LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.

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Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar pessoas e construir negócios a partir de sonhos. Arthur Diniz (Livro: Líder do Futuro) 1

LÍDER DE PESSOAS - Fornece feedback constante; - Sempre está pronto a elogiar ; - Fornece feedback constante; - Motiva os demais a crescerem; - Valoriza o desempenho da equipe; 2

LÍDER DE PESSOAS - Supera as metas; - Conhece sua Equipe; - Estimula a capacidade de compartilhar, de ser solidário e de ajudar; - Reconhece suas falhas em vez de falar dos erros dos outros. 3

Diferenças entre Grupo e Equipe

GRUPO É um conjunto de pessoas que por alguma circunstância estão juntas em uma determinada situação. Exemplos de grupo: Pessoas que viajam em um ônibus; Gente que está assistindo a um espetáculo; Colegas de classe. 5

EQUIPE É um conjunto de pessoas que têm um propósito comum e não precisam estar necessariamente juntas, no mesmo lugar. Exemplos de equipe: Um time de futebol; Componentes de uma orquestra; Um pelotão do exército. 6

Significa alcançar juntos o que não alcançaríamos individualmente. TRABALHO EM EQUIPE Significa alcançar juntos o que não alcançaríamos individualmente. As pessoas que fazem parte deste contexto compartilham dos mesmos valores, missão, princípios, objetivos, metas, visão e foco. O trabalho em equipe é um processo contínuo de aprendizado que permite o desenvolvimento da organização. 7

OITO ITENS QUE PODEM IMPEDIR O TRABALHO EM EQUIPE Falta de clareza nas metas, objetivos confusos: Ex: O objetivo da equipe não está claramente definido, ou as metas traçadas são incoerentes entre si. É necessário esclarecer as metas traçadas ou rever o processo. Papéis não resolvidos: Ex: Os integrantes da equipe não entendem claramente qual é a sua função, qual tarefa devem desempenhar. Cada integrante deve estar ciente, de qual é a sua função dentro da equipe. Comportamento inadequado: Ex: Falta de comprometimento, incoerência, postura inadequada. 8

OITO ITENS QUE PODEM IMPEDIR O TRABALHO EM EQUIPE Feedback e informações insuficientes: Ex: A equipe necessita de recursos diversos, em especial informações. É necessário criar um sistema que permita o livre fluxo de informações úteis para todos os membros da equipe. Conflitos de Personalidade: Ex: Pessoas são dotadas de uma série de atributos que lhes conferem sua distinta personalidade e, às vezes, isto pode causar sérios conflitos no trabalho em equipe. É preciso identificar e valorizar diferenças, tornando-as transparentes para os membros da equipe. 9

OITO ITENS QUE PODEM IMPEDIR O TRABALHO EM EQUIPE Pouca flexibilidade para mudanças: Ex: Quando se sabe o que deve ser feito, mas não se tem vontade de fazê-lo, nenhum esforço há de ter êxito. Objetivos individuais: Ex: Na equipe, existem pessoas que trabalham em benefício próprio. Falta de reconhecimento: Ex: O reconhecimento pelo trabalho é fundamental para alimentar o nível de motivação dos membros de uma equipe. 10

PORQUE TRABALHAR EM EQUIPE ? As equipes… Aumentam a produtividade; Melhoram a comunicação; Realizam tarefas que grupos comuns não podem fazer; 11

PORQUE TRABALHAR EM EQUIPE ? As equipes… Fazem melhor uso dos recursos; São mais criativas e eficientes na resolução de problemas; Tomam decisões de alta qualidade; 12

PORQUE TRABALHAR EM EQUIPE ? As equipes… Desenvolvem melhores produtos e serviços; Possuem processos melhorados; Ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados, do que o trabalho individual. 13

AO TRABALHAR EM EQUIPE É NECESSÁRIO: Ser paciente Aceitar as idéias dos outros Não criticar os colegas Saber dividir Trabalhar

AO TRABALHAR EM EQUIPE É NECESSÁRIO: Ser participativo e solidário Dialogar Planejar Evitar cair no “pensamento de grupo” Aproveitar o trabalho em equipe

Usar rede de relacionamentos; Usar a criatividade; Treinar; AÇÕES PARA CONSTRUIR UMA EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO Usar rede de relacionamentos; Usar a criatividade; Treinar; 16

Estimular a comunicação aberta e o livre trânsito das informações; AÇÕES PARA CONSTRUIR UMA EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO Estimular a comunicação aberta e o livre trânsito das informações; Saber conduzir reuniões. 17

MENSAGEM FINAL A equipe só sobrevive quando todos estiverem empenhados e comprometidos com os resultados, respeitando indistintamente a tudo e a todos. 18

Angélica Hormung Isaura Magalhães Mônica Bravo Monalisa Costa Elaborado por: Angélica Hormung angelica_rh@apaconfeccoes.com.br Isaura Magalhães isaura_rh@apaconfeccoes.com.br Mônica Bravo monica_rh@apaconfeccoes.com.br Monalisa Costa monalisa_rh@apaconfeccoes.com.br 19

Site: www.formador.com.br Referências PMP, Project Managment Professional. Joseph Phillips. Como trabalhar em equipe - Paul Kordis e Lair Ribeiro Líder do Futuro, A transformação em líder Coach - Arthur Diniz. Por que as Equipes não funcionam. Harvey Robbins e Michael Finley, Editora Campus. Site: www.formador.com.br Site: www.jurasemprosaeverso.com.br