Projeto: UNIVERSIDADE DO FUTURO Por: Centro de Pesquisa Prospectiva São Paulo, Junho de 2001.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
A Educação do Nosso Tempo
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Administração de Marketing 1
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
TCC: Monografia e/ou Artigo
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Metodologia Científica
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Interação Homem-Máquina
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
O Aluno a Distância.
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Metodologia do Trabalho Científico
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Interação na EAD : 4 desafios
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Disciplina: Prática Profissional II
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
FINANÇAS APLICADAS AO MARKETING
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF - GARÇA/SP
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
SITUAÇÕES.
Orientações sobre o Estágio II
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
1ª Formação de Professores Coordenadores
1° Encontro.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
O computador como Meio e como Fim...
Transcrição da apresentação:

Projeto: UNIVERSIDADE DO FUTURO Por: Centro de Pesquisa Prospectiva São Paulo, Junho de 2001.

OBJETIVOS I. Introdução Levantar as expectativas dos atuais alunos da USP diante de uma universidade do futuro, focando quais os métodos de aprendizagem e instrumentos utilizados em uma universidade projetada para estar atuando dentro de alguns anos.

I. Introdução MÉTODO Entrevistas Pessoais Estruturadas UNIVERSO Estudantes cursando o penúltimo/ último ano das seguintes faculdades (40 casos em cada uma delas): ECA, FEA, Psicologia, Poli, Direito (São Francisco), Medicina, Educação. contendo perguntas abertas, fechadas e escalas de atitudes

FACULDADE NÚMERO DE CASOS 1- ECA40 2- FEA40 3- PSICOLOGIA40 4- ENGENHARIA40 5- DIREITO40 6- MEDICINA40 7- EDUCAÇÃO40 TOTAL280 * Campo realizado em Junho de 2001 AMOSTRA 280 casos

P.1- Quanto de tudo que lhe ensinaram na faculdade você acha que efetivamente aprendeu? Base: 280 Amostra total

P.2- Pensando no seu processo de aprendizagem na faculdade, você diria que a melhor forma pela qual você aprendeu foi: Base: 280 % Amostra total

Base: 280 P3a- Como será a Universidade no Futuro fisicamente? % Amostra total

Base: 280 P3b. Quem trabalhará na Universidade do Futuro? % Amostra total

P3c. Quanto os alunos estarão envolvidos com a faculdade? Base: 280 Amostra total

Base: 280 % Mais envolvidos: P3c. Quanto os alunos estarão envolvidos com a faculdade? Amostra total

Base: 280 % Menos envolvidos: P3c. Quanto os alunos estarão envolvidos com a faculdade? Amostra total

Base: 280 P3d- Como serão as aulas? Amostra total

Base: 280 P3e- Quanto tempo durará em média cada curso? % Amostra total

P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Base: 280 % Amostra total

P4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Base: 280 Amostra total

% Base: 40 Amostra: Educação P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda?

% Base: 40 Amostra: Comunicação e Arte P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda?

% Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra: Administração/Economia

% Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra: Engenharia

% Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra: Psicologia

% Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra:Medicina

% Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra: Direito

P5- Como o universitário do futuro será ensinado? Base: 280 % Amostra total

P6- Você já havia ouvido falar em Ensino à Distância pela Internet? P7- Você já teve alguma aula à distância através do computador Base: 280 Amostra total

P8a- Quais as coisas POSITIVAS do Ensino à Distância? % Base: 280 Amostra total

P8b- Quais as coisas NEGATIVAS do Ensino à Distância? Base: 280 Faltará: presença, experiência, contato físico e a intermediação do professor no processo de aprendizagem p/ esclarecer dúvidas imediatas O ensino virtual fica muito impessoal/perde o contato humano que é fundamental/fica superficial Falta o contato com os alunos/falta o contato social Faltará contato entre os alunos para esclarecer dúvidas/fazer trabalhos Falta de disciplina/o aluno fica acomodado/ausência de compromisso do aluno/aluno fica desorganizado Faltará dinâmica/ambiente/motivação/estímulo para estudar Faltará critérios na avaliação final do aluno Não haverá aulas práticas Tem pessoas que não tem computador/o ensino será elitizado Não sei % Amostra total

P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? % Para matérias que não necessitam de contato com o paciente: bioquómica, estatística, informática médica, métodos quantitativos, biotécnica, epidemologia e ética, etc) As matérias que são basicamente teóricas: microbiologia, fisiologia, patologia, biológica, ética, estatística, histologia, psicologia endócrina Só para fazer pesquisas sobre a matéria As matérias fáceis de aprender via Internet: epidemologia e métodos quantitativos Medicina preventiva que não depende do contato com o paciente Nenhuma/ não gosto/ não aprovo ensino à distância Nenhuma matéria Amostra: Medicina Base: 40

P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? Amostra: Administração e Economia % Matérias a base de leitura: introdução aos clássicos do pensamento, contabilidade/as que não necessitam de discussão: cálculos, estatística, produção, teoria geral de administração, comportamento organizacional e direito Nenhuma, a figura do professor é importante para tirar dúvidas/ para passar conhecimento Disciplinas expositivas: economia, ciências sociais, desenvolvimento econômico, moedas e banco Exatas: finanças, marketing e produção Todas, mas não 100% à distância/ não se pode dispensar totalmente a figura do professor/ apenas com um professor de estatística Matérias optativas como: introdução à administração e ao direito Todas, pois são fortemente teóricas Nenhuma Base: 40

P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? Amostra: Engenharia % Nenhuma, a presença do professor é indispensável Nenhuma Matérias que bastam ler e entender/não precisam de discussão Matérias teóricas como física Poderia ser apenas como apoio e/ou suporte para estudo/como caráter informativo, ou pesquisa As matérias de cálculos por serem teóricas Nenhuma, é complicado aprender à distância/ não concordo com ensino à distância Aulas de DP Poderão ser todas, desde que haja interatividade para discussão Matérias mais fáceis de compreender: economia, administração, INDL Matérias do binário não precisam de professor Base: 40

P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? Amostra: Psicologia % Todas As que dependem de leitura/ que não tem muitos porques/as mais teóricas que não tem muita discussão/não precisam da presença do professor para ler os livros/as mais objetivas As relacionadas a psicologia cognitiva, textos, estatísticas Nenhuma, pois a psicologia é uma ciência humana e precisa de contato humano As que não necessitam de exposição Nenhuma, não acredito que seja possível Nenhuma, porque você precisa dos outros alunos para tirar dúvidas Base: 40

P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? % Nenhuma, em todas as matérias a presença do professor é fundamental Amostra: Educação Nenhuma, em educação se discute muitos assuntos, troca-se muitas experiências Nenhuma Nenhuma, o curso necessita de contato humano Nenhuma, não acredito no aprendizado sem professor/em ensino à distância Nenhuma, esse curso não seria um curso, seria um hobby Em matérias em que o EAD poderia dar maior leque de opções e de vivência no ensino Matérias que precisasse apenas decorar o que quase não existe Matérias exatas, por serem mais práticas e objetivas As que dependerem de informações de lugares distantes Todas as disciplinas, se bem organizadas, poderiam ser em tempo parcial de EAD Matéria que se pode estudar sozinho como: economia da educação, história, sociologia, filosofia e literatura Nenhuma, tudo o que faço está ligado à prática Poderia ser usado somente na troca de informações entre grupo de alunos Não sei Base: 40

P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? % Matérias teóricas: sociologia, filosofia, antropologia, teoria da comunicação, história da arte, psicologia da educação, design, marketing, língua portuguesa, telemática, poesia Amostra: Comunicação e Arte Em todas desde que com apoio, caso não entender bem a aula Nenhuma, prefiro aulas com a presença de professor e alunos onde haja retorno de discussões Nenhuma, esse curso é muito em cima da prática, EAD só funciona com aulas teóricas Todas, não é o sistema de ensino que importa, mas a forma como dar a aula Matérias em que se tenha que usar o computador: comunicação digital e gráfica Fotografia com oportunidade de ter aula com um profissional de outro país Matérias técnicas para conhecer outros meios de produção: som, montagem, roteiro Jornalismo online, não precisa de debates entre pessoas/ não empobreceria a matéria Matérias baseadas em pesquisa e análise de mercado Matérias onde é necessário fazer muita leitura e resenha: temática, indexação, resumo Fundamento e mkt em turismo, pois tem muitas informações na Internet O que importa é a atitude do aluno em relação ao estudo e não o recurso usado Matérias expositivas sem troca de idéias em grupo: representação descritiva e temática Base:

P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? % Constitucional, processo civil, economia, direito internacional, direito público e privado, direito penal, direito trabalhista, direito tributário, direito ambiental, direito comercial, economia, sociologia e filosofia Amostra: Direito Todas, sem especificar quais Monografia de conclusão de curso/matérias optativas e/ou complementares Matérias que não envolvem duplo sentido Funcionária só para pesquisas/auxílio Nenhuma, a figura do professor é importante Base: 40

P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Não funcionaria em clínica, precisa do contato com o paciente/são aulas práticas: histologia, patologia, anatomia, fisiologia e propedêutica Amostra: Medicina Anatomia e cirurgia, porque falta contato prático, não tem como operar à distância Em aulas de técnicas cirúrgicas, pois precisa não só do paciente como também do professor Aulas que precisam colocar a mão, precisa contato físico/ter relação médico e paciente Todas as cadeiras clínicas que o aluno tem que estar no hospital Base: 40

P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % As que necessitam de discussão/troca de idéias em grupo: economia, exatas, matemática financeira, cálculos estáticos, macro e micro econômica,história econômica, economia política e sociologia Amostra: Administração e Economia Cálculos e estatísticas, matemática financeira, são matérias que precisam praticar com a ajuda do professor ou alguém p/ explicar, pois geram dúvidas Não funcionaria em todas, pois o papel do professor é fundamental Todas, pois as matérias são fortemente teóricas Nenhum Base: 40

P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Matérias que envolvem a prática porque não haveria professor p/ tirar dúvidas e orientar na prática e na hora Amostra: Engenharia Aulas que precisam ser feitas em laboratório/laboratório necessita de visualização física É difícil entender cálculos sozinho: resistência de matéria, estrutura de conceitos Bases teóricas/elementos de máquina, o professor tem que estar presente p/ tirar dúvidas Aulas que precisam de conceitos: termos dinâmicos, cálculos, mecânica Todas, ou seja, não funcionaria em nenhuma É impossível medir algo à distância/ não tem como praticar sem estar presente Projetos que envolvem participação em grupo Todas as matérias práticas, porque precisam da orientação de professores e transmissão de experiência Base: 40

P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Não funcionaria, a presença do professor no curso é necessária Amostra: Educação Não funcionaria, o curso todo é baseado em debates, trocas de experiências e discussões Não funcionaria, o curso necessita do contato humano/pessoal Em: lingüística, metodologia do ensino e artes Não gosto do sistema de estudar sozinho/não concordo com o EAD Não funcionaria em nenhuma, pois todo o curso está ligado à prática Não funcionaria em nenhuma matéria/aula Educação física/movimento corporal Nos cursos objetivos e didáticos que precisam de professor p/ conduzir Nas disciplinas filosóficos que requerem reflexão conjunta entre professores e alunos Matérias que mexem especificamente c/ indivíduos, onde há necessidade da figura do professor: psicologia da educação Nas matérias de fundamento que exigem discussão e envolvimento de várias opiniões Base:

P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Sociologia, psicologia social, psicanálise e humanas Amostra: Psicologia As que exigem debates e discussões Em nenhuma matéria Aulas que envolvem linguagem e pensamentos, reflexões, sensibilidade e conceituação Prática clínica/estágios Nas aulas expositivas Em todas, o contato com professor e com alunos é necessário para tirar dúvidas Não consigo imaginar aulas sem professor Não sei Base: 40

P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Todas que tem necessidade de discussão Amostra: Comunicação e Arte Nas aulas de planejamento, administração e informática As que precisam de prática como: turismo, ecologia, fotografia, edição, direção de TV, cinema, cerâmica, propaganda e criatividade Nas aulas que precisam mexer com equipamentos: fotografia, cerâmica, operação e edição de computação gráfica Em nenhuma, pois a presença do professor é indispensável As matérias relacionadas à ciência social: antropologia e ciência da linguagem Em nenhuma, porque uma faculdade não se resume à informação, tem que haver o convívio entre professores e alunos/a presença do professor é indispensável Em nenhuma matéria/ não é adequado/ não consigo ver aulas assim Regência/coral/instrumento Todas/nenhum Base: 40

P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Funcionaria em todas Base: 40 Amostra: Direito As que requerem debates em aulas: sociologia, filosofia e teoria geral As que envolvem matérias humanistas e pensamentos críticos Direito civil, pois tem muitos debates Em nenhuma delas 100% Economia porque envolve ciências exatas Em nenhuma delas, pois tem que haver experiência c/ professores e alunos Ensino à distância só p/ fazer pesquisa Não respondeu Nenhuma

P10- O que falta para que o ensino à distância, pela internet, seja mais utilizado nas universidades? Base: % Infra estrutura/rede de comunicação/tecnologia/ Conexão/banda larga Falta de interesse/investimento/recurso Acesso aos computadores da faculdade Mudança de mentalidade e tradição acadêmica Material de divulgação/divulgação Falta adequação e conhecimento para o uso da tecnologia Sou contra/não aprovo/não vai dar certo Nem todos tem acesso à Internet/socialização da informática Integração/cooperação Regulamentação do MEC Falta dar tempo ao tempo Maturidade e atitude por parte do aluno Falta credibilidade Falta ambiente universitário/internet não substitui ambiente Não respondeu Não sei Amostra total

P10a- Você acha que um curso às distância pode dar certo sem nenhum contato humano presencial? Base: 280 Amostra total