: Pré-Médicas, COC, Pitágoras, Unimaster e Interacursos.

Equipe de professores Química CLÁUDIA SOARES Graduada em Química pela UFMG. Experiência docente: Pré-Médicas, COC, Pitágoras e Interacursos.

Equipe de professores Matemática FRED FONSECA Graduado em Matemática pela UFMG. Experiência docente: Pré-Médicas, COC, Pitágoras, Promove e Interacursos.

Equipe de professores Matemática TARCÍSIO TAMIETTI Graduado em Matemática pela UFMG. Experiência docente: Pré-Médicas, Pitágoras, Promove e Interacursos.

Equipe de professores Matemática CLÍSTENES CUNHA Graduado em Matemática pela UFMG. Experiência docente: Pré-Médicas, Elite, Pitágoras e Interacursos.

Equipe de professores Biologia ANA LÚCIA CASTRO Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG. Experiência docente: Promove, Biosfera, Unimaster e Interacursos.

Equipe de professores Biologia JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES Graduado em Ciências Biológicas pela UFMG. Experiência docente: Promove, Pitágoras, Unimaster, Elite e Interacursos.

Equipe de professores História ADHEMAR MARQUES Graduado em História pela PUC/MG e Especialista em História Moderna e Contemporânea (PUC/MG). Experiência docente: Colégio Loyola, Colégio Santo Agostinho, Colégio Marista Dom Silvério, Centro de Estudos Edna Roriz, Pré-Médicas, COC, Promove, Elite, Interacursos, UNI-BH, PUC-MG e UFOP. Autor de livros didáticos dentre os quais História para o Ensino Médio. Editora Positivo, 2006.

Equipe de professores História PEDRO BERUTTI MARQUES Graduado em História pela UFMG e Especialista em História de Culturas Políticas pela UFMG. Experiência docente: Interacursos e Pré-Médicas.

Preços 1º ano: R$ 295,00 (com material didático incluído)

Mensagem final aos pais “ - Qual caminho devo seguir? Depende de onde você quer chegar.” Lewis Carrol, 1832-1898, escritor inglês “Evite pensar que seja suficiente o que você fez no começo. Quer saber? Chega de conversa e mãos à obra!” Santo Antônio Maria Zaccaria, 1502-1539, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas)