INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ 09.481.191/0001-25.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
Advertisements

Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos GRUPO DE TRABALHO INTERFEDERATIVO.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
NOTA FISCAL GAÚCHA O que significa mesmo???. N OTA F ISCAL G AÚCHA E um programa que incentiva os cidadãos a solicitar a inclusão do seu CPF na emissão.
Base do Curso de Formação para Sindicalistas em Seguridade Social do Centro de Formação Profissional da OIT - Turin “EVOLUINDO RUMO AOS OBJETIVOS DO MILENIO”
COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DA CÂMARA.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
Conferência de Avaliação do PDI 2014/2018 do IFB Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRDI Pró-Reitor(a): Diretor(a)/Coordenador(a) A: Diretor(a)/Coordenador(a)
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA (CCT) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) Prof. Dr. Antônio Fernando.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
Conferência de Avaliação do PDI 2014/2018 do IFB Apresentação da DRGP Diretor(a):... Coordenador(a) A:... Coordenador(a) B:... MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
PROJETO ELO PROJETO DOM HELDER CAMARA
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
Plano Nacional de Agregados Minerais Para Construção Civil
Conteúdo Local e Competitividade
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
da Reunião Especializada das Cooperativas do MERCOSUL
V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
INVESTIMENTO / CONTRAPARTIDA
em Pequena Escala e Artesanal (CASM)
O Sistema OCB SESCOOP como ferramenta de desenvolvimento do Sistema Unimed no Estado do Rio de Janeiro Encontro Unimed RJ 17 a 20 de agosto de 2017.
Política e Gestão em EAD
Identidade Institucional no IFCE
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Apresentação do Trabalho e da Equipe
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL 27 a 30 de junho de 2010 Brasília - DF Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde 206ª Reunião.
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
Colegiados Territoriais
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Territórios da Cidadania
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
Reunião Plenária da ABRAGE Brasília, 28 de setembro de 2016
Núcleos de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde nas SES
RAMOS DO COOPERATIVISMO
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PROJETO EMPREENDEDORAS DA MODA
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ 09.481.191/0001-25

MOBILIZAÇÃO NACIONAL A realização do I e do II Seminário do Cooperativismo na Mineração Brasileira realizados nos anos de 2005 e 2006 em Brasília, Distrito Federal, promovido pelo MME - Ministério de Minas e Energia, pela CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e pelo DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral, através da SGM - Secretaria de Geologia, Mineração , Transformação Mineral, com apoio das mais de 150 entidades cooperativas e associativas participantes, com a participação de mais de cinco centenas de dirigentes cooperativistas e associativistas do setor da pequena mineração, trouxe uma série de propostas, discutidas em grupos de trabalho e na plenária do evento, configurando o conjunto de desafios para o setor da pequena mineração. Estes desafios, iniciado pela falta de articulação, organização e integração das entidades e movimentos da pequena mineração até o maior problema que é o financiamento do pequeno produtor mineral.

COORDENAÇÃO NACIONAL DO COOPERATIVISMO MINERAL

Encontro das Cooperativas do Ramo Mineração e 1ª Exposição de Minérios C O N V I T E Encontro das Cooperativas do Ramo Mineração e 1ª Exposição de Minérios Local: Auditório HOTEL MARAZUL Salvador/Ba Endereço: FAROL DA BARRA 13 E 14 Setembro de 2007

SEMINÁRIO ESTADUAL DAS COOPERATIVAS DE MINERAÇÃO DA BAHIA

ESTATUTO DO GARIMPEIRO LEI Nº 11.685 DE JUNHO DE 2008

ESTATUTO DO GARIMPEIRO RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO DO GARIMPEIRO. DIREITOS TRABALHISTAS DIREITO A APOSENTADORIA DIREITO AO USO E USUFRUTO DOS BENEFICIOS SOCIAIS INCLUSÃO SOCIAL/ DIREITO A CIDADANIA

O Instituto tem como finalidades: a) Identificar mecanismos e fundos para projetos, estudos, tanto junto à indústria mineral como a instituições financiadoras de pesquisa e de capacitação de recursos humanos, nacionais e internacionais; b) Promover ações de pesquisa e formação, capacitação e educação voltada aos garimpeiros e trabalhadores da pequena mineração em todo território nacional; c) Fazer a mediação entre os órgãos governamentais do MCT, MMA, MTE e do MME, o empresariado do Setor Mineral e as instituições executoras de pesquisas técnico-científicas, especialmente as da área mineral, ambiental, de forma a maximizar a utilização dos recursos técnicos e financeiros existentes no País, para a solução de problemas concretos do Setor Produtivo da Pequena Mineração;

g) Promover o fomento, capacitação, agregar valor ao bem mineral, e a gestão de pesquisas para o desenvolvimento tecnológico nos Garimpos, nas Reservas Garimpeiros e nas áreas dos Trabalhadores na Pequena Mineração e definir planos de ação e projetos de interesse do setor produtivo; i) Incrementar a competitividade da indústria nacional, para o aproveitamento dos recursos minerais por meio do desenvolvimento, adaptação e aplicação de ciência e tecnologia relevantes; j) Colaborar com a pesquisa e o conhecimento de novos recursos minerais do Brasil; l) Promover ações de educação, saúde e de gestão ambiental; m) Promover ações de acompanhamento e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para o bem estar dos garimpeiros e trabalhadores na pequena mineração;

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO COOPERA 2008-2012

Seminário Nacional do Cooperativismo e Associativismo na Mineração Seminário Nacional do Cooperativismo e Associativismo na Mineração. *(MME, SGM, DNPM, CPRM). Implantar e Desenvolver o Programa de Qualificação, Formalização e Fortalecimento da MAPE. *(MME, MI, MCT, OCB, SEBRAE ). Implantar e Desenvolver Linha de Crédito Específico para a MAPE. *(Bancos de Crédito, Órgãos Públicos) Implantar e Desenvolver de Economia Solidária. *(MTE -SENAES). Implantar e Desenvolver um Programa de Educação e Preservação Ambiental. *(MMA/MDA).

Implantar e Desenvolver um Programa de Melhorias Habitacionais e Sanitárias *(MS, MC, MDS). Implantar e Desenvolver Programa de Educação, Saúde e Segurança no Trabalho. *(MEC/CEREST) Implantar e Desenvolver Programa de Desenvolvimento Tecnológico e de Pesquisa para o maior desenvolvimento da MAPE. *(CEFEM, CETEM) * Parceiros

MUITAS SÃO AS DIFICULDADES A SEREM SUPERADAS

kedrjunior@hotmail.com (77)- 8104-4677 (77) -9191-0513 DORIVALDO JUNIOR DIRETOR-PRESIDENTE INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DA PEQUENA MINERAÇÃO kedrjunior@hotmail.com (77)- 8104-4677 (77) -9191-0513