Mestrado em Bolonha em Proteção e Segurança Radiológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Amaral Rodrigues APRENDIZAGEM EM INGLÊS. Introdução e Justificativa Este projeto tem por objetivo descrever e desenvolver uma ferramenta que auxilie.
Advertisements

ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
na Assembleia da República Comissão de Segurança Social e Trabalho
Plano de Projeto Imprimindo Vida
Universidade de Évora Colégio Luís António Verney
I SEMANA ACADÊMICA 16 a 20 de maio de 2017
O AEROSSOL ATMOSFÉRICO DENTRO DO LABORATÓRIO DO PELLETRON Arthur Ferraz Instituto de Física da Universidade de São Paulo – IFUSP Palavras-Chave: Aerossol.
Holean Francisco Rodrigues Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS [FOLHA DE ROSTO] PROJETO DE PESQUISA SOCIAL:
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Descrição de metadados mínimos para integração e preservação digital dos acervos científicos e culturais da Fundação Oswaldo Cruz: Um estudo de caso Aline.
Marcus Vinicius Hettwer
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Universidade Federal de Pelotas
Estágio IV.
Relatório de Autoavaliação Institucional
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
PROPOSTA ORÇAMENTO DO ESTADO 2010
RADIOATIVIDADE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
logo do seu curso. Ex: Enfermagem
Metodologia Científica
Alunos: Igor Teixeira Silva Jader Avelino Borba João Antônio
Seminário Nacional 4 de maio de 2015 Universidade de Lisboa
V MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Eduardo Manuel de Freitas Jorge
COLEÇÃO MEMÓRIA DE ENFERMAGEM (CME) E NUTRIÇÃO (CMN) UNIRIO
Estrutura da monografia segundo a norma ABNT
Presidente Área Legenda: Estrutura não orgânica Direção de Serviços
(alunos no início, orientador ao final)
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
“PLANEJAMENTO E PREVENÇÃO À EMERGÊNCIA E ACIDENTES INDUSTRIAIS”
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
DIREITO AMBIENTAL PROFA. Ma CAMILA ILÁRIO.
Mapa 1: Micro-região da AMESC
COMPOSTO BIOATIVO TIROSOL
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
TÍTULO DO TRABALHO, CAIXA ALTA, NEGRITO, ARIAL, 60 CENTRALIZADO
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
(alunos no início, orientador ao final)
Cartografia: ciência ou arte?
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
A importância da NR-32 no contexto da Administração Hospitalar
<espaço para figura> Opcional.
II Fórum Científico PROGRAMAÇÃO
Instituto Federal de São Paulo Câmpus XXXXX
Tópicos Especiais em TI 2
ANÁLISE INSTRUMENTAL 1 AIN 1
Alef Mafioletti Natan do Rosário
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Título do trabalho científico idêntico ao do resumo submetido
Titulo: Cidade da luz: Eletrificação do Rio de Janeiro Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)  Autores: Alessandro.
CML | Direção Municipal de Cultura
III SEMANA ACADÊMICA 22 a 25 de maio de 2019
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Ciências Naturais – 8.º ano
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Modelo para projetos iniciados em 2019
AHM E COOPERAÇÃO NA CPLP:
Museus estatutários e museus de unidades pertencentes à Universidade de São Paulo
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Bolonha em Proteção e Segurança Radiológica Património Científico da História da Radioatividade: breve levantamento sobre as medidas de proteção e de segurança adoptadas no legado histórico da família Curie Unidade Curricular Isolada: Fundamentos de Proteção e Segurança Radiológica   Professor: António Nazaré Falcão Aluna: Ana Catarina Teixeira da Silva n. 88127 14 de fevereiro de 2017 cteixeira@museus.ulisboa.pt

Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Objetivo: Aferir o estado em que se encontra o património que subsistiu e as medidas de proteção e de segurança radiológica que foram adotadas. Metodologia: Levantamento de fontes bibliográficas, iconográficas e outras referências; inquérito e questionário endereçados ao Musée Curie e à Biblioteca nacional de França (BnF). Pierre Curie (1859-1906) Âmbito: Património edificado (inc. Musée Curie), o acervo instrumental e documental. Marie Curie (1867-1934)

Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Edificado Aspeto exterior e interior do ‘hangar’ de descoberta do polónio e rádio. Antigo espaço da Faculdade de Medicina da Universidade de Paris, utilizado como sala de dissecação (na década de 1890).

Faculdade de Ciências da Universidade de Paris. Rua Cuvier. S/d. Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Edificado Faculdade de Ciências da Universidade de Paris. Rua Cuvier. S/d. Instituto do Rádio (Séc. XX)

Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Edificado Instituto do Rádio – Pavilhão Pasteur à direita e Pavilhão Curie à esquerda, 1914.

Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Demolido Demolido (anexo) Musealização Instituto do Rádio / Curie / Musée Curie

Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Instituto do Rádio/ Musée Curie 1981 Descontaminação do Instituto do Rádio Incluindo o Laboratório de Química da Marie Curie Apoio da Liga Francesa contra o Cancro Musealização do Laboratório de Química Abertura do Musée Curie em 1992 2010-12 Encerramento do Musée Curie Controlo radiológico e descontaminação dos solos Ao longo de 50 anos este edifício incluiu laboratórios com fontes e substâncias radioativas. Neste espaço de tempo, fontes, objetos e outros foram recolhidos pela ANDRA Atualmente Aguardam os resultados de um estudo mais preciso de avaliação da contaminação ainda existente para a remodelação total do edifício.

Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Coleção histórico-científica c. de 1000 Instrumentos Musée Curie 2003 Foram realizados vários controlos radiológicos sobre as coleções do museu. Os objetos mais radioativos ficaram a cargo da ANDRA. 2012 Reabertura do Museu. Os objetos expostos foram monitorizados e alguns descontaminados. Radiação no interior das vitrinas < a 0,5 µSv/h. Foi constituída uma reserva própria de acesso restrito para o acondicionamento destes objetos de acordo com a regulamentação de radiações ionizantes no trabalho. 2016 Foi realizado um controlo radiológico e triagem em alguns equipamentos. Próxima fase: realização de estudos sobre a possibilidade de descontaminação de objetos com vista à sua preservação. )“Após o ano de 2003, foram feitos vários controlos radiológicos sobre as coleções do museu, e nos objetos mais radioativos a fim de serem conservados, ficando estes a cargo da ANDRA

Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Acervo Documental da Família Curie e Instituto Curie 1967 Eve Curie-Labouisse (1904-2007) separa o arquivo dos seus pais e deposita uma parte de documentação pessoal e científica na BnF. 2007 Os herdeiros da família fazem a doação dos arquivos Joliet-Curie à BnF. Proteção dos documentos na BnF Medições de radioatividade efetuadas nos documentos pelo serviço de Radioproteção do Instituto de Física Nuclear de Orsay. Documentos contaminados com acesso interdito e encapsulados em películas de plástico.

Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Laboratório Arcueil anexo do Instituto do Rádio Laboratório sito na Comuna de Val-de Marne a 5km de Paris. Mandado construir por Marie Curie ainda nos anos de 1920. Operacional em 1933 até 1978, quando as instalações são abandonadas 5500 m2 de terreno e de 1500 m2 de área de cobertura do edifício. Inicialmente destinado ao tratamento de grandes quantidades de minerais para extração de radioelementos. Posterior utilização pelo IPN - L'Institut de Physique Nucléaire de la Faculté des Sciences de Paris et Orsay. 45 anos em funcionamento

Património Científico da História da Radioatividade: legado histórico da família Curie Laboratório Arcueil anexo do Instituto do Rádio Após o encerramento o laboratório foi alvo de várias descontaminações: - No ano de 1992, fontes, minerais ricos e soluções concentradas de rádio foram recolhidos pela CEA; - Entre 1992 e 2002 decorre um conjunto de intervenções da ANDRA: relatório técnico, caraterização do local e ações de mitigação de incêndios; - Em 2000 a ANDRA tria 4 toneladas de produtos químicos, sendo recolhidos exceto os contaminantes radiológicos que ficaram armazenados in situ; Em 2002, procede ainda à recolha de documentação contaminada; - Resta a última fase que inclui a remoção total do material contaminante, equipamentos, descontaminação do edifício e terreno exterior prevista a conclusão para 2018? 45 anos em funcionamento

Mestrado em Bolonha em Proteção e Segurança Radiológica Obrigada! Agracedimentos: ao Musée Curie e à Biblioteca Nacional de França (BnF) Fotos: Arquivo Histórico do Musée Curie; https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/themes/physics/curie/index.html; https://www.ecolemariecurie-lunel.fr/spip.php?page=imprimer&id_article=30;