Por que Organizar Pequenos Grupos na Igreja?
1. É uma orientação de Deus. “A formação de pequenos grupos como base de esforço cristão, foi-me apresentada por Aquele que não pode errar”. SC, 72. “Formemos em nossas igrejas grupos para o serviço”. SC, 72
2. É um princípio bíblico: Moisés organizou o povo em grupos. Êx. 18:17-25.
Jesus formou um pequeno grupo com os discípulos. Marcos 3:13-15.
A igreja primitiva foi organizada em pequenos grupos. Atos 2:42-47; 5:42
3. É o plano de Deus para a igreja no tempo do fim. Para as grandes igrejas: “Se há na igreja grande número de membros, convém que se organizem em Pequenos Grupos a fim de trabalhar...” SC, 72. Para as pequenas Igrejas: “Se num lugar houver apenas dois ou três que conheçam a verdade, organizem-se num grupo de obreiros....” SC, 72.
Quais São os Objetivos dos Pequenos Grupos?
“... a fim de trabalharem não somente pelos outros membros, mas também pelos descrentes”. Evangelismo, 115.
Os dois objetivos principais dos pequenos grupos são: Crescimento Espiritual: Oração e Estudo da Bíblia. Evangelismo: Confraternização - Relacionamento e Amizade. Testemunho - Ganhar pessoas para Cristo.
O que são Pequenos Grupos?
1. São reuniões semanais de 3 a 12 pessoas que têm por objetivo crescimento espiritual e evangelismo. 2. As reuniões têm a duração aproximada de uma hora. 3. Os grupos podem ser formados por critérios geográficos ou por afinidade. 4. Podem funcionar em uma casa ou salão.
5. Cada grupo tem: Um líder. Um associado. Um anfitrião.
Juntos, os membros definem o dia, local e horário das reuniões. 7. Cada pequeno grupo firma o compromisso ou pacto de reunir-se por um período de pelo menos seis meses. 8. Depois desse período, podem renovar o compromisso por mais algum tempo.
9. Também estabelecem alvos para crescerem e formar novos grupos.
Como é o Programa dos Pequenos Grupos? Confraternização Testemunho Oração Estudo da Bíblia
É fundamentado na Bíblia e no Espírito de Profecia. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”. Atos 2:42 e 47. ESTUDO DA BÍBLIA CONFRATERNIZAÇÃO ORAÇÃO TESTEMUNHO
“Que pequenos grupos se reúnam ao anoitecer ou de manhã cedo para estudar a Bíblia por si mesmos. Tenham um período de oração a fim de que sejam fortalecidos, iluminados e santificados pelo Espírito Santo. Que testemunhos haveis de dar da amorosa convivência que mantivestes com vossos coobreiros nesses preciosos períodos, buscando a bênção de Deus! Conte cada um a sua experiência em palavras simples.” Test. for the Church, 195. / MM, 1980, pág.9.
Programa do Pequeno Grupo: Recepção e Louvor - 10 min. Confraternização - 10 min. Apresentação dos visitantes. Conversa informal. Testemunho - 15 min. Planos de evangelismo. Testemunhos espirituais e missionários. Avaliação das atividades. Oração - 10 min. Agradecimentos e pedidos. Oração intercessória. Estudo da Bíblia - 35 min. Participação de todos no estudo. O tempo de cada parte do programa é sugestivo e flexível.
Quais as Vantagens de Organizar a Igreja em Pequenos Grupos?
Promove o crescimento no relacionamento com Deus. Aumenta o conhecimento e estudo da Bíblia. Desenvolve a amizade e relacionamentos de uns com os outros. Atende e ajuda nas necessidades das pessoas. Capacita os membros para o ministério.
Identifica rapidamente os dons espirituais a serem desenvolvidos e utilizados. Auxilia no cuidado pastoral da igreja. Diminui a apostasia e ajuda na conservação. Contribui para a formação de novos discípulos. Mobiliza maior número de membros na conquista de almas.