AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Trigonometria Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)
Advertisements

Visão Global do Projecto
Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Tema: Exponencial e Logaritmo Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
9h30 - Boas Vindas Direcção Regional de Educação e Plano Tecnológico da Educação 9h40 – A Microsoft e Iniciativa Magalhães Visão e Contexto Desafios e.
A linguagem nos meios de Comunicação Social
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EM UM MESMO DIA.
PROJETO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TARSILA DO AMARAL VIDA E OBRA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO EDSON CANTARELLI PROFESSORA: MÔNICA MOTA MULTIPLICADORA: JACY PEREIRA.
A minha escola.
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO JOSÉ PANIAGO
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Atividades do Clube Europeu 2012/2013. Criação de um placard para publicitação de trabalhos, informação diversa no âmbito da U. E. na entrada da sala.
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Mobilização da Comunidade Escolar
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
HARMONIA DAS DIFERENÇAS
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
BARBACENA, A CIDADE DAS ROSAS... PERFUMANDO A ILHA DO AMOR.
SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Programa Comenius Bilateral
CELAFISCS Programa Agita São Paulo Prof. Ms. Luis Carlos de Oliveira
LOGO Progresso do Projecto
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
Jornal como Recurso Didático
Ensino Secundário Geral Ensino Secundário Superior
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Código estabelecimento
ÁREA PROJECTO.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Passeio ecológico e visita a exposição no Gasômetro
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Projeto Pixel Reunião com pais e alunos Projeto Pixel Março, 2014 Porto Alegre.
Artefacto 1 Cenário de aprendizagem. O cenário de aprendizagem será aplicado aos alunos do 1.º ano de colégio, que estudam o português como língua estrangeira.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS ENCONTRO REGIONAL FÁTIMA – 9 DE SETEMBRO 2013 PARTILHA DE PRÁTICAS Professora: Natércia Arqueiro

As palavras São como um cristal, as palavras. (…) Eugénio de Andrade

ETWINNING

«Écris-moi et découvrons ensemble…» Países/escolas: 3 Duração: 1 ano letivo Língua: francês Alunos: 7º E Disciplinas: Francês, Matemática e Clube Europeu Descrição/Aspetos relevantes: Troca de correspondência e de trabalhos em língua francesa com a escola francesa de Rouffach e a escola romena de Brasov. A realização do jogo – À Descoberta de Porto de Mós – para localizar e apresentar a vila, através do Google Earth, foi dos aspetos mais apreciados pelos alunos, que o consideraram bastante criativo e divertido. A aprendizagem das línguas estrangeiras a partir de situações reais e o uso das tecnologias de Informação/Comunicação tornaram as aulas mais interessantes e motivadoras.

“Qu´est-ce qu´il y a dans mon assiette? ” Países/escolas: 2 Duração: 1 ano letivo Língua: francês Alunos: 8º e 11ºanos do Clube Europeu Descrição/Aspetos relevantes: Apresentação dos pratos tradicionais portugueses e reflexão acerca dos hábitos alimentares, partindo dos dados apurados através dos inquéritos que os alunos elaboraram. - Abordagem inovadora em relação ao tema da alimentação. Reflexão a nível da Escola sobre os hábitos alimentares dos estudantes. - Colaboração entre o clube Europeu e várias turmas da escola, onde foram preenchidos os inquéritos.

« Viagem ao Coração do Chocolate » Países: 12 Duração: 1 ano letivo Línguas: francês/inglês Alunos: 9ºD Disciplinas: Área de Projeto, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Ciências Naturais, Educação Física, Artes, Educação Visual e Educa- ção Moral Religiosa e Católica. Descrição/Aspetos relevantes: http://journeytotheheartofchocolate.blogspot.pt/ Apresentação de uma nova e criativa visão da União Europeia atra- vés do recurso a um produto que está presente em todos os países e na vida diária dos alunos – o chocolate. Este projeto pretendeu iniciar uma “ Viagem ao Coração do Choco- late “ e descobrir os seus segredos e o seu lado doce/amargo. Ele dedicou-se aos aspetos culturais, afetivos, humanos, gastronó-micos, nutricionais, históricos, comerciais e outros deste produto. Realização de um projeto interdisciplinar e multidisciplinar que envolveu a maioria das disciplinas e que foi concretizado em conjunto com vários países da União Europeia. A colaboração com entusiasmo nas atividades das Jornadas Culturais da Escola, apresentando um "stand" à comunidade escolar, foi muito apreciado.

“Ma ville Européenne” Países/escolas: 73 escolas – 12 países Duração: 1 ano letivo Línguas: francês, inglês Alunos: 7º e 8ºanos do Clube Europeu Descrição/Aspetos relevantes: Apresentação do concelho de Porto de Mós, partindo de pesquisas, de visitas de estudo e de fotografias realizadas pelos alunos. Publicação de textos/fotos/apresentações em Powerpoint/ filmes em Movie Maker apresentando os elementos do Clube Europeu, a escola e o concelho. Este projeto possibilitou que o Clube Europeu , nos momentos livres dos alunos, muitas vezes à hora do almoço ou nos dias em que eles não tinham aulas, os ocupasse com atividades criativas e enriquecedoras. Destaca-se o uso das tecnologias de Informação/Comunicação e os momentos de convívio.

« Troca de Postais » Países/escolas: 19 escolas Duração: 1 mês (setembro) Línguas: francês, inglês e outras Alunos: 7º ano Disciplinas: : Língua Portuguesa Descrição/Aspetos relevantes: Comemoração do Dia Europeu das Línguas, Envio de postais, divulgando as regiões/países e uma mensagem previamente combinada escrita em inglês, francês e nas línguas oficiais dos países participantes. Participação numa exposição organizada, no átrio da Escola, sobre este tema. Os alunos gostaram muito desta atividade e à medida que os postais chegavam iam localizando as vilas/cidades no mapa europeu.

« What’s in a name? » Países: 11 países Duração: 1 ano letivo Línguas: inglês Alunos: 7ºano Disciplinas: Língua Portuguesa e Inglês Descrição/Aspetos relevantes: Exploração do tema relacionado com os nomes dos alunos. Os alunos efetuaram pesquisas sobre a ori-gem e o significado dos seus nomes, tendo apresentado os resultados à turma. Posteriormente, elaboraram textos em in-glês que colocaram na plataforma eTwinning. Foi interessante descobrir os nomes dos alu-nos dos outros países e verificar que muitos nomes utilizados têm a mesma origem. Possibilitou a realização de um trabalho desenvolvendo as competências linguísticas.

“Just before football feast” Países: 11 Duração: 2 meses Línguas: inglês Alunos: 8º e 9º anos do Clube Europeu Disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia e Inglês Descrição/Aspetos relevantes: Os alunos dedicaram-se a sugerir atividades, a pesquisar e a elaborar material diversificado, procurando divulgar a sua Escola/região/país e aspetos relacionados com o Euro 2012. Realizaram atividades criativas em conjunto com outros países: - invenção de uns amigos para juntar às mascotes originais; - criação de postais com imagens e mensagens; - escrita de frases sobre o futebol; realização de uma exposição; elaboração de inquéritos. A descoberta de outras informações/perspetivas e a vivência de forma saudável do EURO 2012, em conjunto com outras escolas europeias, permitiu que o futebol fosse valorizado como elemento de união e de divertimento.

ETWINNING

Mais duas palavras muito importantes … É urgente o amor “Devemos seguir três simples posturas: conservar a esperança, deixar se surpreender por Deus e viver na alegria”. Papa Francisco – julho 2013 - Brasil É urgente inventar alegria, multiplicar os beijos, as searas, é urgente descobrir rosas e rios e manhãs claras. Eugénio de Andrade Mais duas palavras muito importantes …