Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REAÇÕES ORGÂNICAS QUIMICA APOSTILA 07 FRENTE – C AULA – 21 PAG. 15
Advertisements

REAÇÕES ORGÂNICAS.
Reações Orgânicas.
REAÇÕES ORGÂNICAS. REAÇÕES ORGÂNICAS 1. REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO – CARACTERÍSTICA DE COMPOSTOS SATURADOS ( ALCANOS E HALETOS ORGÂNICOS) C A +
C A + B X C B + A X REAÇÕES ORGÂNICAS - CLASSIFICAÇÃO:
REAÇÕES ORGÂNICAS.
O que você deve saber sobre
Química Orgânica - Revisão
REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO
Reações de substituição
Trabalho de Bioquímica
Introdução à Química Orgânica
Reações de Compostos Aromáticas
1. REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO.
Mariana Fontana Westphalen
Reações Químicas Orgânicas I
Reações Orgânicas Profa. Graça Porto.
Reações de adição Prof.: Renê Machado.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas Reações de substituição
Alcenos e Alcinos: síntese e reatividade
REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO
Adição em alcinos, alcadienos e anéis aromáticos
Reações de Adição 3° Ano - Escola Villare.
COMPOSTOS ORGÂNICOS Prof. Larissa Richter By PresenterMedia.com.
Reações Orgânicas Prof. ELDER COSTA.
Reações Orgânicas.
Professora Cláudia Bacchi REAÇÕES ORGÂNICAS. Professora Cláudia Bacchi Reação de Substituição: É aquela em que um átomo ou grupo de átomos é substituído.
Classificação das Cadeias Carbônicas
REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Trabalho de Química Prof.º José Alberto Data: 06/2016 Alunos: Matheus, Ingridy e Gabriele.
Ácidos Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico,
Química Orgânica II Prof. Alonso Goes.  Se enquadram em 4 categorias: ◦ Substituição, Adição, Eliminação, ou rearranjo.  SUBSTITUIÇÃO: ◦ reações características.
QFL – Reatividade de compostos orgânicos II e Biomoléculas Prof. Dr. Daniel Nopper Silva Rodrigues 2. Reações de compostos bifuncionais: Compostos.
Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
QFL – Estrutura e propriedades de Compostos Orgânicos
METANOL O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, seu processo mais antigo de obtenção, e de onde,
Compostos organometálicos
Do petróleo à gasolina - Parte 3
Introdução à Química Orgânica
Reações Orgânicas.
CLASSIFICAÇÃO DE CARBONOS E CADEIAS CARBÔNICAS
Reações Orgânicas.
COMPOSTOS ORGÂNICOS (Aula 4)
Professor: Alexandre D’Emery.
QUÍMICA ORGÂNICA parte 1
Química 12ºAno COMBUSTÍVEIS, ENERGIA E AMBIENTE
QUÍMICA ORGÂNICA Prof. Ana.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
QO03- Hidrocarbonetos II / Funções Orgânicas I – Alcoóis.
Química Orgânica- QO.01.
Funções Orgânicas Prof. Fernanda.
Oxidação – Redução nos Compostos Orgânicos. Sumário Grau de oxidação relativa nos compostos orgânicos. Agentes oxidantes e agentes redutores Oxidação.
QUÍMICA ORGÂNICA Há muitos anos atrás surgiu a expressão
8. Os metais como catalisadores.
Adições à dupla ligação
Alcanos (hidrocarbonetos parafínicos) São hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre.
Produção de aromáticos
Energia.
Compostos organometálicos e catálise
3º Ano do Ensino Médio Escola Villare
REAÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS I
O que você deve saber sobre
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
CH H H ClCl H ClCl + Houve a troca do HIDROGÊNIO pelo CLORO REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO É quando um átomo ou grupo de átomos é substituído por um radical do.
O que são cadeias carbônicas? Como o próprio nome já diz, cadeias carbônicas são ligações realizadas por carbonos que podem formar encadeamentos com outros.
O que você deve saber sobre
... fermentação da uva a obtenção do vinagre... vinho... álcool etílico Na Pré-história tínhamos na... Na Pré-história tínhamos a produção de......
Transcrição da apresentação:

Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto

Reações orgânicas Reações orgânicas são reações químicas envolvendo compostos orgânicos.Os tipos básicos de reações da química orgânica são reações de adição, reações de eliminação, reações de substituição, reações pericíclicas, reações de rearranjo ou transposição e reações redox. Em síntese orgânica, reações orgânicas são usadas na construção de novas moléculas orgânicas. A produção de muitas substâncias pelo homem, tal como drogas, plásticos, a fabricação depende de reações orgânicas. Numa reação de substituição, um grupo funcional numa molécula é substituído por outro.

Em química orgânica, as reações de substituição são de grande importância. O conhecimento pormenorizado dos vários tipos de substituição possíveis permite prever o resultado de uma reação química, assim como escolher a temperatura e o solvente correctos para a sua ocorrência. Essas reações podem ocorrer de diversas maneiras, mas os tipos mais comuns são halogenação, sulfonação, nitração, alquilação e a acilação.

As reações de substituição são aquelas onde um átomo ou um grupo de átomos de uma molécula orgânica é substituído por outro átomo ou grupo de átomos. As principais reações de substituição são: - halogenação - nitração - sulfonação

Halogenação Os halogênios utilizados nas reações de substituição devem ser o cloro (Cl) e o Bromo (Br). Reações com flúor (F) são muito perigosas devida à alta reatividade deste elemento e com iodo (I) as reações tornam-se muito lentas. Os alcanos podem ser transformados em haletos de alquila.

Nitração A reação de nitração é aquela onde reagimos um hidrocarboneto com ácido nítrico (HNO3). Sulfonação A reação de sulfonação é aquela onde reagimos um hidrocarboneto com ácido sulfúrico (H2SO4).

Reações de adição As reações de adição são aquelas onde um átomo proveniente de uma substância orgânica ou inorgânica se adiciona à uma substância orgânica. Ocorre em hidrocarbonetos insaturados, como os alcenos e os alcinos. São caracterizadas pela quebra das ligações duplas e triplas. Nos hidrocarbonetos insaturados, a quebra ocorre na ligação mais fraca (ligação π) e ocorre a formação de duas novas ligações (ligações δ).

As principais reações de adição são: - hidrogenação catalítica - halogenação - adição de HX - adição de água - adição a aromático

Hidrogenação Catalítica Esta reação de adição ocorre em alcenos e alcinos. O gás hidrogênio é adicionado com a ajuda de um catalisador. Pode ser usado o metal níquel (Ni) ou platina (Pt). Também podemos chamar esta reação de reação de Sabatier-Senderens. Na indústria química de alimentos é muito conhecida. Serve de base para a produção de margarinas a partir de óleos vegetais.

Halogenação A halogenação é uma reação de adição onde adiciona- se halogênio (Cl2 e Br2) a um alceno ou alcadieno. A halogenação forma como produto di-haletos vicinais, ou seja, dois halogênios vizinhos.

Adição de HX (hidrohalogenação) Esta reação é feita adicionando HX aos alcenos. HX, onde X é o halogênio. Em alguns casos, obtemos dois produtos. O “teoricamente” esperado deve seguir a Regra de Markovnikov.

Adição de Água Esta reação de adição também é chamada de hidratação de alceno. Ocorre de maneira semelhante com a reação de adição de HX. É uma reação catalisada por ácido e também segue a regra de Markovnikov. O hidrogênio entra no carbono mais hidrogenado e a hidroxila no carbono menos hidrogenado. Formam como produto, álcool primário e secundário.

Adição a Aromático Os aromáticos sofrem reações de substituição, porém em alguns casos ocorre uma adição. Quando há hidrogenação total do anel benzênico, a reação é de adição. Esta reação não é tão fácil de ser feita. Esta reação só é posível se for utilizado o catalisador metálico níquel (Ni) ou platina (Pt) a temperatura de 300°C e com uma pressão de 200atm.