Ações de Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais da UNICAMP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Advertisements

GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
Avaliação do Plano Plurianual
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
1.
Auditoria do TCU nas IFES
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
PLANO DE GESTÃO.
Governo Eletrônico para Todos
Gestão e preservação de documentos digitais: a experiência da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Fórum de Gestão e Preservação de Documentos Digitais.
Fórum instrumentos de gestão - out/2007
Gestão de Documentos e a Preservação da Memória
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
E-ARQ Brasil: especificações técnicas e funcionais para sistemas confiáveis de gestão de documentos Fórum de documentos digitais Unicamp 21 de junho Campinas.
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
Unicamp 40 anos: no rastro da sua memória Silvia F. de M. Figueirôa ( Depto. de Geociências Aplicadas ao Ensino/IG Unicamp ) Neire do R. Martins ( Sistema.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
InterPARES INTERNATIONAL RESEARCH ON PERMANENT AUTHENTIC RECORDS IN ELECTRONIC SYSTEMS PESQUISA INTERNACIONAL SOBRE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS AUTÊNTICOS.
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Banco Central do Brasil
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Estratégia de Planejamento do Projeto
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Solução de Protocolo Único e Gestão de Documentos do Estado
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
2012 / Julho – Raul Costa Alves
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Centro de instrução Almirante Wandenkolk
Eficiência da UENF na Celebração de Convênios e Termos de Cooperação com a Sociedade Prof. Ronaldo Paranhos Diretor da Agência UENF de Inovação Data: 09.Maio.13.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
A participação do Brasil no Projeto InterPARES XV Congresso Brasileiro de Arquivologia II Seminário de Documentos Eletrônicos 4 de julho de 2008.
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
MAIO 2010.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Instrumentos de Gestão de Documentos
Transcrição da apresentação:

Ações de Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais da UNICAMP Fórum Permanente: Repositórios Confiáveis de Documentos Arquivísticos Digitais 11 de agosto de 2011

Iniciativas Identificação do problema (CCAD/SIARQ) Criação de GT para estudos de Documentos Eletrônicos - GDAE junto à Reitoria (2004/2007) Envolvimento da comunidade acadêmica Inclusão de linha em Planejamento Estratégico com projetos associados

Grupo de estudos de documentos eletrônicos (GDAE) Conclusão dos estudos: Documento arquivístico digital deve ser tratado dentro das mesmas perspectivas do documento convencional A gestão e a preservação de documentos arquivísticos digitais devem estar fundamentadas em: Políticas e normas corporativas de gestão de documentos (produção, tramitação, armazenamento..) Planos estratégicos de preservação (formatos, tempo..) Ambiente tecnológico específico (sistema e repositório)

Grupo de estudos de documentos eletrônicos (GDAE) Cenário Unicamp 1. Legislação que dá suporte a gestão de seus documentos arquivísticos: Deliberação CONSU A-39/89 e A-8/95 – Criou o Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ/UNICAMP) Atos Normativos e de Orientação do SIARQ/UNICAMP) Atos do SBU/Unicamp (dissertações, teses, artigos/UNICAMP) 2. Acervo documental inclui tratamento a documentos de qualquer suporte, inclusive digital (Art.da Deliberação CONSU A-8/1995)

Grupo de estudos de documentos eletrônicos (GDAE) Cenário Unicamp 3. Estrutura organizacional (SIARQ; SBU; CCUEC, CONTIC, CTIC) 4. Sistemas de gestão de documentos em funcionamento (Protocolo, Pesquisarqh, Biblioteca Digital, Base Acervus....) 5. Existência de numerosos sistemas de informação (banco de dados e objetos digitais)

Grupo de estudos de documentos eletrônicos (GDAE) Cenário Unicamp Necessidade de revisão e integração de políticas e normas: Dos arquivos Das bibliotecas Da informática

Grupo de estudos de documentos eletrônicos (GDAE) Propostas: Criação de um Programa para Gestão de Documentos no Planejamento Estratégico da Unicamp; Formulação de política e instruções de gestão e preservação arquivística de documentos; Grupo Técnico Assessor (Comissão de Documentos Digitais); Infra-estrutura para a gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais;

Grupo de estudos de documentos eletrônicos (GDAE) Propostas: Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos; Programa de Disseminação, Sensibilização e Capacitação; Linha de Pesquisa na Unicamp; Intercâmbio.

Comissão de Gestão e de Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais da Unicamp Criada pela Resolução GR nº 45/2007 Nomeada através das Portarias GR nº 22/2008 e GR nº 110/2010

Comissão de Documentos Digitais (CDD) Composição: Historiador da Comissão Central de Avaliação de Documentos Arquivo Central do Sistema de Arquivos Pró-Reitorias Sistema de Bibliotecas Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação Centro de Computação Comissão Assessora para Assuntos Assistências da Área da Saúde Centros de Documentação Área de Ensino e Pesquisa em Computação Procuradoria Geral Rede de Protocolos e Arquivos Setoriais

Comissão de Documentos Digitais (CDD) Objetivos Acompanhar a implementação das propostas de políticas e de ações para a gestão e a preservação de documentos arquivísticos digitais produzidos e/ou recebidos pela Unicamp, elaboradas pelo Grupo de Documentos Eletrônicos (GDAE), de modo a assegurar a preservação das informações arquivísticas, considerando os requisitos de autenticidade, confiabilidade e acessibilidade por longo prazo de guarda, exigidos para fins legais e informativos.

Comissão de Documentos Digitais (CDD) Competências Estabelecer políticas, diretrizes e procedimentos para a gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais as quais se efetivarão por meio dos competentes instrumentos legais: - Assegurar - Subsidiar - Recomendar - Promover - Acompanhar - Apreciar relatórios - Aprovar Submeter

Comissão de Documentos Digitais (CDD) Estrutura Comitê Executivo - responsável por fazer cumprir as orientações, diretrizes e ações estabelecidas pela Comissão. Grupos de Trabalho - Normas para gestão e preservação de documentos digitais - Repositório para Documentos Arquivísticos Digitais - Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD)

Comissão de Documentos Digitais (CDD) Premissas Documentos arquivísticos digitais tais como os documentos arquivísticos convencionais são criados e/ou armazenados em decorrência do cumprimento das atividades da Universidade, sejam elas administrativas, acadêmicas, de pesquisa ou de extensão e devem ser tratados a partir de um sistema de gestão arquivística, juntamente com os metadados que descrevem seu conteúdo, estrutura e contexto, para que sejam mantidos confiáveis e autênticos ao longo do tempo. Documentos arquivísticos digitais precisam ser gerenciados para estarem disponíveis pelo tempo necessário, com segurança e planos de contingência contra eventuais perdas e danos. Eles devem ser acessíveis de acordo com a legislação vigente sobre arquivos, liberdade de informação e privacidade.

Projetos em andamento no âmbito da CDD Normas para gestão e preservação de documentos digitais Resultados: Publicação da Resolução GR nº 17-2011, de 29 de junho de 2011, que estabelece diretrizes e define procedimentos para a gestão, a preservação e o acesso contínuo aos documentos arquivísticos digitais da Unicamp.

Projetos em andamento no âmbito da CDD Normas para gestão e preservação de documentos digitais Ações em andamento: Elaboração de minutas de instruções (Formatos, Metadados etc) Desenvolvimento de Projeto para Organização de Documentos Arquivísticos Digitais, a fim de orientar o arquivamento em ambiente de produção; Elaboração de Plano de Preservação Digital para o Sistema de Arquivos da Unicamp

Projetos em andamento no âmbito da CDD Repositório para Documentos Arquivísticos Digitais Resultados: Estudos de conceitos, soluções e padrões de repositório arquivístico digital (2009 a 2010); Criação do GT Storage pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), para discutir e definir a infraestrutura física e lógica necessária para o armazenamento do volume de documentos digitais produzido pela universidade (2010); Levantamento do volume de documentos arquivísticos digitais produzidos pelas unidades e órgãos da Unicamp (2010).

Projetos em andamento no âmbito da CDD Repositório para Documentos Arquivísticos Digitais Ações em andamento: Implementação de módulo de repositório digital em Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) - em teste; Desenvolvimento do Projeto de Repositório de Documentos Arquivísticos Digitais.

Projetos em andamento no âmbito da CDD Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) Resultados: Contratação de empresa terceirizada para desenvolvimento do SIGAD; Integração das equipes de Informática do Arquivo Central/SIARQ, da Diretoria Geral da Administração e do Centro de Computação e capacitação para desenvolvimento do sistema com uso de metodologias ágeis; 198 requisitos do sistema especificados, dos quais 40% foram detalhados; 16% dos requisitos implementados e em fase de teste

Projetos em andamento no âmbito da CDD Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) Ações em andamento: Instalação do SIGAD em ambiente de homologação para testes dos requisitos implementados pela empresa contrada; Adequações de requisitos já implementados pela equipe do Arquivo Central/SIARQ; Desenvolvimento dos demais requisitos.

Projetos em andamento no âmbito da CDD Projeto de Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas Eletrônicos (InterPARES 3) Objetivo: Capacitar programas e organizações arquivísticas públicas ou privadas de pequeno e médio porte, responsáveis por documentos digitais que sejam resultados de ações de governo, pesquisa, arte, entretenimento, atividades sociais ou comunitárias, na preservação de longo prazo de seus documentos, mantendo sua autenticidade, de forma que satisfaça às necessidades das organizações e da sociedade com relação ao registro adequado do passado.

Projetos em andamento no âmbito da CDD Projeto de Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas Eletrônicos (InterPARES 3) Integração da Unicamp no projeto: Em 2007, a partir de convênio firmado com o Arquivo Nacional. Formação de 6 grupos de trabalho, orientados pelo Arquivo Central/SIARQ e equipe do Arquivo Nacional, para desenvolvimento dos estudos: Registro fotográfico digital, da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ASCOM); Registro audiovisual digital: Filme para TV, da Rádio e Televisão Unicamp (RTV);

Projetos em andamento no âmbito da CDD Projeto de Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas Eletrônicos (InterPARES 3) Tese e dissertação digital, do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU); Boletim de notas e freqüências de alunos de graduação, da DiretoriaAcadêmica (DAC); Projeto de arquitetura e de engenharia, da Prefeitura do Campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz” Demonstrativo de pagamento de pessoal, da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH)

Projetos em andamento no âmbito da CDD Projeto de Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas Eletrônicos (InterPARES 3) Resultados: Capacitação dos envolvidos pela equipe Arquivo Nacional, através de reuniões na própria universidade e em discussões em plenárias nacionais; Realização de mais de 40 reuniões técnicas nos locais de trabalho dos grupos e no Arquivo Central do Sistema de Arquivos/UNICAMP, para desenvovimento dos estudos;

Projetos em andamento no âmbito da CDD Projeto de Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas Eletrônicos (InterPARES 3) Resultados: Diagnóstico de que os documentos digitais estudados são potencialmente arquivísticos, pois são produzidos em cumprimento de competências legais da universidade, porém, são destituídos de alguns elementos diplomáticos, arquivísticos e de preservação que lhes confiram confiabilidade e autenticidade em ambiente digital; Elaboração de 5 planos com ações para solução dos problemas levantados, que se encontram em desenvolvimento; Divulgação dos projetos desenvolvidos no âmbito da Unicamp em 6 eventos abertos ao público, sendo 1 internacional.

Projetos em andamento no âmbito da CDD Projeto de Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas Eletrônicos (InterPARES 3) Ações em andamento: Desenvolvimento, pelas unidades e órgãos envolvidos, das ações previstas nos planos elaborados, que prevêem: - revisão de procedimentos de gestão e de preservação; - explicitação de relação orgânica dos documentos; - definição de requisitos de autencidade e confiabilidade. Elaboração de Relatório Final dos estudos de caso da Unicamp, para encaminhamento aos orientadores do Arquivo Nacional.

Ações de disseminação Organização dos eventos: Fórum Permanente Preservação de documentos arquivísticos digitais autênticos: Projeto InterPARES (25 de novembro de 2008) Fórum Permanente Documentos Arquivísticos Digitais: Autenticidade e Certificação (10 de setembro de 2009)

Obrigado!