Situação Pretendida SCP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÕES
Advertisements

Obrigações do Empresário
Regime Tributário – Opção A escolha pelo regime de tributação é irretratável para todo o ano-calendário. A determinação do regime de tributação (Lucro.
Tributação das Sociedades em Conta de Participação Eduardo Maneira 1º/09/2016.
Sociedade simples Sociedade simples É a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade econômica não empresarial É a sociedade que tem por objeto.
EMPRESÁRIO Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de.
CURSO PRÁTICO DE ROTINAS CONTÁBEIS u IRPJ – LUCRO PRESUMIDO Código do DARF – 2089 Pessoas Jurídicas que podem optar:  As pessoas jurídicas não obrigadas.
Prof. Eversio Donizete de Oliveira DO EMPRESÁRIO Art. 966 – Conceito – quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou a.
Ponto 5 Ponto 5 A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
Contábil Segura - prestadora de serviços contábeis e administrativos
Profa. Cristiane Reis. Conceito de Empresa  Uma empresa é uma unidade econômico- social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem.
Direito Empresarial I Aula 06 Marco Antonio Lorga Homepage:
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO Aula 11
TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO Aula 12
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO e REESTRUTURAÇÃO PATRIMONIAL
Ponto 9 DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS
Escrituração Contábil Fiscal
S1E2.
PERT Programa Especial de Regularização Tributária
Situação Pretendida SCP
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
Unidade 6 Sociedade em Nome Coletivo
Direito de Empresa – SOCIEDADES
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
Planejamento Tributário
Juros sobre o capital próprio de anos anteriores
Securitização de Recebíveis Imobiliários
REGISTRO DE EMPRESA Uma das obrigações do empresário é a de inscrever-se no Registro das Empresas, antes de dar início a exploração do negócio- art. 967,
Opções de Constituição
ARE – APURAÇÃO RESULTADO DE EXERÍCIO
ESTUDO COMPARATIVO Tributação do ganho de capital na alienação de bens imóveis PF; PJ Lucro Real; PJ Lucro Presumido.
Comerciantes em Nome Individual
MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES.
Premissas Considerando que:
SITUAÇÃO ATUAL RI PROJETO INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO VENDA HAFIL
Provisões no cálculo do lucro da exploração
BRITÂNIA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS NOVEMBRO
Premissa do Imposto de Renda
Opções de Constituição
Opções de Constituição
Investimentos e Reorganizações Societárias
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO e REESTRUTURAÇÃO PATRIMONIAL
Securitização de Recebíveis Imobiliários
Ponto IV - O CAPITAL SOCIAL
SUPERTEK COM. E SERV. DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO S.A
USUFRUTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Sociedade em Conta de Participação – SCP Grupo Hafil x Caio Napoli
PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL E TRIBUTARIA
Prof. Lucas Pires Maciel
Ações Possessórias generalidades
TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL
TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL
Aula 1 Livros Contábeis Nome do Professor.
Regime de Tributação: Lucro Presumido
Empresário individual
Obrigações do Empresário
Sociedades Comerciais
GESTÃO DE SOCIEDADES DE ADVOGADOS
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
EMPRESÁRIO Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de.
Transcrição da apresentação:

Situação Pretendida SCP Sócios Ocultos Televisão Cultura de Maringá Ltda. TV Cataratas Ltda. TV Esplanada do Paraná Ltda. Rádio e Televisão Imagem Ltda. TV Oeste do Paraná Ltda. TV Regional Ltda. HD View Ltda. Lupapromo Eventos Ltda. RPC Promo Promoções e Eventos S.A. Editora Gazeta do Povo S.A. Editora Jornal de Londrina S.A. Empresa Diário da Tarde Ltda. Editora O Estado do Paraná S.A. Rádio Intercontinental Ltda. Paraná Mídia Participações S.A. América Publicidade e Negócios Ltda. Rádio Cultura de Marialva Ltda. RPC Mídia Ltda. Rádio Sintonia Ltda. Rádio Continental Ltda. SREP S/A Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A. Sócio Ostensivo SCP Concentração total ou parcial das Operações do GRPCOM

Situação Atual – Dados de 2011

Situação pretendida – SCP – Dados de 2011

Sociedade em conta de participação - funcionamento e estrutura Artigos 325 a 328 do Código Comercial e artigos 991 a 996 do Código Cívil; Não possui personalidade jurídica própria nem autonomia patrimonial; Sociedade oculta, pois atua por meio de seu sócio ostensivo, em nome individual ou como sociedade mercantil, que se responsabiliza perante terceiros. Os demais sócios, por sua vez, obrigam-se perante o sócio ostensivo, nos termos do contrato de conta de participação celebrado, sendo por isso denominados de sócios ocultos (“sócios participantes” na dicção do Código Civil); Não possui firma, denominação social ou sinal aparente que a distinga; Não possui capital nem patrimônio social definidos, conquanto os sócios constituam ou possam constituir fundos sociais;

Sociedade em conta de participação – funcionamento e estrutura Não possui sede ou domicilio especial, podendo, contudo, seus sócios convencionar um local para servir de sede, bem como foro para ações judiciais; Não está sujeita às formalidades previstas em lei (contrato por escritura pública ou particular e seu registro na junta comercial), podendo ser provada sua existência por todo o gênero de provas admitidas nos contratos comerciais; Não possui legitimação ad causam ou ad processum para estar em juízo, ativa ou passivamente; Não pode ser declarada falida nem postular os favores da concordata, institutos esses que só se aplicam a seu sócio ostensivo; É equiparada a pessoa jurídica para os efeitos do Imposto de Renda, devendo seus resultados serem apurados e tributados com observância das normas aplicáveis às demais pessoas jurídicas;

Sociedade em conta de participação – funcionamento e estrutura Compete ao sócio ostensivo a responsabilidade pela apuração e declaração dos resultados da SCP, assim como pelo pagamento dos tributos devidos sobre os resultados dela; A escrituração das operações da SCP poderá, à opção do sócio ostensivo, ser efetuada nos seus livros ou em livros próprios da SCP. É recomendável que o sócio ostensivo adote livro Diário próprio para as operações da SCP como Diário Auxiliar; Observadas as hipóteses de obrigatoriedade de observância do regime de tributação no lucro real previstas no art. 14 da Lei n 9.718/98, podem as SCP optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido, tal opção não implica a simultânea opção do sócio ostensivo, nem a opção efetuada por este implica a opção daquela. O prejuízo fiscal porventura apurado pela SCP somente poderá ser compensado com o lucro real apurado pela mesma SCP, não podendo ser compensado com o lucro real apurado pelo sócio ostensivo.  

Para dúvidas ou esclarecimentos, favor entrar em contato com nossa equipe pelo telefone 41 3076-5777