Relatório Profissional da Empregabilidade do Curso de Gestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
Advertisements

Questionário HPV a
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
Avaliação de Brindes Agosto /2001.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira 6/5/2003.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Pesquisa Estatística. Nível de Satisfação dos Alunos de ADM-
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
MARKETING CONTEMPORANEO
Estatística Aplicada (Aula 4)
AUTORES LILIAN FÁTIMA GAIA Especialista em Gestão de Negócios
ESPHC MASC ESPHC FEM ESVN FEM ESVN MASC.
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
ESTATÍSTICA.
avaliação econômica do Ensino médio profissional
ESTATÍSTICA.
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
FACULDADE DE ARQUITECTURA _ Arquitectura de Gestão Urbanística 2006/2007 Sistemas de Informação Geografia Ângela Reis_6350 Carolina Fontes_6348 Teresa.
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Departamento do Ensino Secundário
MEDIDAS DE VARIABILIDADE DADOS NÃO-AGRUPADOS
Estatística Médica na WEB um Manual para uso de estudantes, investigadores e profissionais de Saúde Armando Teixeira Pinto, Ana Ferreira, Gareth Parry.
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Relatório Profissional
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Modelagem Estatística
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
Perfil do público da Banda Denorex 80.
Análise Bidimensional
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Bem Vindos! Estudar Medicina na FMUL Dia do Candidato 29 Abril | 2011.
Seminário de Integração Profissional IV
Os biólogos e o emprego em Portugal
© Netsonda – Full service. Full research. // Documento confidencial, não pode ser difundido sem autorização escrita. Estudo Pagamentos // Junho 2014 Preparado.
Análise do processo de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão no curso de graduação em Administração na Modalidade a Distância Gabriela Gonçalves Silveira.
O que falta ao trabalhador brasileiro
16 de Novembro de 2004 FEUALG - ADIFE1 Inserção profissional dos licenciados da FEUALG de 1999 a 2003 Carlos Cândido; Luís Coelho; Rúben Peixinho e Renato.
Estatística Aplicada Aula 7
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
Prof. André Aparecido da Silva
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Caso Prático: Inquérito do ISGB. Caso Prático: Inquérito do ISGB QUESTIONÁRIO AOS DIPLOMADOS Este questionário tem por objectivo a caracterização.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Luís Faísca, Carla Vilhena & Helena Quintas Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino (OPQE) Universidade.
Escola D. Manuel I - Tavira Ano Letivo 2012 / 2013 Docentes : Vanda Delgado Sérgio Santos Discentes : António Pires, nº 5 Maria Pires, nº19 Mariana Afonso,
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Estrutura 1. Enquadramento………………………………………………………………………………..…… 3 2. Objectivos …………………………………………………………………………………………… Metodologia ………………………………………………………………………………………
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
NEC – ENSINO E PESQUISA SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO COM O CURSO E SUA RELAÇÃO COM A IMAGEM DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR TOMIO,
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Transcrição da apresentação:

Relatório Profissional da Empregabilidade do Curso de Gestão 4º Semestre – Âmbito da cadeira de Pesquisa de Marketing Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano Junho de 2011 Docente: Prof. Ana José Discentes: Ana Catarina Dias nº13793 Ana Rita Raposo nº13971 …………… Ana Isabel Matos nº13799 Luís Respício nº12755

Índice Introdução Qual a Amostra Caracterização dos Diplomados Caracterização Académica Comportamento do ingresso no mercado de trabalho Como se encontra a situação profissional dos Diplomados Qual a satisfação com o curso Conclusão Bibliografia

Introdução Este refere-se a um estudo sobre a Empregabilidade dos Diplomados de Gestão da ESTG – IPP, tem como objectivo, conhecer o percurso profissional dos diplomados de Gestão do IPP, assim, como a sua satisfação com o curso, com as competências adquiridas e a adequação do mesmo ao seu emprego. Tendo implícito o propósito de melhoria e desempenho dos planos de estudo e organizações futuras dos mesmos. Para além de actualizar a base de dados do IPP, este mostra interesse em manter o contacto com os seus diplomados.

Metodologia Inicialmente realizou-se um Design do Estudo, no qual se definiu o tipo de instrumento a utilizar para a recolha de dados. Este viria a ser aplicado através da realização de um questionário via telefónica a 272 diplomados. Após conclusão das entrevistas, introduziu-se os dados em SPSS de forma a analisá-los e a tirar algumas conclusões do mesmo. Neste estudo, realizou-se uma análise Univariável, uma análise Bivariável, Testes T, do Qui-quadrado e de Correlação. Por fim, realizou-se uma Análise Factorial e de Clusters, que serviu para explicar o comportamento e definir segmentos de mercado, respectivamente.

Amostra O cálculo amostral, para definir número de pessoas a inquirir de modo a que o estudo seja estatisticamente aceite, é calculado pela seguinte fórmula: Dimensão da população = 932 diplomados Intervalo de Confiança = 95% Margem de erro = 5% N =? (amostra)

Caracterização dos Diplomados Maioritariamente Sexo Feminino (56%) Com média de idades de 32 anos, sendo o mais novo 21 e o mais velho 55.

A maioria dos diplomados é oriunda do distrito de Portalegre; A mesma percentagem mantêm-se neste após conclusão. Observa-se também que após a conclusão do curso existe uma subida no distrito de Lisboa, de 3,45% para 10,34%

Caracterização Académica Conclui-se que 81,30% dos diplomados ingressaram no IPP através do curso nacional de acesso No gráfico da Qualidade de aluno, verifica-se que mais de 60% apenas tinham estatuto de Estudante

A maior parte dos diplomados não realizou Erasmus, verificando-se mesmo apenas 2% que o fizeram. A média ronda os 13 valores, em que a menor registada é de 10 e a maior de 16 valores.

Comportamento do ingresso no mercado de trabalho Comprova-se que 90% dos diplomados se encontram empregados. O tempo de espera mais evidenciado por estes, após a conclusão do curso, é de 0 (zero) meses com 59,4%, onde 19,2% encontrou emprego nos primeiros 3 meses, dando um total aproximado de 80%.

A forma de colocação predominante confirma-se que é através de auto-emprego (45,2%), seguindo-se da candidatura espontânea (16,16%). A maioria dos diplomados afirma que teve entre 1 a 2 empregos, porém apenas 1 emprego foi relacionado com a área de formação. Estas duas variáveis mostram uma dependência razoável, isto é, o número de empregos na área é afectado pelo número de empregos no total.

Como se encontra a situação profissional dos Diplomados A área da empresa onde os diplomados mais laboram é nos serviços gerais, com cerca de 40%. Dos diplomados que já se encontravam empregados antes da conclusão do curso, 63,54% mantiveram-se na mesma empresa e no mesmo cargo, no qual se verifica uma grande discrepância pois só 12,5% mudaram de emprego e/ou de cargo.

Analisando o vínculo laboral dos diplomados, este revela que 67,5% se encontram efectivos e 48% recebe mais de 1.000 euros. Concluí-se que se verifica uma dependência entre a variável “remuneração mensal líquida” e o “vínculo laboral”, contudo a sua associação linear é fraca positiva, ou seja, a remuneração é pouco afectada pelo vínculo laboral.

Abordados sobre a relação entre o seu emprego actual e a área de formação, 72% destes encontra-se satisfeito ou muito satisfeito, pois estão a exercer na área, denotando-se que apenas 11% dos diplomados não exerce funções relacionadas com a sua formação no IPP. Razões apontadas: Melhor salário; Actividade mais interessante.

Qual a satisfação com o curso Segmento A Segmento B Formação Teórica Conhecimentos Gerais Adequação ao mercado de trabalho Especialistas da área

A moda das variáveis relativas à questão da satisfação o curso, revela que maioritariamente os inquiridos estão muito satisfeitos, pois na escala de Likert de 1 a 7, o número mais repetido foi o 5. Conclui-se também a existência de dois segmentos na variável satisfação com o curso. Pode-se definir o segmento A como correspondente aos inquiridos que se encontram sobretudo satisfeitos com a formação académica, e privilegiam o conhecimento. O segmento B designa a concordância do curso voltado para o mercado de trabalho, em termos práticos, como a fonte de maior satisfação com o curso. São indivíduos que se formam academicamente com o fim de aplicar o aprendido na prática.

Satisfação com competências adquiridas Moda Relações Interpessoais 6 Liderança Criatividade 5 Trabalho em equipa Capacidade empreendedora Gestão de pessoas Gestão de projectos Capacidade de negociação Polivalência Capacidade crítica Resolução de Problemas Integração de conhecimentos Segmento A Relações Interpessoais Trabalho em Equipa

Os diplomados encontram-se muito satisfeitos com as competências que adquiriram ao longo do curso, pois apresenta-se uma moda bimodal, com os valores 5 e 6 na escala de Likert de 1 a 7. E a existência de apenas um segmento relativamente à satisfação das competências adquiridas, caracterizado pela satisfação exclusiva/maioritária de competências adquiridas relacionada com a interacção em grupo.

Conclusão Da análise de dados, as conclusões mais importantes para o IPP, passam por saber que os diplomados se encontram muito satisfeitos com o curso e com as competências que adquiriram ao longo do mesmo. E sobretudo, que o estabelecimento de ensino lhes transmitiu conhecimentos para que hoje consigam ter sucesso profissional. Conclui-se também a existência de dois segmentos na satisfação com o curso, em que um se sente especialmente satisfeito com as bases teóricas e o outro com a prática aplicada durante o curso. E a existência de apenas um segmento relativamente à satisfação das competências adquiridas. Este é composto pelas relações interpessoais e trabalho em equipa. Desta forma pode-se afirmar que estes são diplomados que gostam de cooperar e estabelecer relações.