Apresentação das Taxas de Juros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INT = PV * i * n 1.CAPITALIZAÇÃO SIMPLES 1.1.Cálculo dos Juros
Advertisements

Taxas nominais e unificadas
Unidade 2.4 – Juros Compostos
Matemática Financeira Juros Compostos
Matemática Financeira Juros Simples
Exemplos 1-Qual o montante que deve ser investido hoje recebendo uma taxa de juros anual de 4,5% (juros compostos), para que o seu valor seja de R$10.000,00.
Exemplos 1- Uma pessoa pede um empréstimo de $15 mil a ser pago em 5 meses. A taxa de juros (simples) deste empréstimo é 4% a.m. Quanto vai ser pago no.
JUROS.
Taxas de Juros.
CÁLCULOS FINANCEIROS:
CÁLCULOS FINANCEIROS 3ª aula
CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS
Caracteriza-se por uma função exponencial
i = referente a um intervalo de tempo p
O REGIME DE JUROS SIMPLES
TAXAS DE JUROS MATEMÁTICA
Os diversos tipos de taxas para juros compostos.
Cálculos Financeiros AULA 4 Profª Karine R. de Souza .
REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO
Matemática Financeira – Unidade 2
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO
Matemática Financeira
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
Taxas Equivalentes, Efetivas, Nominais e Proporcionais
MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Matemática Financeira
Capitalização Composta
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
Desconto Composto O desconto simples, racional ou comercial são aplicados somente aos títulos de curto prazo, geralmente inferiores a 1 ano. Quando os.
MATEMÁTICA FINANCEIRA e Técnicas de Análise de Investimentos
Desconto Composto “- Em nossa terra – explicou Alice -, geralmente se chega noutro lugar, quando se corre muito depressa e durante muito tempo, como fizemos.
Capítulo 2 – Cálculo Financeiro e Aplicações
O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
Matemática – Aula 5 Juros Simples
(Juros Simples x Juros Compostos)
Matemática Financeira
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Matemática Financeira
JUROS SIMPLES MATEMÁTICA
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
Análise de Investimentos
Equivalência de Taxa de Juros
Administração Financeira II
Análise de Investimentos Tomada de Decisão em Projetos Industriais
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
Valor do Dinheiro no Tempo
Matemática Financeira
Geraldo Nunes Silva DCCE/IBILCE/Unesp. TAXAS DE JUROS - Taxa efetiva Unidade de tempo da taxa coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização.
Conceitos Básicos Juro – é a remuneração paga a um capital
Taxa de juros efetiva Uma taxa de juros é dita efetiva, quando a unidade de tempo igual à unidade de tempo do período de capitalização. Capitalizar significa.
ANTONIO P. TELES JÚNIOR. UNIDADE 2 – JUROS COMPOSTOS.
Matemática Financeira – TECNOLÓGICOS
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Matemática Financeira revisão presencial. O diretor da empresa ABC está verificando algumas condições de financiamento, e para isso necessita calcular.
Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C
Cobrança de multa e mora PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C Os juros simples apresentam pouca utilização no mercado financeiro brasileiro.
Transformações de Taxas PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C Taxa de Juros Nominal O período de formação e incorporação de juros ao capital.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Matemática Financeira Renato Tognere Ferron. TAXAS JUROS.
Matemática Financeira
Prof. Ms. R. Harada Anhembi Morumbi AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS MATEMÁTICA FINANCERA 1.
Exercícios de Matemática Financeira by Arlete Petry Terra
formas de remuneração do capital
Conceitos Financeiros
Análise de Riscos e Avaliação do Investimento Aula 5 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 25/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
MATEMÁTICA FINANCEIRA Taxas docente.ifrn.edu.br/julianaschivani Profª Juliana Schivani.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Transcrição da apresentação:

Apresentação das Taxas de Juros TIPOS DE TAXAS DE JUROS Apresentação das Taxas de Juros Podemos distinguir no mercado diversas formas em que as taxas de juros se apresentam. O mais importante é à maneira de tratá-las nos cálculos financeiros. A metodologia é a da explicação teórica com relações práticas do mercado financeiro. A partir de agora serão apresentadas alguns tipos de taxas. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Taxas Proporcionais Este tipo de taxa é determinado pela relação entre a taxa considerada da operação e o número de vezes em que ocorrem os juros, não sendo necessário especificar o regime de juros em análise. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Taxas Proporcionais Ao considerarmos duas taxas distintas i1 e i2 também estamos considerando dois períodos distintos de tempo n1 e n2. Ao verificarmos a seguinte relação de proporcionalidade, podemos afirmar que as taxas são proporcionais: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Desta forma, uma taxa de 15% ao trimestre é proporcional a 5% ao mês. Senão vejamos:   Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Taxas Equivalentes Duas taxas distintas i1 e i2 são consideradas equivalentes se, para o mesmo período de aplicação for indiferente aplicar o capital inicial à taxa i1 ou à taxa i2.   Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Taxas Equivalentes Na capitalização simples, como o crescimento dos juros é linear, as taxas são proporcionais, permitindo-se as operações de multiplicação e divisão. Na capitalização composta não podemos realizar tal operação uma vez que o fundamento deste regime é distinto. Assim, as taxas i1 e i2 são equivalentes se conseguem que o principal produza o mesmo capital final no fim de um mesmo período de aplicação. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Taxas Equivalentes Num contrato de financiamento de veículos a taxa mensal corresponde a 1,47% ao mês além de informar que a taxa anual é de 19,13% uma vez que são taxas equivalentes. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

Dada uma taxa de 150% ao ano a sua equivalente mensal será dada por: TIPOS DE TAXAS DE JUROS Dada uma taxa de 150% ao ano a sua equivalente mensal será dada por: Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

Taxa Nominativa e Efetiva TIPOS DE TAXAS DE JUROS Taxa Nominativa e Efetiva Em certos casos, as taxas adotadas não são efetivamente cobradas na operação. Por isso, alguns contratos apresentam taxas cotadas. De uma maneira técnica podemos afirmar que as taxas nominais são aquelas em que o período de formação e incorporação de juros ao capital não coincide com o prazo da taxa (que a taxa carrega). Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

Taxa Nominativa e Efetiva TIPOS DE TAXAS DE JUROS Taxa Nominativa e Efetiva Dois exemplos: o primeiro deles é o da caderneta de poupança, o segundo é o do Sistema Financeiro de Habitação. Para a poupança, o governo trabalha com taxa de 6% anual, com capitalização mensal. Para o Sistema Financeiro de Habilitação a Caixa Econômica Federal fecha, por exemplo, operações com base em 12% ao ano com capitalização mensal. Pinheiro, Carlos Alberto Orge. Matemática Financeira sem o uso de calculadoras financeiras. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Taxa Real e os Efeitos da Inflação A taxa de juro real é aquela responsável por determinar o valor da operação financeira, após a eliminação dos efeitos inflacionários. A partir das informações obtidas no mercado pode-se definir os valores das operações financeiras.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Atividades A partir de uma taxa efetiva de 37% ao ano, determine a taxa equivalente para o mês, o bimestre, o trimestre e o semestre. A partir de uma taxa de 60% ao ano com capitalização mensal, determine a taxa de juros efetiva mensal.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Atividades Uma aplicação de $15.000,00 a uma taxa nominal de 150% ao ano capitalizado mensalmente resulta num valor final de $34.210,46. Determine o período de aplicação.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Atividades Um investimento rende juros nominais de 36% ao ano capitalizado trimestralmente. Calcular a taxa efetiva anual. Sabendo que a taxa é de 20% ao quadrimestre determine as taxas proporcionais ao mês e ao ano.

TIPOS DE TAXAS DE JUROS Atividades Um capital de $1.000,00 foi aplicado durante 1 ano. Se a taxa foi de 6% ao ano com capitalização mensal e o investidor quer no mínimo rendimentos reais de 5% ano, determine de quanto não pode ultrapassar a inflação anual.