SÍFILIS O que é a sífilis?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Advertisements

O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
Doenças sexualmente transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Informações Gerais, Acompanhamento Seção Estadual das DST/Aids
Sífilis Comp: Elica Barreto Eliene Oliveira Gilciene Pereira
Seção Estadual das DST/Aids
Sífilis.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
Doenças Sexualmente Transmissíveis -. Doenças Sexualmente Transmissíveis São doenças contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra, através.
Professora: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Doenças causadas por Protozoários (Protozooses). 1)Doenças causadas por Sarcodíneos – Amebóides 1.a) Amebíase ou disenteria amebiana Agente etiológico.
Filosofia e Sociologia. Idade: não deixar para engravidar tarde; Doenças sexualmente transmissíveis: prevenir e tratar rapidamente; Peso:
Câncer Ósseo Equipe: Emanuela Freire Gomes Emanuel de Veras Santos
Sífilis na gestação Syphilis in pregnancy Ginecologia e Obstetrícia – HULW -UFPB MR3 Bruna de Abrantes Barreto Arnaud.
SÍFILIS Seção Estadual das DST/Aids Enfª Tatiana Heidi Setembro/ 2014 Informações Gerais, Acompanhamento eControle.
Características Gerais Enfermidade sistêmica, exclusiva do ser humano, conhecida desde o século XV. Agente etiológico: Treponema pallidum. Modo de Transmissão.
Doenças Bacterianas.
Coordenação: Dr. Diogo Botelho de Sousa Neas Pedroso
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Métodos Hormonais.
Bactérias e Doenças Associadas
Infecções materno-fetais
História Natural da Doença
Diagnóstico laboratorial da Sífilis
Treponema pallidum.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
DST’s - Sífilis Ana Vitória Carvalho
INDICADORES DE SAÚDE.
ESTUDO GLOBAL DE SEPSE MATERNA
INFECÇÕES CONGÊNITAS e PERINATAIS
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
Diabetes ALUNOS: Juliana Nataly Daniel Ribeiro
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
PROFESSORA LUCIANA VARGAS ENDLER
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
UGUIARLEM RIBEIRO DURÃES TERAPEUTA OCUPACIONAL. HANSENÍASE A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo Mycobacterium leprae; Ele foi descoberto em 1873.
SÍFILIS – O que é, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção  É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser.
Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs)
Bactérias.
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
Pesquisa de Sífilis Congênita no momento do parto:
SÍFILIS CONGÊNITA Stephanie da Costa Oliveira
História Natural da Doença
Sífilis.
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Curso de Sexologia Estimulando a criatividade sobre o sexo ! 1.
Docente: Lorena Franco. Quais imagens temos do HIV? O que o HIV e a aids significam para você, hoje? Como seria sua vida se você fosse portador desse.
Coordenação: Dr. Diogo Botelho de Sousa Neas Pedroso
Diabetes.
Saúde Humana.
Professora: Lilia Correia Aluno(a):GISELLE PEREIRA DE SOUSA RAQUEL WELLIA.
SÍFILIS CONGÊNITA LIANA DE MEDEIROS MACHADO R3 UTI PEDIÁTRICA
Sífilis Ana Katarina Debora Sarmento Emilliany Bárbara Joseilson Vélez Maíra Gomes Maria Clara Paiva Disciplina: Imunologia Clínica (FA609) Profa. Dra.
Sexualidade.
Transcrição da apresentação:

SÍFILIS O que é a sífilis? A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada por um agente infeccioso chamado Treponema pallidum

SÍFILIS Quais são os sintomas dessa DST? A sífilis não tratada é uma doença crónica que evolui por períodos sintomáticos, alternando com intervalos longos sem sintomas. A evolução da sífilis pode ser dividida em quatro períodos distintos, a sífilis primária, a sífilis secundária, a sífilis latente e a sífilis terciária ou tardia. A sífilis congénita pode ser diagnosticada ao nascer ou apenas alguns anos mais tarde. Os sintomas mais característicos são alterações dos dentes incisivos, cegueira, surdez e lesões ósseas com deformação característica das tíbias (tíbias em sabre) e do dorso do nariz (nariz em sela).

SÍFILIS Quais são as complicações, consequências causadas por essa DST? Se não for tratada verifica-se o aparecimento de tumores na pele e nos ossos, problemas cardíacos e neurológicos, com convulsões, paralisia, alterações da marcha e do comportamento e demência.

SÍFILIS Quais são as formas de contágio? Qualquer forma de contacto sexual (oral, vaginal ou anal) pode transmitir a doença, pois o treponema pode atravessar as mucosas mesmo quando estão intactas. O treponema é também capaz de atravessar a pele que tem lesões, sendo esta outra forma de adquirir sífilis. A mulher grávida que sofre de sífilis pode transmitir a doença ao feto por via transplacentária (através da placenta), causando um quadro clínico que se chama sífilis congénita.

SÍFILIS Quais são as formas de tratamento? O tratamento da sífilis é fácil e eficaz. O medicamento utilizado é a penicilina sob a forma injectável em dose única. Nos doentes alérgicos à penicilina, estão indicados antibióticos alternativos, mas não são tão eficazes. O tratamento da sífilis tardia também é feito com penicilina, mas a sua duração é mais prolongada.

SÍFILIS É possível prevenir-se? Como? Como para as outras doenças de transmissão sexual a prevenção da sífilis tem por base a adopção de comportamentos sexuais seguros, privilegiando os relacionamentos estáveis e utilizando métodos de barreira, como o preservativo. A prevenção da sífilis congénita é feita realizando testes serológicos à grávida, para despiste da sífilis durante a gravidez, já que a doença depois de diagnosticada é fácil de tratar.