CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AGRICULTURA E A QUESTÃO AGRÁRIA
Advertisements

Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR. MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO.
Zona Rural e Zona Urbana Plantations Exportação Mão de Obra Barata Grandes Fazendas Único Produto.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
POPULAÇÃO DA AMÉRICA. NATALIDADE SETORES DA ECONOMIA.
Funcionando como um mercado único com 28 países, a UE é uma importante potência comercial a nível mundial. A política económica europeia apoia o crescimento.
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
CAPÍTULO 1 – TÉCNICA, TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Uma Plataforma para o brasil
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
ABASTECIMENTO NO AGRONEGÓCIO
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
Geografia Recursos alimentares.
Diferentes paisagens e interesses na organização do campo
Cooperativa: uma plataforma para o Brasil
Características da agricultura no Brasil
Agricultura Prof. Cisso.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
Mudanças Climáticas: AGRICULTURA
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
SOBRE NÓS. SOBRE NÓS Um ano extraordinário para a Humanidade e para o Planeta! Chamado à Ação 2015 Um ano extraordinário para a Humanidade e para.
Desenvolvimento sustentável
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
GEOGRAFIA 9º ANO Prof. Gustavo Macieira.
Os sectores de actividade
Ecossistemas brasileiros
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
Pág. 2 á 15 Módulo 10 Agropecuária  Fylipe Alves.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Terceiro trimestre de 2017 (julho a setembro).
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
A Revolução Verde.
Importância da Pesquisa Agrícola para o desenvolvimento do país
Agricultura nos anos 1990.
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
6º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 1
X Eneoeste Disciplina Ministrada nos cursos de Ciências Econômicas
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.
GEOGRAFIA AGRÁRIA Espaço agrário e sociedade
Espaço Agrário Mundial
O novo rural brasileiro rural agrário
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
Revoluções e Estados liberais conservadores
Ciências Naturais – 8.º ano
Consciência Ambiental da Importância dos Solos como Instrumento de Políticas Públicas
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
DESAFIOS FUTUROS: COMO CONCILIAR USO DA TERRA COM CONSERVAÇÃO NO CERRADO.
Desenvolvimento sustentável
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
Durante os dois primeiros séculos da colonização portuguesa, a metrópole dividiu as terras da colônia de forma injusta. No sistema de Capitanias Hereditárias,
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
Prof: Marcus Ferrassoli
Reforma agrária 7º Ano.
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37 PEA do Brasil: 100 milhões de brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2012: Setor primário: 14,6% da população. Setor secundário: 22,7% da população. Setor terciário: 62,7% da população.

IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DO SETOR AGROPECUÁRIO P.38 Agropecuária é uma atividade econômica do setor primário que desenvolve a agricultura, pecuária e extrativismo. Produz alimentos e matérias-primas. Desafio de produzir alimentos para todos e possui menos pessoas jovens trabalhando. 40% da nossa produção é exportada. Esgotamento do solo e da água com a super produção.

MODERNIZAÇÃO DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO P. 39 Nosso território sofreu mudanças com a cana-de-açúcar, café, pecuária bovina e soja. A industrialização incentivada por Getúlio Vargas promoveu um êxodo rural. Essa industrialização promoveu a modernização do espaço rural brasileiro: fertilizantes, agrotóxicos, máquinas e insumos agrícolas. Técnicas de correção do solo, sementes transgênicas.

Revolução Verde de 1950: modernização da agricultura com fertilização do solo, uso de máquinas, pesquisas para tornar sementes mais resistentes a pragas e doenças. Essa Revolução alegava acabar a fome no mundo, porém a produção dos países subdesenvolvidos é destinada aos países desenvolvidos. Essa Revolução causou impactos ambientais e concentração de terras. As grandes empresas nacionais e multinacionais dominaram esse setor.

Agronegócio ou agrobusiness: é o desenvolvimento da agropecuária envolvendo toda uma cadeia produtiva com produtores rurais, indústrias (agrotóxicos e máquinas), comércio, transporte e distribuição. Setores beneficiados com o agronegócio: alimentício, têxtil, bicombustíveis, investimentos em estudo e pesquisa, mudança do perfil do agricultor.

Em alguns casos minifúndios possuem tecnologias modernas. Em outros casos existem latifúndios com a produção destinada ao mercado interno. (feijão do norte do PR). Até 1960 existia baixos índices de produtividade em grandes áreas cultivadas. Com a modernização, a área plantada com grãos aumentou 41% e a produção subiu 223%. Investimentos em ciência e tecnologia.

AGRICULTURA FAMILIAR P. 43 Responsável pela diversidade da alimentação brasileira com frutas,legumes e verduras. Responsável por 38% da produção agropecuária do Brasil. Responsável por 70% dos alimentos dos brasileiros. Uso sustentável dos recursos naturais. Minimização dos danos ambientais. Emprega três vezes mais trabalhadores que a agricultura comercial. Preserva os costumes e tradições locais.

AGRICULTURA COMERCIAL P. 43 Representa 24% do PIB nacional. Líder agrícola da América Latina. Nossos destaques na exportação são a soja, café, derivados de cana-de-açúcar, laranja, carnes (bovina e frango). China e Estados Unidos são nossos principais compradores.

DESAFIOS DA AGROPECUÁRIA P. 45 Continuar crescendo com tecnologias para gerar alimentos, matéria-prima e energia. Crescer de forma sustentável interferindo minimamente nos ambientes naturais, solo, água e reduzindo o desmatamento. Promover a distribuição de terra justa, oferecer condições para o pequeno produtor. Garantir que o produtor rural tenha acesso a estudo, tecnologias e infraestrutura para que o mesmo possa competir e permanecer no campo.

AS ATIVIDADES DO CAMPO E A QUESTÃO AMBIENTAL P. 47 Contaminação do solo e recursos hídricos causados por agrotóxicos e fertilizantes, dejetos agrícolas e resíduos orgânicos. Redução da capacidade do solo pela erosão, contaminação, excesso de drenagem, peso das máquinas (compactação do solo), etc. Gases do efeito estufa (aquecimento global) pelo desmatamento, queimadas e processo digestivo do gado. Alteração dos ecossistemas e biodiversidade causada pelo desmatamento.

Redução da disponibilidade de água pela irrigação artificial. Podemos destacar também o extrativismo (citamos como exemplo o pau-brasil). Muitas comunidades dependem do extrativismo. A colonização promoveu uma má distribuição de terras. Somos marcados por uma grande concentração fundiária. É preciso promover uma reforma agrária.