O Real, o virtual e o digital

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
O Ensino de Química a Distância
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pedagogia da pesquisa-ação
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Planejamento - Professor
Universidade Federal de Santa Catarina
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Generalidades sobre e-learning
Avaliação Educacional
CURRICULO +.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Comunidade de Aprendizagem
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Polyana Vieira Mota de Faria Professora:
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Por uma educação de qualidade
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno/Aprendente/Discente: Dalcilene Borges Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos VilarinhoJunho.
vídeo
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Transcrição da apresentação:

O Real, o virtual e o digital Os caminhos para a integração do ensino e da pesquisa com a biblioteca digital na UNICSUL Maria Isabel Santoro – Diretora Biblioteca UNICSUL Inês Confuorto – Assessora ProGrad - UNICSUL

Objetivos Demonstrar como a integração das áreas acadêmica e de informação pode transformar a sala de aula e a biblioteca - do real para o digital; Apresentar como o uso das TICs pode contribuir para uma nova reconfiguração de tempo e espaço no acesso e na construção do conhecimento; Apresentar o WebPlan e a compra automatizada de livros referente à bibliografia dos cursos - um dos processos desenvolvidos e implementados na UNICSUL - como resultado dessa integração.

AULA REAL DIGITAL Modelo transmissivo- reprodutivo; Professor como centro da aula; Aluno passivo e dependente; Recursos materiais resumidos a giz e lousa; Mesmo tempo e espaço para os agentes. Modelo colaborativo e participativo; Professor mediador do conhecimento; Aluno mais autônomo e crítico Ambientes virtuais de aprendizagem desafiadores; Tempo e espaço definidos pelos agentes.

BIBLIOTECA REAL DIGITAL Informação impressa estocada; 30/03/2017 BIBLIOTECA REAL DIGITAL Informação impressa estocada; Usuários presenciais e dependentes; Acesso local e com menor custo/ benefício Uso restrito à coleção (limite ao disponível); Espaço físico limitado. Informação digital em tempo real; Usuários remotos e autônomos; Acesso mais rápido e maior custo/ benefício; Uso irrestrito (acesso simultâneo); Espaço sem fronteiras.

Biblioteca Virtual Portarias e documentos oficiais 30/03/2017 Biblioteca Virtual Portarias e documentos oficiais Padrão UNICSUL de trabalhos acadêmicos Base de Dados Serviços automatizados WebPlan Produção Acadêmica: docente e discente TICs PROMOVENDO INTEGRAÇÃO

WebPlan PLANO DE ENSINO ementas objetivos conteúdos bibliografia estratégias Diretrizes Área do conhecimento Cognitivos – o saber Temas - Assuntos correlatos Habilidades – o fazer Atitudes – o ser

30/03/2017

WebPlan PLANO DE ENSINO CATÁLOGO ONLINE COMPRA AUTOMATIZADA ementas objetivos conteúdos bibliografia CATÁLOGO ONLINE COMPRA AUTOMATIZADA

PROCESSOS AUTOMATIZADOS 30/03/2017 PROCESSOS AUTOMATIZADOS

30/03/2017

30/03/2017

30/03/2017

30/03/2017

30/03/2017 Conclusão A integração das áreas acadêmica e de informação atua de forma positiva no processo de transformação da sala de aula e da biblioteca quando se faz uso das TICs; Resultados positivos são conquistados por meio de ações colaborativas entre equipes multidisciplinares; A soma de competências viabiliza a concretização de projetos com interesse geral, especialmente na área de Biblioteca Digital.